Nome do Projeto
Tópicos: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/01/2021 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino: Tópicos: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções, integra a disciplina de pós-graduação do Programa de pós-graduação em Sociologia (cursos Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo ampliar a discussão para além dos discentes do PPGS, buscando atrair alunos de graduação e demais interessados na temática e promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos propondo um diálogo sobre a desigualdade e seus indicadores, digamos, tradicionais, e refletir sobre outras possibilidades e métricas/avaliações/valorações e consequências das desigualdades na contemporaneidade. Os tópicos terão formato de seminários e acontecerão de modo remoto, integrando também as atividades do grupo de pesquisa GENS/UFPel, coordenado pela profa. Elaine da Silveira Leite.
Público-alvo: alunos da graduação e pós-graduação da UFPel, e demais interessados na temática externos a UFPel. 30 vagas. Carga horária: 20 horas.
Objetivo Geral
Este projeto de ensino tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados na temática a partir das discussões de textos, buscando oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.
Os objetivos específicos visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.
Os objetivos específicos visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.