Nome do Projeto
Análises sobre o sintagma nominal do Português Brasileiro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 31/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto tratará do sintagma nominal do Português Brasileiro (doravante, PB), particularmente com respeito ao posicionamento dos modificadores, com o objetivo de identificar propriedades que sejam particulares ao PB, bem como aquelas que sejam ou não compartilhadas com outras línguas naturais. O contraste entre os dados do PB, do Inglês e do Italiano realizado com base em trabalhos de importantes pesquisadores, como Cinque (1990, 2010), Menuzzi (1992), Giorgi e Longobardi (1992), parece indicar interessantes padrões no comportamento dos adjetivos dentro do sintagma nominal. Empregando estratégias diferentes, as análises desses linguistas apresentam mecanismos formais capazes de explicitar as possíveis regras observadas pelos falantes para ordenar os adjetivos dentro do sintagma nominal. As restrições que tendem a operar sobre adjetivos do PB parecem ser razoavelmente mais fracas e em menor número do que aquelas que operam, por exemplo, sobre os adjetivos do inglês. Ainda que haja maior flexibilidade em PB do que em inglês, as restrições ou fortes preferências existem, e elas se assemelham a restrições identificadas em outras línguas naturais, especialmente outras línguas românicas, como o italiano. Determinadas categorias, como “cor”, “tamanho” e “avaliação”, estão dispostas na mesma ordem em italiano e em PB, uma ordem espelhada em relação àquela que aparece em inglês, conforme podemos observar nos exemplos abaixo.
(1)
(a)Línguas com a ordem “Adjetivo Nome”: Avaliação Tamanho Cor N
Beautiful big red ball
(b)Línguas com a ordem “Nome Adjetivo”: N Cor Tamanho Avaliação
bola vermelha grande bonita
Cinque (2010)
Percebemos também que certos adjetivos expressam leituras diferentes de acordo com a posição que ocupam dentro do sintagma. O inglês (língua germânica) e o PB (língua românica) apresentam contrastes de sentido opostos, conforme ilustra o exemplo abaixo.
(2)Mary interviewed every possible candidate
(a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal)
(b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível a ela entrevistar (leitura de relativa implícita)
(3)Mary interviewed every candidate possible
(a)*Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal)
(b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível a ela entrevistar (leitura de relativa implícita)
(4)Maria entrevistou todos os possíveis candidatos
(a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal)
(b)*Maria entrevistou todo candidato que foi possível entrevistar (leitura de relativa implícita)
(5)Maria entrevistou todos os candidatos possíveis
(a)Maria entrevistou todo candidato em potencial (leitura modal)
(b)Maria entrevistou todo candidato que foi possível entrevistar (leitura de relativa implícita)
Cinque (2010)
A posição pré-nominal do adjetivo “possível” em PB parece ter se especializado na leitura modal, enquanto a pós-nominal permite as duas leituras, a modal e a leitura de oração relativa implícita. No inglês, ocorre o contrário. A posição em que o adjetivo “possible” apresenta duas leituras é a pré-nominal.
Neste projeto, pretendemos ampliar a discussão sobre a ordenação dos modificadores dentro do sintagma nominal, com base nos trabalhos indicados acima e em outros textos publicados sobre o assunto, a fim de contribuir para a formação dos alunos do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
- Estudar a organização da estrutura sintática do sintagma nominal do português brasileiro, a fim de contribuir para o conhecimento da gramática que regula o funcionamento dessa língua, com vistas a identificar propriedades que lhe sejam particulares, bem como aquelas que sejam compartilhadas com outras línguas naturais.
-Contribuir para a formação dos profissionais em Letras, que trabalham com textos - professores de língua, redatores e revisores do texto.
Objetivos específicos:
-Analisar, com base na Teoria Gerativista, como se organizam os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Identificar os mecanismos formais utilizados pelos falantes para ordenar os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Estudar os aspectos da estrutura sintática dos sintagmas nominais capazes de interferir na construção do sentido.
- Estudar a organização da estrutura sintática do sintagma nominal do português brasileiro, a fim de contribuir para o conhecimento da gramática que regula o funcionamento dessa língua, com vistas a identificar propriedades que lhe sejam particulares, bem como aquelas que sejam compartilhadas com outras línguas naturais.
-Contribuir para a formação dos profissionais em Letras, que trabalham com textos - professores de língua, redatores e revisores do texto.
Objetivos específicos:
-Analisar, com base na Teoria Gerativista, como se organizam os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Identificar os mecanismos formais utilizados pelos falantes para ordenar os modificadores nos sintagmas nominais do português brasileiro;
-Estudar os aspectos da estrutura sintática dos sintagmas nominais capazes de interferir na construção do sentido.