Nome do Projeto
Artes e Humanidades na Faculdade de Odontologia da UFPel: um resgate iconográfico ao longo de um século de história
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O presente projeto de extensão visa mostrar que a Faculdade de Odontologia, uma das primeiras instituições de ensino superior da cidade de Pelotas (fundada em 21 de setembro de 1911), sendo um curso da área de Ciências da Saúde, com denotada aplicação e capacitação técnico-científica, manteve, por meio de seus estudantes e professores, uma forte interlocução com as artes e as humanidades durante o seu percurso histórico, em particular ao longo do século XX. Por meio de um resgate da memória iconográfica ligada à Faculdade e de sua divulgação, busca-se prestar uma homenagem aos 110 anos de existência da Instituição por meio de um livro, cujo conteúdo sirva de inspiração para o processo formativo das futuras gerações de cirurgiões-dentistas.

Objetivo Geral

Resgatar a memória iconográfica das atividades artístico-culturais da Faculdade de Odontologia da UFPel, bem como de aspectos da formação humanística de discentes e docentes, registradas ao longo de mais de um século de história, organizando-as cronologicamente sob a forma de livro.

Justificativa

O Código de Ética Odontológica, aprovado pela Resolução CFO-118/2012, em seu Capítulo III no qual trata “Dos deveres fundamentais”, artigo 9o, inciso VI, observa que um dos deveres do cirurgião dentista é o de “Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnicos-científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional” (Grifo nosso). Na qualidade de professor da disciplina de Bioética na Faculdade de Odontologia da UFPel há uma década, pudemos perceber que as novas gerações de discentes, embora recebendo uma excelente capacitação para o exercício da profissão de cirurgião-dentista, deixavam a desejar no que diz respeito à sua formação cultural e humanística. De outra parte, conhecendo a memória oral de alguns professores da Odontologia, cujas narrativas remetiam à décadas anteriores de intensas atividades artístico-culturais no âmbito de sua Instituição de Ensino (dentre as quais muitas tiveram lugar na sala 54 da Faculdade), fomos levados a realizar o projeto de ensino sino “DA ODONTOARTE AO DESEMPENHO ÉTICO DA PROFISSÃO: Um resgate das atividades artístico-culturais da Faculdade de Odontologia da UFPel e de sua importância na prática profissional dos cirurgiões-dentistas” (devidamente aprovado pelo Departamento de Filosofia e pelo curso de Odontologia da UFPel, conforme processo no SEI sob número 23110.027436/2018-31, em 16/07/2018). Os resultados de tal projeto (cuja pesquisa foi capaz de revelar a riqueza das atividades artístico-culturais da “Odontoarte” entre as décadas de 1960 a 1990), cumpre dizer, ficaram restritos apenas ao âmbito da disciplina de Bioética. De outra parte, a imersão no tema também nos fez perceber que a ligação da Faculdade de Odontologia com as artes e as humanidades surgem desde os primórdios da Instituição. Parte de toda esta história está registrada sob a forma dos mais diversos tipos de registros iconográficos (cartazes, folders, fotografias, etc.) espalhados nas diversas salas que compõem a centenária Instituição de Ensino. Neste sentido, e considerando que a Extensão Universitária é concebida sob o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (e que dentre suas principais diretrizes estão a Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, bem como o Impacto na Formação do Estudante), julga-se oportuno um resgate desta memória iconográfica por ocasião das comemorações dos 110 anos da Instituição.

Metodologia

Elaboração do Projeto de Extensão relativo à memória iconográfica das atividades artístico-culturais da Faculdade de Odontologia da UFPel por ocasião de seus 110 anos de existência;
Aprovação do Projeto pela Comissão Interdisciplinar de Projetos, pela Comissão de Extensão e pelo COCEPE;
Início do Projeto de Extensão em 15/3/2021 (início do semestre letivo na UFPel);
Seleção de voluntários e bolsistas de extensão para atuarem no Projeto;
Pesquisa, levantamento e digitalização (escaneamento) de documentos e imagens julgadas como fundamentais para o desenvolvimento do projeto.
Elaboração de um livro em homenagem aos cento e dez anos da Faculdade de Odontologia da UFPel;
Organização de um Ciclo de Palestras, aberta à comunidade em Geral, sobre os resultados do trabalho realizados no presente Projeto de Extensão, na semana de aniversário dos 110 anos da Faculdade, ou seja, entre os dias 20 e 24 de setembro;
Divulgação acerca da história, dos documentos e da iconografia ligadas ao desenvolvimento do projeto por meio de jornais, redes sociais, rádios e mídias em geral;
Realização de uma Exposição com documentos originais e cópias iconográficas da memória iconográfica por meio de expositores e banners, dedicada à comunidade em Geral.
Prestação de Relatório Final do Projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de livro com iconografia representativa dos cento e dez anos da Instituição, com foco nas artes e humanidades; divulgação dos resultados do Projeto junto à comunidade, por meio da mídia em geral, de palestras e exposições; valorização da memória e de elementos interligados ao processo formativo de cirurgiões-dentistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES4
ELISIANE MEDEIROS CHAVES
EVANDRO PIVA3
FABIO GARCIA LIMA3
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA4

Página gerada em 19/09/2021 20:24:26 (consulta levou 0.095442s)