Nome do Projeto
Liga Esportiva das Universidades Federais - RS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Objetivo geral: Organizar eventos esportivos direcionados às Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul. Justificativa: O projeto em questão se justifica como uma relevante iniciativa para a promoção de experiências esportivas no contexto universitário das universidades públicas do Rio Grande Sul, acarretando maior conexão e pertencimento dos envolvidos em relação às suas respectivas instituições de ensino. Metodologia: O planejamento e execução das atividades esportivas inclusas neste projeto serão protagonizadas em conjunto por alunos e servidores de diferentes instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Indicadores, metas e resultados esperados: Entre os principais resultados esperados deste projeto destaca-se: - A organização de competições esportivas universitárias, incluindo uma gama de modalidades e envolvendo alunos de diferentes universidades públicas do Rio Grande do Sul; - Estruturação de eventos competitivos, de cunho científico, paralelos às competições esportivas que serão idealizadas; - Formação contextualizada dos discentes, com experiências teórico-práticas direcionadas à organização de eventos esportivos, bem como ao trabalho com o esporte em sua totalidade; - Realização de trabalhos de iniciação científica e também pesquisas com dados originados do projeto.

Objetivo Geral

Organizar eventos esportivos direcionados às Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul.

Justificativa

O esporte e, especificamente o esporte universitário, deve ser entendido como um direito social, sendo dever do Estado fomentá-lo em suas diferentes manifestações (participação, educacional e rendimento). Neste contexto, o projeto em voga se justifica como uma relevante iniciativa, permitindo promover experiências esportivas conforme as realidades e demandas das universidades públicas do Rio Grande do Sul. Além disso, ressalta-se o potencial que este projeto possui de "reforçar" as relações de conexão e pertencimento dos envolvidos com suas respectivas instituições de ensino.

Metodologia

O planejamento e execução das atividades esportivas inclusas neste projeto serão protagonizadas em conjunto por alunos e servidores de diferentes instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul. As articulações necessárias para organização das ações ocorrerão em suma por meio de reuniões periodicamente estruturadas. Nesta fase inicial, estarão em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) neste projeto as seguintes universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Além disso, serão buscados apoios de instituições como, por exemplo, a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), de forma a viabilizar todas as ações de interesse.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os principais resultados esperados deste projeto destaca-se:

- A organização de competições esportivas universitárias, incluindo uma gama de modalidades e envolvendo alunos de diferentes universidades públicas do Rio Grande do Sul;

- Estruturação de eventos competitivos, de cunho científico, paralelos às competições esportivas que serão idealizadas;

- Formação contextualizada dos discentes, com experiências teórico-práticas direcionadas à organização de eventos esportivos, bem como ao trabalho com o esporte em sua totalidade;

- Realização de trabalhos de iniciação científica e também pesquisas com dados originados do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Claudio Roberto Escovar Paiva
EDUARDO MERINO6
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO6
Edison Luis Silva dos Santos
FELIPE GUSTAVO GRIEP BONOW
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA6
GUSTAVO DIAS FERREIRA6
INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA6
Luiz Fernando Cuozzo Lemos
MARCELO OLIVERA CAVALLI6
Mariane de Sá Britto Morales
MÁRCIO DE ALMEIDA MENDES6
RODOLFO NOVELLINO BENDA6
ROSE MERI SANTOS DA SILVA6
THAIS ELISABETH BALZAN
THAIS ELISABETH BALZAN
VINÍCIUS MARTINS FARIAS

Página gerada em 26/04/2024 09:26:53 (consulta levou 0.430651s)