Nome do Projeto
Estudos sobre Teoria e História da Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto de tem a premissa de promover e fomentar a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, através da proposição de atividades e práticas pedagógicas que contribuam para essa postura. Nessa perspectiva, o projeto busca fomentar a formação de um profissional crítico e criativo, comprometido com as diversas problemáticas que permeiam a área de formação do arquiteto e urbanista, com ênfase na área de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. As disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (THAUP) fazem parte da grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL, dentro de uma sequência de 6 disciplinas. As disciplinas tem como objetivo o estudo dos fundamentos da teoria e história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo contemporâneos e ao longo da história da humanidade. Essas disciplinas, de caráter teórico, apresentam uma produção significativa por parte dos docentes e acadêmicos do curso, o que se intensificou nas atividades remotas que se efetivaram nos últimos semestres. Assim, este projeto pretende incrementar e sistematizar os estudos acadêmicos docentes e discentes das disciplinas de THAUP , próprios das atividades de ensino e pesquisa, formando um banco de dados que poderá servir de apoio tanto para professores, como alunos e estudiosos do tema os quais pretende-se realizar divulgação, através de ações extensionistas vinculadas ao projeto.

Objetivo Geral

Promover a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
Promover o incremento do material didático-pedagógico das disciplinas de THAUP II e THAUP III;
Elaborar material audio-visual de apoio à disciplinas de THAUP;
Elaborar textos didáticos referentes aos conteúdos das disciplinas de THAUPII e THAUPIII;
Realizar pesquisa sobre temas afins as disciplinas de THAUPII e THAUPIII, em especial relacionadas ao Ecletismo Pelotense e suas manifestações;
Realizar a divulgação do material produzido nas disciplinas de THAUP II e III e nos projetos realizados em site a ser elaborado em ação associada ao projeto.

Justificativa

O material didático-pedagócio produzido e os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas nas disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (THAUP), demonstram o envolvimento e o comprometimento dos docentes e discentes na realização das atividades propostas.
A experiência pedagógica de desenvolver exercícios de teoria e história aplicada ao projeto tem contribuído para aprendizagens mais significativas, já que exercícios práticos são desenvolvidos simultaneamente ao conteúdo teórico da disciplina, com material de apoio e roteiros que contribuem para a compreensão das atividades realizadas. Nessa perspectiva, torna-se importante a sistematização, complementação e divulgação do material produzido como forma de incrementar os estudos realizados nas disciplinas. Busca-se com esse projeto a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com a elaboração e realização de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo aos alunos(as) envolvidos com as atividades.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica sobre as temáticas estudada nas disciplinas de THAUP II e THAUPIII, compartilhando com os alunos material atualizado sobre o tema. Organização e processamento do material coletado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e em site a ser desenvolvido em ação de extensão vinculada ao projeto. Contempla também a elaboração de roteiros de exercícios, material textual de apoio e atividades práticas sobre as temáticas pesquisadas. Proposição de divulgação do material produzido pelos alunos das disciplinas para a comunidade em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

Ampliar o repertório do(as) alunos(as) em relação ao conhecimento sobre as particularidades do campo de conhecimento de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo;
Investigar e experimentar a inserção de novas práticas pedagógicas em sala de aula, contribuindo para a motivação dos(as) alunos(as) e eventual monitor(a) para as disciplinas de THAUP II e III;
Produzir material de apoio às atividades teórico-práticas desenvolvidas em sala de aula;
Sistematizar e divulgar a produção das disciplinas de THAUP;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA SILVA RODRIGUES
CAMILLE STHEFANE SCHNICH
DANIELLE VILLELA DE LIMA
GUILHERME ZITZKE CARDOSO DA SILVA
ISABEL JAHNECKE DE FREITAS
MARIA LUÍZA AZAMBUJA PIRES
MARIANA LAIMER DA ROSA
ROSILAINE ANDRE ISOLDI
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO
WELLINGTON MULLER KRUCHADT

Página gerada em 20/04/2024 07:00:17 (consulta levou 0.136955s)