Nome do Projeto
Uso jornalístico de fontes de informação do ciberespaço
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/01/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto tem como proposta identificar fontes de informação que podem ser acessadas no ciberespaço e sistematizá-las de acordo com o referencial teórico metodológico do Jornalismo. Com isso, busca-se suscitar o debate sobre o uso de fontes pelo jornalismo e os cuidados necessários no acesso e na divulgação dessas fontes. Também busca-se incentivar que os alunos de jornalismo saibam identificar possíveis fontes acessíveis na internet trabalhando com esse material na produção de suas pautas. Essa proposta dá continuidade ao trabalho desenvolvido no Projeto de Ensino Checagem de imagens que circulam no ciberespaço, implementado em 2020. Entretanto, no presente projeto, além de imagens, se trabalha com outros tipos de fontes, ampliando as possibilidades dos procedimentos que podem ser adotados no processo de checagem das informações. Com isso, investe-se no trabalho com fontes de: Mídias Sociais (Perfil Oficial, Perfil Institucional, Perfil Pessoal, Perfil de Celebridade, Perfil de Pessoa Pública e Métricas das Mídias Sociais), Websites (Site Oficial, Site Institucional, Site Banco de Dados Públicos, Site de Coleta e Armazenamento de Dados, Site da Deep Web) e Aplicativos (Aplicativos de Conteúdo Colaborativo, Fontes de Aplicativos de Trocas de Mensagens e Aplicativos de GPS). Nesse projeto, propõe-se o levantamento de diferentes fontes que podem ser acessadas no ciberespaço, bem como a organização desse material e dos links de acesso em um Guia de Fontes para o Jornalismo, que poderá ser utilizada por alunos de diferentes semestre do curso. Também se propõe a realização de cursos de curta duração, apresentando aos alunos os caminhos para o acesso às fontes e os cuidados técnicos e éticos necessários na divulgação da informação.
Objetivo Geral
Mapear fontes de informação do ciberespaço que podem ser usadas na prática jornalística e sistematizá-las em um Guia de Fontes do Ciberespaço para o Jornalismo.
Justificativa
Ao estudar as fontes no jornalismo, remete-se à perspectiva do jornalismo como uma forma social de conhecimento, que trabalha com a apropriação social do homem sobre a realidade. O jornalista busca nas fontes os elementos necessários para se apropriar dos fatos narrados, considerando que esses fatos são situados em um determinado contexto e trabalhados a partir de técnicas jornalísticas. Quando a fonte disponibiliza uma informação por meio do ciberespaço, pode-se considerar que ela não está direcionando a informação apenas a jornalistas e, mesmo que a publicação no ciberespaço tenha a intencionalidade de agendar os veículos de comunicação, ela também poderá ser acessada por leigos. Cabe ao jornalista saber identificar essas possíveis fontes que podem contribuir para a checagem de uma informação ou para a indicação de pautas, bem como o acesso às informações no ciberespaço. Assim, com esse projeto, investe na qualificação dos estudantes de jornalismo, ampliando as possibilidades do trabalho com fontes de informação no exercício da profissão.
Metodologia
1) Pesquisa de fontes de informação que podem ser consultadas no ciberespaço, identificando as possibilidades de acesso e os cuidados necessários na divulgação.
2) Sistematizar as fontes identificadas com base em: Mídias Sociais (Perfil Oficial, Perfil Institucional, Perfil Pessoal, Perfil de Celebridade, Perfil de Pessoa Pública e Métricas das Mídias Sociais), Websites (Site Oficial, Site Institucional, Site Banco de Dados Públicos, Site de Coleta e Armazenamento de Dados, Site da Deep Web) e Aplicativos (Aplicativos de Conteúdo Colaborativo, Fontes de Aplicativos de Trocas de Mensagens e Aplicativos de GPS).
3) Elaborar um Guia com as fontes identificadas e os cuidados necessários no acesso e divulgação da informação. O guia será distribuído para os alunos do curso de Jornalismo e para jornalistas interessados no material.
4) Realizar cursos a distância de curta duração para os alunos de jornalismo e de outros cursos que tenham interesse pelo assunto, trabalhando a identificação de fontes do ciberespaço e o trabalho jornalístico com essas fontes.
2) Sistematizar as fontes identificadas com base em: Mídias Sociais (Perfil Oficial, Perfil Institucional, Perfil Pessoal, Perfil de Celebridade, Perfil de Pessoa Pública e Métricas das Mídias Sociais), Websites (Site Oficial, Site Institucional, Site Banco de Dados Públicos, Site de Coleta e Armazenamento de Dados, Site da Deep Web) e Aplicativos (Aplicativos de Conteúdo Colaborativo, Fontes de Aplicativos de Trocas de Mensagens e Aplicativos de GPS).
3) Elaborar um Guia com as fontes identificadas e os cuidados necessários no acesso e divulgação da informação. O guia será distribuído para os alunos do curso de Jornalismo e para jornalistas interessados no material.
4) Realizar cursos a distância de curta duração para os alunos de jornalismo e de outros cursos que tenham interesse pelo assunto, trabalhando a identificação de fontes do ciberespaço e o trabalho jornalístico com essas fontes.
Indicadores, Metas e Resultados
- Mapear fontes de informação acessadas no ciberespaço que podem ser utilizadas pelo jornalismo. Considerando fontes locais e nacionais, pretende-se chegar a um total de 50 fontes.
- Produção de um Guia com Fontes de informação do Ciberespaço para jornalistas, o Guia será distribuído a todos os alunos do curso.
- Oferta de cursos de curta duração de 15 horas sobre o uso jornalístico de fontes de informação do ciberespaço. Estima-se ofertar o curso para duas turmas, cada uma com 20 alunos.
- Produzir uma edição revisada do guia com a atualização das fontes apresentadas o guia e novas fontes,
na nova edição pretende-se chegar a um total de 80 fontes.
- Produção de um Guia com Fontes de informação do Ciberespaço para jornalistas, o Guia será distribuído a todos os alunos do curso.
- Oferta de cursos de curta duração de 15 horas sobre o uso jornalístico de fontes de informação do ciberespaço. Estima-se ofertar o curso para duas turmas, cada uma com 20 alunos.
- Produzir uma edição revisada do guia com a atualização das fontes apresentadas o guia e novas fontes,
na nova edição pretende-se chegar a um total de 80 fontes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA FREITAS KUHN | |||
ANTONIO AUGUSTO PINHEIRO BERNDT | |||
CAROLINE GARCIA QUINCOZES | |||
ENRIQUE CARVALHO BOHM | |||
FELIPE BOETTGE DOS SANTOS | |||
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO | |||
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES | |||
ISADORA MARIKO OGAWA | |||
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | |||
JULIA PINTO GONÇALVES | |||
KAIQUE CANGIRANA TROVAO | |||
MARIA EDUARDA MELO DA SILVA LOPES | |||
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | |||
RONALDO LUÍS FERREIRA DE SIQUEIRA | |||
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 4 | ||
VICTORIA TAVARES DA SILVA | |||
VITORIA GABRIELE ALVES DOS SANTOS |