Nome do Projeto
Ensino Médio em transformação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/04/2021 - 10/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto Ensino Médio em Transformação pretende realizar pesquisa junto às escolas de Ensino Médio da região de abrangência da UFPel, no contexto de modificações significativas que essa etapa de ensino atravessa, em função de modificações legais e curriculares promovidas nos últimos anos.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Projeto é mapear as transformações do Ensino Médio no contexto de "reforma" e incorporação da BNCC nessa etapa de ensino.

Justificativa

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica e tem sido foco de debates relevantes sobre sua finalidade, constituição e organização.

As múltiplas experiências de gestão educacional nos níveis estaduais, privados e federal até a segunda metade da década de 2010 foram colocados frente ao desafio de reorganização a partir de um novo marco legal, estabelecido pela Reforma do Ensino Médio e pela Base Nacional Comum Curricular.

Esse processo de transformação do Ensino Médio precisa ser foco de atenção da comunidade científica uma vez que suas consequências se desdobrarão para os outros níveis de ensino - o ensino fundamental, a partir da indução produzida para sua reorganização; e o ensino superior, que receberá seus egressos.

O contexto atual se configura como uma oportunidade singular de acompanhamento, análise e diálogo com as escolas e mantenedoras de um processo de transformação em andamento.

Metodologia

A pesquisa se realizará nas instituições públicas de Ensino Médio e, quando possível, também nas instituições privadas.

Análise Quantitativa:
Nosso primeiro desafio é consolidar um quadro geral das escolas de Ensino Médio da mesorregião sudeste rio-grandense, buscando nos bancos de dados do MEC e da SEDUC-RS informações relevantes sobre número de escolas, matrículas, número de docentes e de funcionários; desempenho escolar dos estudantes nas provas de larga escala, no ENEM e PAVE-UFPel, preferencialmente estratificadas por área do conhecimento.

A partir dessas informações, pretende-se mapear características que diferenciem as escolas entre si, localizar os grupos extremos a partir do resultados nos exames de larga escala, localizar escolas com projetos inovadores (independentemente desses exames), e organizar a pesquisa qualitativa.

Análise Qualitativa
Os grupos extremos das instituições de ensino serão foco de estudos de casos. Esses envolverão o reconhecimento das particularidades de cada caso, através de observação, entrevistas em profundidade e grupos focais.

Pretende-se também mapear e aprofundar a análise sobre os projetos inovadores encontrados junto às instituições.

Indicadores, Metas e Resultados

Construção do mapa das escolas de Ensino Médio, da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul;

Mapeamento das características socioeconômicas dos grupos atendidos nas escolas dos grupos extremos;

Diferenciar as escolas quanto aos resultados obtidos nas provas de larga escala a partir do mapeamento das práticas escolares - com foco gestão pedagógica, nas políticas de aproximação à comunidade escolar e engajamento dos professores e estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALISA ZORZI
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING6
RODRIGO ALVES

Página gerada em 25/04/2024 12:55:23 (consulta levou 0.165162s)