Nome do Projeto
Tópicos: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/01/2021 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino: Tópicos: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções, integra a disciplina de pós-graduação do Programa de pós-graduação em Sociologia (cursos Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo ampliar a discussão para além dos discentes do PPGS, buscando atrair alunos de graduação e demais interessados na temática e promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos propondo um diálogo sobre a desigualdade e seus indicadores, digamos, tradicionais, e refletir sobre outras possibilidades e métricas/avaliações/valorações e consequências das desigualdades na contemporaneidade. Os tópicos terão formato de seminários e acontecerão de modo remoto, integrando também as atividades do grupo de pesquisa GENS/UFPel, coordenado pela profa. Elaine da Silveira Leite.
Público-alvo: alunos da graduação e pós-graduação da UFPel, e demais interessados na temática externos a UFPel. 30 vagas. Carga horária: 20 horas.
Objetivo Geral
Este projeto de ensino tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados na temática a partir das discussões de textos, buscando oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.
Os objetivos específicos visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.
Os objetivos específicos visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.
Justificativa
Este projeto de ensino, justifica-se pois têm como objetivo integrar a comunidade acadêmica e demais interessados na temática ao promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos a partir de discussões que visam analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.
Metodologia
Serão 08 encontros virtuais (formato de web conferência) consecutivos (de até 2hs), com o objetivo de promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados na temática, a partir das discussões de textos (previamente indicados), buscando oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.; bem como, visa contribuir para a relação ensino/aprendizagem e pesquisa dos estudantes, justificando a relevância da proposta como atividade de ensino do PPGS/UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultado, espera-se que seja construído um espaço de reflexão sobre as múltiplas facetas das desigualdades para além de seus indicadores e consequências “tradicionais”, possibilitando a troca de conhecimentos entre estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática. Como encerramento, será feita uma avaliação conjunta da proposta para a realização de um balanço dos pontos positivos e negativos da presente proposta.
Vale ressaltar que o projeto de ensino integra a disciplina optativa - Tópicos IV: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções (0569119) – (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine Leite. Segunda-feira. 19hs. Início: 05/04/2021. elaborada para o calendário do primeiro semestre de 2021 do PPGSociologia/UFPel.
Para inscrição enviar e-mail para esleite20@gmail.com – de 22 a 26 de março de 2021.
Os encontros terão início em 05 de abril de 2021 e finalizam em 24 de maio de 2021.
Cronograma – * Poderá ocorrer alguns ajustes nos conteúdos, pois há a possibilidade de 02 convites (a confirmar) de 02 professoras/pesquisadoras especialistas para participar de 02 das sessões temáticas propostas.
E-aula 01 – Apresentação – 05 de abril
E-aula 02 – Indicadores das desigualdades – 12 de abril
THÉVENOT, Laurent. 1995. “Cifras que falam: medida estatística e juízo comum”. In: J. L. Besson, A ilusão das estatísticas. São Paulo: Unesp. pp. 149-161.
CAMARGO, A. P. R. Regimes de quantificação e governo da população: uma análise genealógica. In: XIX Congresso Brasileiro de Sociologia. UFSC: Florianópolis, Santa Catarina, 2019.
Apoio:
MOTTA, Eugenia. Resistência aos números: a favela como realidade (in) quantificável. Mana, n. 25, p. 72-94, 2019.
E-aula 03 – Riqueza e concentração de renda – 19 de abril
SOUZA, P. H. G.; MEDEIROS, M. “The Concentration of Income at the Top in Brazil, 2006-2014”. Working Paper, n. 163. Brasília: Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), 2017.
Participação de Pesquisadora Convidada.
E-aula 04 - Estratificação social: família, infância, raça e etnia – 26 de abril
Oliver, M.L; Shapiro, T.M. “Black Wealth / White Wealth: A New Perspective on Racial Inequality”. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
LAREAU, Annette. Unequal Childhoods: Class, Race, and Family Life. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
Documentário – BRIC – a nova classe média
E-aula 05 – Gênero e dinheiro – 03 de maio
HOCHSCHILD, Arlie Russell. The Time Bind: When Work Becomes Home and Home Becomes Work. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
ALMELING, Rene. Paid to Donate egg donoRs, sperm donoRs, and gendered expeRiences of bodily commodification. In: Bandelj, Nina, Frederick F. Wherry, and Viviana A. Zelizer. Money Talks: Explaining How Money Really Works. Princeton: Princeton University Press, 2017.
Apoio:
O fim do amor? As “relações negativas” e o medo do contato real com o outro.
E-aula 06 – Tecnologias, emoções e felicidade – 10 de maio
Philippe Steiner. Economy as Matching Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 18 - Nº 43 - Set./Dez. de 2019.
CABANAS, Díaz, Edgar; ILLOUZ, Eva. HAPPYCRACIA. Cómo la ciencia y la industria de la felicidad controlan nuestras vidas. Barcelona: Paidós, 2019.
Participação de Pesquisadora Convidada.
Apoio:
“A indústria da felicidade se alimenta da insatisfação constante”. Entrevista com Edgar Cabanas
E-aula 07 – Estado, Religião e Neoliberalismo – 17 de maio
FRASER, N. (2018b). Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Tradução de Paulo S. C. Neves. Política & Sociedade: Revista de Sociologia Política, 17 (40), pp.43-64.
REINHARDT, Bruno. OIKONOMIA PENTECOSTAL, reflexões teológico-econômicas sobre religião e neoliberalismo. Revista brasileira de Ciências Sociais [online], vol.36, n.105, 2021.
SPYER, J. Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020.
E-aula 08 – O que gera valor? – 24 de maio
François Vatin – Métricas.
MAZZUCATO, Mariana. O valor de tudo. Fazer e tirar na economia global. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2019.
Vale ressaltar que o projeto de ensino integra a disciplina optativa - Tópicos IV: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções (0569119) – (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine Leite. Segunda-feira. 19hs. Início: 05/04/2021. elaborada para o calendário do primeiro semestre de 2021 do PPGSociologia/UFPel.
Para inscrição enviar e-mail para esleite20@gmail.com – de 22 a 26 de março de 2021.
Os encontros terão início em 05 de abril de 2021 e finalizam em 24 de maio de 2021.
Cronograma – * Poderá ocorrer alguns ajustes nos conteúdos, pois há a possibilidade de 02 convites (a confirmar) de 02 professoras/pesquisadoras especialistas para participar de 02 das sessões temáticas propostas.
E-aula 01 – Apresentação – 05 de abril
E-aula 02 – Indicadores das desigualdades – 12 de abril
THÉVENOT, Laurent. 1995. “Cifras que falam: medida estatística e juízo comum”. In: J. L. Besson, A ilusão das estatísticas. São Paulo: Unesp. pp. 149-161.
CAMARGO, A. P. R. Regimes de quantificação e governo da população: uma análise genealógica. In: XIX Congresso Brasileiro de Sociologia. UFSC: Florianópolis, Santa Catarina, 2019.
Apoio:
MOTTA, Eugenia. Resistência aos números: a favela como realidade (in) quantificável. Mana, n. 25, p. 72-94, 2019.
E-aula 03 – Riqueza e concentração de renda – 19 de abril
SOUZA, P. H. G.; MEDEIROS, M. “The Concentration of Income at the Top in Brazil, 2006-2014”. Working Paper, n. 163. Brasília: Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), 2017.
Participação de Pesquisadora Convidada.
E-aula 04 - Estratificação social: família, infância, raça e etnia – 26 de abril
Oliver, M.L; Shapiro, T.M. “Black Wealth / White Wealth: A New Perspective on Racial Inequality”. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
LAREAU, Annette. Unequal Childhoods: Class, Race, and Family Life. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
Documentário – BRIC – a nova classe média
E-aula 05 – Gênero e dinheiro – 03 de maio
HOCHSCHILD, Arlie Russell. The Time Bind: When Work Becomes Home and Home Becomes Work. In: Social Stratification: Class, Race, and Gender in Sociological Perspective, 3d ed. Edited by David B.Grusky. Stanford University: Westview Press, 2008.
ALMELING, Rene. Paid to Donate egg donoRs, sperm donoRs, and gendered expeRiences of bodily commodification. In: Bandelj, Nina, Frederick F. Wherry, and Viviana A. Zelizer. Money Talks: Explaining How Money Really Works. Princeton: Princeton University Press, 2017.
Apoio:
O fim do amor? As “relações negativas” e o medo do contato real com o outro.
E-aula 06 – Tecnologias, emoções e felicidade – 10 de maio
Philippe Steiner. Economy as Matching Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 18 - Nº 43 - Set./Dez. de 2019.
CABANAS, Díaz, Edgar; ILLOUZ, Eva. HAPPYCRACIA. Cómo la ciencia y la industria de la felicidad controlan nuestras vidas. Barcelona: Paidós, 2019.
Participação de Pesquisadora Convidada.
Apoio:
“A indústria da felicidade se alimenta da insatisfação constante”. Entrevista com Edgar Cabanas
E-aula 07 – Estado, Religião e Neoliberalismo – 17 de maio
FRASER, N. (2018b). Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Tradução de Paulo S. C. Neves. Política & Sociedade: Revista de Sociologia Política, 17 (40), pp.43-64.
REINHARDT, Bruno. OIKONOMIA PENTECOSTAL, reflexões teológico-econômicas sobre religião e neoliberalismo. Revista brasileira de Ciências Sociais [online], vol.36, n.105, 2021.
SPYER, J. Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020.
E-aula 08 – O que gera valor? – 24 de maio
François Vatin – Métricas.
MAZZUCATO, Mariana. O valor de tudo. Fazer e tirar na economia global. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2019.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNE PINTO BRANDALISE | |||
EDUARDA MARINA WIEDEMANN | |||
ELAINE DA SILVEIRA LEITE | 2 | ||
FLORIANEL VARGAS GONÇALVES | |||
LAURA SILVA COSTA | |||
LUANA COSTA BIDIGARAY | |||
Leon Mclouis Borges de Lucas | |||
MARA LIZETE DE SOUZA DUARTE | |||
NEWTON SOARES MOTA | |||
ROCHELE FARIAS DE MOURA | |||
SANDRO LUIS DUARTE MESQUITA | |||
SERGIO LUIS FEIJO CORREA | |||
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA |