Nome do Projeto
Identidade portuguesa e conexão de mundos: história e representação no mundo lusófono
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/01/2021 - 26/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Face à complexidade da sociedade colonial e pós-colonial e tendo por base o conceito de mestiçagens (Gruzinski), connected histories (Subrahmanyam) versus subaltern studies (Guha Spivak), intersectionality (Crenshaw), Identidades (Anderson; Barth) e Representação (Hall), o grupo propõe-se investigar e analisar temas que ajudem a problematizar o impacto das relações entre a Europa e a América Ibérica, da Expansão aos movimentos migratórios, sob o enfoque das relações culturais e políticas, em estudos do cotidiano, comportamento e sociedade. A pesquisa engloba questões que envolvem o mundo lusófono ibérico em suas diferentes representações, das decorrentes da Expansão ¿ como o missionarismo, as misericórdias, as agremiações e as sociedades beneficentes ¿ a estudos mais específicos sobre trajetórias que envolvem relações de poder e política, a partir dos movimentos migratórios e consulares. Propõe, a partir da participação em eventos e congressos o debate epistemológico em história.

Objetivo Geral

Promover o debate sobre a pesquisa em História, enfocando a interdisciplinaridade, metodologias e formas de trabalho no âmbito acadêmico;
Realizar o debate sobre história, identidades e lusofonias nas diferentes produções de pesquisa;
Analisar produções existentes no campo da história e historiografia do tema abordado;
Realizar eventos e ciclos de debates de modo a publicizar as produções do grupo e convidados, instigando a participação da comunidade acadêmica e em geral e discutir sobre as aproximações histórias e relações entre Brasil e Portugal;
Contribuir com a internacionalização dos programas de pós-graduação e produção em pesquisa da Universidade.

Justificativa

O grupo propõe a discussão e renovação da produção em pesquisa sobre o tema, no estudo da história da historiografia e de formas de análise de temas que abordam as relações internacionais e transnacionais.
O debate sobre questões de lusofonia é de extrema importância na área, desde o enfoque que envolve a imigração portuguesa para o Brasil até questões que ultrapassam a história, mas que envolvem questões culturais de formação das sociedades na América Latina.
O grupo propõe contribuir com a relação da pesquisa com a comunidade acadêmica e em geral sob o enfoque de identificar e apresentar as aproximações entre países de língua portuguesa.

Metodologia

Os encontros do grupo de presentem semanais, através da plataforma de webconferência da UFPel e demais tecnologias possíveis. Os encontros, de forma virtual, também objetivam incluir pesquisadores participantes do grupo de outros países, tais como Portugal e Espanha, incentivando a internacionalização da pesquisa, um dos objetivos da proposta.
Atuaremos e ações que propõem objetivamente: ciclos de debates; eventos; participação em seminários e congressos; publicação de livros e artigos em revistas qualificadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Internacionalizar a pesquisa na UFPel, sobretudo no âmbito da Pós graduação em História e áreas afins;
Promover o debate sobre o tema da lusofonia participando de congressos, eventos nacionais e internacionais;
Estudar as aproximações entre história, arte e cultura, evidentes na produção de pesquisa abordada pelo grupo, reforçando o conhecimento interdisciplinar e suas áreas de fronteira;
Ao final de cada primeiro ano, pretendemos publicizar a produção do grupo em um e-book.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER2
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO

Página gerada em 19/04/2024 20:47:29 (consulta levou 0.127134s)