Nome do Projeto
Audiodescrição a Partir dos Estudos Culturais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/03/2022 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto propõe a realização de reflexões da audiodescrição como um instrumento de
inclusão e, também, pretende verificar as relações de identificação das pessoas com deficiência visual em
relação ao telejornal através da audiodescrição. Para isso, vamos buscar o entendimento de como as
pessoas com deficiência compreendem os telejornais compreendem o telejornalismo com e sem o
suporte da audiodescrição e como estas pessoas avaliam o processo de assistir TV nos dois tipos de
telejornal. Vamos tomar como suporte teórico-metodológico os estudos culturais e vamos nos focar nos
estudos de recepção.
Objetivo Geral
- analisar como a audiodescrição funciona como um instrumento de inclusão para
pessoas com deficiência visual e verificar as relações de identificação das pessoas com deficiência visual
em relação ao telejornal através da audiodescrição.
pessoas com deficiência visual e verificar as relações de identificação das pessoas com deficiência visual
em relação ao telejornal através da audiodescrição.
Justificativa
Este estudo tem respaldo na importância do desenvolvimento de reflexões sobre a inclusão e a acessibilidade nos telejornais brasileiros e, também, na necessidade em se conhecer a opinião do público com deficiência visual sobre a aplicação do recurso no espaço do jornalismo televisivo e sobre a forma como a audiodescrição é realizada. A opinião dos alunos da Escola Louis Braille sobre a audiodescrição no telejornalismo é fundamental, pois vai dar parâmetros acerca do entendimento de cegos e de pessoas com baixa visão sobre a forma como a audiodescrição no telejornalismo precisa ser feita, sobre os pontos que precisam ser levados em consideração e sobre os silêncios que não podem existir.
O estudo também tem respaldo na importância de desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à inclusão e à acessibilidade. Tratando-se da audiodescrição relacionada ao telejornalismo, há carência bibliográfica sobre o tema e necessidade de novas pesquisas, pois se trata de um assunto fundamental para a busca da igualdade nas sociedades. Em procura feita nos mecanismos de busca especializados em relação a audiodescrição, nenhuma pesquisa com o enfoque que estamos propondo foi encontrada.
O estudo também tem respaldo na importância de desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à inclusão e à acessibilidade. Tratando-se da audiodescrição relacionada ao telejornalismo, há carência bibliográfica sobre o tema e necessidade de novas pesquisas, pois se trata de um assunto fundamental para a busca da igualdade nas sociedades. Em procura feita nos mecanismos de busca especializados em relação a audiodescrição, nenhuma pesquisa com o enfoque que estamos propondo foi encontrada.
Metodologia
Para a realização deste projeto, propomos que o primeiro passo seja um aprofundamento bibliográfico. Vamos ter que realizar aprofundamentos nos estudos de audiodescrição, nos estudos culturais e nos estudos de recepção, bem como sobre a tessitura de manuais que possam dar suporte à audiodescrição.
Em um segundo momento, ocorrerá a observação das reportagens telejornalísticas que serão usadas no estudo de recepção e ocorrerão visitas à Escola Louis Braille de Pelotas, para que ocorra ambientação com os que vão participar do estudo e para que se tenha mais conhecimento sobre eles e sobre suas relações com a comunicação.
Num terceiro momento, será realizado o estudo de recepção na Escola Louis Braille de Pelotas. E, a partir das informações colhidas entre os participantes e das percepções deles, serão traçados parâmetros de como se fazer audiodescrição voltada ao telejornalismo e ao contexto brasileiro, contemplando os mais diversos códigos e as complexidades inerentes a este espaço. E estes parâmetros de audiodescrição serão apresentados aos profissionais que trabalham nos telejornais da cidade de Pelotas, com o foco de difusão de uma perspectiva de inclusão no entorno do jornalismo televisivo da cidade de Pelotas. E ainda, a partir dos parâmetros esboçados, serão realizados workshops, de forma online, que terão como foco a apresentação das informações do manual para profissionais de TV e de telejornal do Brasil inteiro e que buscarão a disseminação de perspectivas de inclusão e de acessibilidade na seara dos telejornais.
No decorrer do projeto, serão redigidos artigos para publicação em eventos e em revistas científicas. Inclusive, em relação aos parâmetros de audiodescrição, pretende-se redigir um artigo especificamente para a publicação deles.
Em um segundo momento, ocorrerá a observação das reportagens telejornalísticas que serão usadas no estudo de recepção e ocorrerão visitas à Escola Louis Braille de Pelotas, para que ocorra ambientação com os que vão participar do estudo e para que se tenha mais conhecimento sobre eles e sobre suas relações com a comunicação.
Num terceiro momento, será realizado o estudo de recepção na Escola Louis Braille de Pelotas. E, a partir das informações colhidas entre os participantes e das percepções deles, serão traçados parâmetros de como se fazer audiodescrição voltada ao telejornalismo e ao contexto brasileiro, contemplando os mais diversos códigos e as complexidades inerentes a este espaço. E estes parâmetros de audiodescrição serão apresentados aos profissionais que trabalham nos telejornais da cidade de Pelotas, com o foco de difusão de uma perspectiva de inclusão no entorno do jornalismo televisivo da cidade de Pelotas. E ainda, a partir dos parâmetros esboçados, serão realizados workshops, de forma online, que terão como foco a apresentação das informações do manual para profissionais de TV e de telejornal do Brasil inteiro e que buscarão a disseminação de perspectivas de inclusão e de acessibilidade na seara dos telejornais.
No decorrer do projeto, serão redigidos artigos para publicação em eventos e em revistas científicas. Inclusive, em relação aos parâmetros de audiodescrição, pretende-se redigir um artigo especificamente para a publicação deles.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a realização do projeto, espera-se ampliar, no meio acadêmico, no espaço do telejornalismo e na sociedade em geral, as reflexões sobre inclusão, acessibilidade e audiodescrição. Sabemos que falar em inclusão e acessibilidade é direcionar o olhar para perspectivas precípuas para o desenvolvimento social e para a possibilidade de mais igualdade no momento de contemplação dos conteúdos televisivos. A inclusão no âmbito televisivo é uma forma de deixar a sociedade e os meios de comunicação menos excludentes e de fazer com que pessoas com alguma deficiência possam ter mais acesso a informações e ao entretenimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA FREITAS KUHN | |||
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA | |||
MICHELE NEGRINI | 1 |