Nome do Projeto
Manual de Obstetrícia – FAMED
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 01/01/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Manual de Obstetrícia – FAMED é uma iniciativa de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas egressos da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia (2018/2). Propõem-se a criação de um material de cunho acadêmico acerca dos principais tópicos referentes à obstetrícia. A idealização desta proposta dar-se-á a partir de temas abordados na disciplina de ginecologia e obstetrícia da UFPel. Tendo em vista esse cenário, espera-se que este manual oriente os acadêmicos e profissionais da área da saúde acerca do conhecimento da obstetrícia em seus estudos e práticas profissionais. Toda a proposta é orientada e revisada por médicos ginecologistas e obstetras, médicos fetais e endocrinologistas, os quais desempenham suas atividades sejam como docentes ou técnicos administrativos da UFPel. Nesse sentido, aos discentes/autores cabe a revisão da literatura científica sobre assuntos previamente estabelecidos.

Objetivo Geral

- Elaborar um Manual de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFPel para acadêmicos e profissionais da saúde.

Justificativa

Ao discutir a formação dos profissionais de Saúde e as novas diretrizes curriculares, é importante compreender as questões que estão em jogo. Ou seja, compreender qual a natureza das mudanças propostas, sua base conceitual e suas consequências para os que estão à frente das instituições universitárias. Nesse sentido, propiciar um ambiente de construção de documentos científicos no campo da obstetrícia por acadêmicos de medicina parece ir ao encontro do que se preconiza na formação de novos médicos, a prática da medicina baseada em evidências. A construção de conhecimentos alicerçada por um aprendizado ativo, como é a proposta do presente Manual de Obstetrícia da UFPel, é imprescindível para a tomada de decisões no âmbito profissional. No campo da Saúde, é indispensável que a produção de conhecimento, formação profissional e prestação de serviços sejam tomados como elementos indissociáveis de uma nova prática. Por isso, a execução deste projeto é relevante para a integração dos elementos associados à boas práticas de educação em saúde.

Metodologia

A elaboração do manual dar-se-á a partir da divisão de temas pertinentes à obstetrícia entre os acadêmicos e seus respectivos orientadores. A partir de reuniões serão direcionadas as próximas etapas da escrita do Manual até que este esteja adequado à editoração e publicação. Cabe ressaltar, que as imagens do livro serão autorais.

Indicadores, Metas e Resultados

O lançamento do Manual à comunidade acadêmica da UFPel, sobretudo, para os estudantes da área da saúde será uma possibilidade de construção de conhecimentos acerca da Obstetrícia alicerçado por revisão atualizada da literatura dos principais temas concernentes a essa área do conhecimento, por isso, a adesão a esse material de estudo possibilitará aos autores um parâmetro acerca da aceitação e utilização do manual nos estudos e práticas profissionais em diferentes contextos profissionais. Espera-se que o manual seja um guia prático e de consulta rápida de temas extensamente abordados em livros texto consolidados na área da obstetrícia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BROD MANTA2
BIANCA BRASIL ALMEIDA FERNANDES
BIANCA RODRIGUES SZCZESNY
BÁRBARA MIGLIORINI NUNES
CELENE MARIA LONGO DA SILVA2
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA
GLAUCIA ALVES DE CARVALHO
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA2
LARA FLORIO REAL LOYOLA2
LARISSA ANNE DE SOUZA
LAURA BENINI ALVES DOS SANTOS
LUCAS GOULART MARIN
MARCELLE TELESCA PATZLAFF
MARIANA MONTOUTO SETTEN
MATHEUS GIACOMELLI DA TRINDADE
OTÁVIO MARTINS CRUZ
RODRIGO FERREIRA GARCIA
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
TATIANE BILHALVA FOGACA4
VITÓRIA FERRARESE ROCHA

Página gerada em 18/04/2024 10:32:02 (consulta levou 0.187129s)