Nome do Projeto
				Estudos sobre Teoria e História da Arquitetura
				
								Ênfase
				Ensino
				
								Data inicial - Data final
				15/03/2021 - 15/03/2026
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Sociais Aplicadas				
				
				
								Resumo
				O presente projeto de tem a premissa de promover e fomentar a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, através da proposição de atividades e práticas pedagógicas que contribuam para essa postura. Nessa perspectiva, o projeto busca fomentar a formação de um profissional crítico e criativo, comprometido com as diversas problemáticas que permeiam a área de formação do arquiteto e urbanista, com ênfase na área de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.  
As disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (THAUP) fazem parte da grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL, dentro de uma sequência de 6 disciplinas. As disciplinas tem como objetivo o estudo dos fundamentos da teoria e história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo contemporâneos e ao longo da história da humanidade. Essas disciplinas, de caráter teórico, apresentam uma produção significativa por parte dos docentes e acadêmicos do curso, o que se intensificou nas atividades remotas que se efetivaram nos últimos semestres. Assim, este projeto pretende incrementar e sistematizar os estudos acadêmicos docentes e discentes das disciplinas de THAUP , próprios das atividades de ensino e pesquisa, formando um banco de dados que poderá servir de apoio tanto para professores, como alunos e estudiosos do tema os quais pretende-se realizar divulgação, através de ações extensionistas vinculadas ao projeto.
				
				
				
			Objetivo Geral
Promover a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
Promover o incremento do material didático-pedagógico das disciplinas de THAUP II e THAUP III;
Elaborar material audio-visual de apoio à disciplinas de THAUP;
Elaborar textos didáticos referentes aos conteúdos das disciplinas de THAUPII e THAUPIII;
Realizar pesquisa sobre temas afins as disciplinas de THAUPII e THAUPIII, em especial relacionadas ao Ecletismo Pelotense e suas manifestações;
Realizar a divulgação do material produzido nas disciplinas de THAUP II e III e nos projetos realizados em site a ser elaborado em ação associada ao projeto.
						Promover o incremento do material didático-pedagógico das disciplinas de THAUP II e THAUP III;
Elaborar material audio-visual de apoio à disciplinas de THAUP;
Elaborar textos didáticos referentes aos conteúdos das disciplinas de THAUPII e THAUPIII;
Realizar pesquisa sobre temas afins as disciplinas de THAUPII e THAUPIII, em especial relacionadas ao Ecletismo Pelotense e suas manifestações;
Realizar a divulgação do material produzido nas disciplinas de THAUP II e III e nos projetos realizados em site a ser elaborado em ação associada ao projeto.
Justificativa
O material didático-pedagócio produzido e os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas nas disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (THAUP), demonstram o envolvimento e o comprometimento dos docentes e discentes na realização das atividades propostas.
A experiência pedagógica de desenvolver exercícios de teoria e história aplicada ao projeto tem contribuído para aprendizagens mais significativas, já que exercícios práticos são desenvolvidos simultaneamente ao conteúdo teórico da disciplina, com material de apoio e roteiros que contribuem para a compreensão das atividades realizadas. Nessa perspectiva, torna-se importante a sistematização, complementação e divulgação do material produzido como forma de incrementar os estudos realizados nas disciplinas. Busca-se com esse projeto a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com a elaboração e realização de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo aos alunos(as) envolvidos com as atividades.
						A experiência pedagógica de desenvolver exercícios de teoria e história aplicada ao projeto tem contribuído para aprendizagens mais significativas, já que exercícios práticos são desenvolvidos simultaneamente ao conteúdo teórico da disciplina, com material de apoio e roteiros que contribuem para a compreensão das atividades realizadas. Nessa perspectiva, torna-se importante a sistematização, complementação e divulgação do material produzido como forma de incrementar os estudos realizados nas disciplinas. Busca-se com esse projeto a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com a elaboração e realização de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo aos alunos(as) envolvidos com as atividades.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica sobre as temáticas estudada nas disciplinas de THAUP II e THAUPIII, compartilhando com os alunos material atualizado sobre o tema. Organização e processamento do material coletado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e em site a ser desenvolvido em ação de extensão vinculada ao projeto. Contempla também a elaboração de roteiros de exercícios, material textual de apoio e atividades práticas sobre as temáticas pesquisadas. Proposição de divulgação do material produzido pelos alunos das disciplinas para a comunidade em geral.
						Indicadores, Metas e Resultados
Ampliar o repertório do(as) alunos(as) em relação ao conhecimento sobre as particularidades do campo de conhecimento de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo;
Investigar e experimentar a inserção de novas práticas pedagógicas em sala de aula, contribuindo para a motivação dos(as) alunos(as) e eventual monitor(a) para as disciplinas de THAUP II e III;
Produzir material de apoio às atividades teórico-práticas desenvolvidas em sala de aula;
Sistematizar e divulgar a produção das disciplinas de THAUP;
						Investigar e experimentar a inserção de novas práticas pedagógicas em sala de aula, contribuindo para a motivação dos(as) alunos(as) e eventual monitor(a) para as disciplinas de THAUP II e III;
Produzir material de apoio às atividades teórico-práticas desenvolvidas em sala de aula;
Sistematizar e divulgar a produção das disciplinas de THAUP;
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| BRUNA SILVA RODRIGUES | |||
| CAMILLE STHEFANE SCHNICH | |||
| DANIELLE VILLELA DE LIMA | |||
| GUILHERME ZITZKE CARDOSO DA SILVA | |||
| HELENA TELES CARDOSO | |||
| ISABEL JAHNECKE DE FREITAS | |||
| MARIA LUÍZA AZAMBUJA PIRES | |||
| MARIANA LAIMER DA ROSA | |||
| ROSILAINE ANDRÉ ISOLDI | 4 | ||
| TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO | |||
| WELLINGTON MULLER KRUCHADT |