Nome do Projeto
Análises sobre o sintagma nominal do Português Brasileiro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 31/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto tratará do sintagma nominal do Português Brasileiro (doravante, PB), particularmente com respeito ao posicionamento dos modificadores, com o objetivo de identificar propriedades que sejam particulares ao PB, bem como aquelas que sejam ou não compartilhadas com outras línguas naturais. O contraste entre os dados do PB, do Inglês e do Italiano realizado com base em trabalhos de importantes pesquisadores, como Cinque (1990, 2010), Menuzzi (1992), Giorgi e Longobardi (1992), parece indicar interessantes padrões no comportamento dos adjetivos dentro do sintagma nominal. Empregando estratégias diferentes, as análises desses linguistas apresentam mecanismos formais capazes de explicitar as possíveis regras observadas pelos falantes para ordenar os adjetivos dentro do sintagma nominal. As restrições que tendem a operar sobre adjetivos do PB parecem ser razoavelmente mais fracas e em menor número do que aquelas que operam, por exemplo, sobre os adjetivos do inglês. Ainda que haja maior flexibilidade em PB do que em inglês, as restrições ou fortes preferências existem, e elas se assemelham a restrições identificadas em outras línguas naturais, especialmente outras línguas românicas, como o italiano. Determinadas categorias, como “cor”, “tamanho” e “avaliação”, estão dispostas na mesma ordem em italiano e em PB, uma ordem espelhada em relação àquela que aparece em inglês, conforme podemos observar nos exemplos abaixo. (1) (a)Línguas com a ordem “Adjetivo Nome”: Avaliação Tamanho Cor N Beautiful big red ball (b)Línguas com a ordem “Nome Adjetivo”: N Cor Tamanho Avaliação bola vermelha grande bonita Cinque (2010) Percebemos também que certos adjetivos expressam leituras diferentes de acordo com a posição que ocupam dentro do sintagma. O inglês (língua germânica) e o PB (língua românica) apresentam contrastes de sentido opostos, conforme ilustra o exemplo abaixo. (2)Mary interviewed every possible candidate (a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal) (b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível a ela entrevistar (leitura de relativa implícita) (3)Mary interviewed every candidate possible (a)*Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal) (b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível a ela entrevistar (leitura de relativa implícita) (4)Maria entrevistou todos os possíveis candidatos (a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal) (b)*Maria entrevistou todo candidato que foi possível entrevistar (leitura de relativa implícita) (5)Maria entrevistou todos os candidatos possíveis (a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal) (b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível entrevistar (leitura de relativa implícita) Cinque (2010) A posição pré-nominal do adjetivo “possível” em PB parece ter se especializado na leitura modal, enquanto a pós-nominal permite as duas leituras, a modal e a leitura de oração relativa implícita. No inglês, ocorre o contrário. A posição em que o adjetivo “possible” apresenta duas leituras é a pré-nominal. Neste projeto, pretendemos ampliar a discussão sobre a ordenação dos modificadores dentro do sintagma nominal, com base nos trabalhos indicados acima e em outros textos publicados sobre o assunto, a fim de contribuir para a formação dos alunos do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
- Estudar a organização da estrutura sintática do sintagma nominal do português brasileiro, a fim de contribuir para o conhecimento da gramática que regula o funcionamento dessa língua, com vistas a identificar propriedades que lhe sejam particulares, bem como aquelas que sejam compartilhadas com outras línguas naturais.

-Contribuir para a formação dos profissionais em Letras, que trabalham com textos - professores de língua, redatores e revisores do texto.

Objetivos específicos:
-Analisar, com base na Teoria Gerativista, como se organizam os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Identificar os mecanismos formais utilizados pelos falantes para ordenar os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Estudar os aspectos da estrutura sintática dos sintagmas nominais capazes de interferir na construção do sentido.

Justificativa

Este projeto justifica-se pelo fato de que a compreensão da estrutura subjacente que determina a ordenação dos elementos dentro do sintagma nominal contribui para a formação dos profissionais em Letras que trabalham com textos, como é o caso de professores de língua, redatores e revisores. São comuns, por exemplo, dificuldades na ordenação dos modificadores, como em "Polícia cerca prédio com índios" (Povos Indígenas no Brasil, 2013), "Deputado afirma que falou com bombeiro preso em gravação" (G1, 2012) ou "Em caso raro, bebê nasce com dente formado em Santa Maria" (G1, 2015). Embora sejam problemas de desempenho, esses exemplos demonstram que a colocação dos adjetivos em relação ao nome, dentro do sintagma nominal, interfere na gramaticalidade e na atribuição de sentidos às sentenças, por isso, é essencial ao futuro profissional do texto conhecer a estrutura subjacente a esse constituinte sintático. Além disso, é muito importante levar os estudantes de Letras a refletir sobre o conhecimento de linguagem internalizado pelos falantes de português desde tenra idade, que lhes permite produzir, por exemplo, sintagmas nominais jamais ouvidos ou ainda lhes habilita a distinguir combinações gramaticais de nomes e adjetivos de combinações agramaticais.

Metodologia

O projeto será ofertado aos estudantes do CLC em forma de cursos de 40 horas/aula. Cada edição do curso terá duração de 10 semanas. Semanalmente, os estudantes participarão de atividades que representarão 4 horas/aula. O processo de seleção dos participantes do projeto será feito por intermédio de um edital que será publicado no "site" da UFPel. Nos cursos, serão estudadas as referências teóricas já publicadas sobre a estrutura do sintagma nominal do português brasileiro e de outras línguas naturais, com o intuito de recolher informações e conhecimentos sobre a organização dos elementos que formam esse constituinte, bem como sobre a natureza sintática de tais elementos. Essas informações e conhecimentos darão suporte para publicações que ampliarão a discussão sobre o assunto, bem como procurarão verificar suas conexões com o ensino de língua e com o trabalho de produção e de revisão de textos. Abaixo, aparecem as referências de alguns textos que serão trabalhados nos cursos.

ALEXIADOU, A.; HAEGEMAN, L.; STAVROU, M. Modification relations inside the DP. In:___________.Noun Phrase in the Generative Perspective (Studies in Generative Grammar 71). Berlin: Mountoun de Gruyter, 2007. p. 283-354.

BRITO, A. M.; LOPES, R. The Structure of DPs. In: WETZELS, L; COSTA, J.; MENUZZI, S. (EDS). The handbook of Portuguese Linguistics, p.254-274, 1. ed. John Wiley &Sons, Inc., 2016.

CINQUE, G. On the Evidence for Partial N-Movement in the Romance DP. In: CINQUE, G; KOSTER, J; POLLOCK, J. Y.; RIZZI, L.; ZANUTTINI, R. Paths Towards Universal Grammar. Washington (D.C.): Georgetown University Press, 1994, p. 85-110.

_________The Syntax of Adjectives: a Comparative Study. Cambridge: MIT Press, 2010.

DEPUTADO afirma que falou com bombeiro preso em gravação. G1, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/deputado-afirma-que-falou-com-bombeiro-preso-em-gravacao.html. Acesso em: 30 nov. 2020.

EM caso raro, bebê nasce com dente formado em Santa Maria. G1, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/01/em-caso-raro-bebe-nasce-com-dente-formado-em-santa-maria.html. Acesso em: 30 nov. 2020.

GREGIS, R.A. Testes metalinguísticos para coleta de dados em pesquisas de aquisição de segunda língua. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, vol. 1, janeiro-junho, 2009, p. 41-17. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=525552620008. Acesso em 13 set. 2020.

KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.

MENUZZI, S. Sobre a Modificação Adjetival do Português: uma teoria da projeção dos adjetivos. 1992. 202f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – IEL, UNICAMP, Campinas, 1992.

MIOTO, C. Manual de Sintaxe. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2000.

MOREIRA, T. L. D. A sintaxe dos adjetivos atributivos. 2015. 214f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

POLÍCIA cerca prédio com índios no Rio. Povos indígenas no Brasil, 2013. Disponível em: https://www.indios.org.br/en/Not%C3%ADcias?id=120114. Acesso em: 30 nov. 2020.



Indicadores, Metas e Resultados

-Reflexão mais aprofundada sobre o funcionamento interno da língua, com base no modelo teórico do programa gerativista de investigação;
-Contribuição para a comunidade acadêmica da área de Letras, por meio de publicações no campo de estudo do projeto. A elucidação de aspectos relacionados à ordenação dos elementos dentro do sintagma nominal, bem como a proposição de novos questionamentos e compreensões sobre o sintagma nominal ensejarão a preparação de trabalhos e publicações na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGATHA CAMPOS ALBAINI DA SILVA
ANGELICA MACKEDANZ MARON
BIANCA SCHMITZ BERGMANN
CLARA BONFANTE DE BARROS
JAMILE DE SOUZA ESCALANTE
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES
JOANA DE ALMEIDA KÖNZGEN
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO
MARCOS ANTÔNIO SCHIAVON
MATEUS ROCHA CAMARGO
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO6
VITORIA DA SILVA DE FREITAS
YOHARA MAHARA DA SILVA DUTRA

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