Nome do Projeto
Estudos de Língua Portuguesa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 20/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de ensino trata dos usos da escrita na esfera acadêmica a fim de procurar contribuir para a melhoria do desempenho linguístico dos estudantes da UFPel. Para tanto, serão elaboradas ações e atividades voltadas para a análise e a discussão de práticas de linguagem no contexto universitário, como leitura e produção de textos, especialmente do gênero acadêmico, bem como trabalho com aspectos gramaticais da língua portuguesa (concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, instrumentos gramaticais de subordinação e de coordenação). As ações procurarão, portanto, aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes e minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa com o intuito de evitar a retenção de estudantes em seu percurso curricular, bem como previnir a evasão e o abandono do curso em que estejam matriculados.

Objetivo Geral

Levar os estudantes a refletir sobre o funcionamento da língua portuguesa, bem como a realizar a consequente prática linguística.

Objetivos específicos:
(a)Auxiliar no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita;
(b)Contribuir para a superação de equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesaa.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pelas necessidades demonstradas por muitos estudantes de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e escrita e com a reflexão mais aprofundada sobre a estrutura gramatical da língua portuguesa para a vivência acadêmica. Esse trabalho poderá contribuir para a diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão nos diferentes cursos da UFPel. Além disso, a ampliação do conhecimento de linguagem poderá ter impacto inclusive no campo profissional da vida dos alunos. Cabe destacar que, para que se aprimorem as habilidades linguísticas dos estudantes, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros a fim de que eles possam estabelecer contrastes entre os elementos linguísticos que tendem a aparecer em cada um, em especial os textos do gênero acadêmico, como resenha, fichamento, artigo.

Metodologia

O projeto será ofertado aos estudantes da UFPel em módulos de 60horas/aula. Cada módulo terá duração de 12 semanas. Semanalmente, os estudantes participarão de encontros de 4 horas/aula e farão 1 hora/aula de atividade dirigida (produção textual, atividades de fixação sobre algum aspecto gramatical da língua portuguesa). Cada turma contará, no máximo, com vinte participantes. O processo de seleção dos participantes do projeto será feito por intermédio de um edital que será publicado no "site" da UFPel. Os vinte primeiros inscritos serão matriculados. O ministrante terá uma lista dos alunos excedentes que poderão ser chamados, caso haja alguma desistência ao longo do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes demonstrem crescimento linguístico através da aplicação dos conhecimentos sobre produção textual e estrutura gramatical da língua nas ações e atividades propostas no projeto. Nas produções escritas, os alunos deverão demonstrar o emprego das estruturas linguísticas do gênero textual estudado, a presença de coesão e coerência, bem como o uso do registro escrito culto da língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI
ALYCE VIEGAS DA ROSA
Aguinaldo Soares Hammes
CAMILA MARTINS VELLAR
CARMEM SILVIA DUARTE PAGALDAY
CAROLINE FERNANDA COSTA SCHNEIDT
CÁSSIA MARTINS FERREIRA
DANI MARIN AMPARO RANGEL
EDUARDA HARTWIG CENTENO
EDUARDA RODRIGUEZ RIVERO
EDUARDO LOPES DUTRA
ELIANE NUNES FLORES
EMANUELI BIZARRO FURTADO
FABIANO OTERO VAZ
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA
FERNANDA DOLCI MENEGHESSO
FERNANDA SANTANA DOS SANTOS
FRANCIELI ELIZA DE OLIVEIRA
GABRIELA CHAVES MARRA
Gisela de Albuquerque Frattini
ISABELA PERES
JANAINA DE OLIVEIRA PEREIRA
JANARA INDAIA LOBO CARVALHO
JESSICA BELO MORALES
LAURA SKOLAUDE KELLING
LETICIA PEREIRA PAIXAO
LISIANE DE AGUIAR RODRIGUES
LUIS EDUARDO DOS SANTOS CELENTE
Letícia Quintana Lopes
MARIA EDUARDA PINTO
MARTA DA ROSA E SILVA
MARTHA REGINA OLIVEIRA COPELLO DA CRUZ
MAXIMIANA OLIVEIRA ARAUJO
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
Marcelo Barros de Borba
PATRÍCIA SCHNEID ALTENBURG
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO8
PIERRI ARAUJO PORCIUNCULA
Paulo Ricardo Luzzardi Wieth
RICARDO DE FREITAS MARQUES
ROBERTA LOCATELI RAMIREZ
ROBERTO CALDEIRA DO NASCIMENTO
ROSANGELA NUNES DE OLIVEIRA
ROSILENE OLIVEIRA SILVA
Rafael Pereira Sá Brito
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO
SHARA PEREIRA SODRE
SILVIA REGINA DOS SANTOS SILVA
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO
VIVIAN MAURER PARASTCHUK
WILLIAM ARAUJO MEDEIROS
YARKAN ANJEL
ZANI FURTADO DE BORBA

Página gerada em 23/04/2024 12:06:15 (consulta levou 0.194145s)