Nome do Projeto
TRANSFERE - Mediação de conhecimentos químicos entre universidade e comunidades
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/04/2021 - 18/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto de extensão TRANSFERE, foi registrado sob o código COPLAN/PREC 50910012 no ano de 2012, sendo voltado para a educação em Química e, desde então, busca promover a interação entre escolas públicas de Pelotas/RS e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de mediar conhecimentos químicos a estudantes da educação básica, utilizando-se de alunos de graduação e pós-graduação, como disseminadores de conhecimento na comunidade escolar, principalmente a estudantes e professores de ensino médio. Em 2017, o projeto foi registrado sob o código 178 e, agora, segue nesse presente projeto com o mesmo padrão de atuação já conhecido das versões anteriores. O TRANSFERE visa a aplicabilidade interdisciplinar de conhecimentos através da confecção de material didático teórico e prático e da divulgação de metodologias que estruturem o processo de intervenção da extensão universitária. A associação entre extensão, ensino e pesquisa universitária e diferentes realidades humanas é caracterizada pela relação direta entre meio acadêmico e sociedade. Com as ações desse projeto pretende-se gerar impacto na formação técnico-científica, pessoal e social dos membros das comunidades assistidas, destacando-se os alunos e professores de ensino médio, bem na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação e professores universitários integrantes da equipe de trabalho. Esse projeto atua em parceria com o projeto de extensão TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação na Química – e com o projeto de ensino QuiCo – Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano ¬ – todos no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A necessidade de envolver os alunos de graduação em atividades de extensão, e a necessidade de capacitação desses graduandos em atividades com cunho cidadão, tem impulsionado o TRANSFERE no planejamento a realização de suas ações baseadas em propor oficinas práticas nos laboratórios de Química das Escolas e da Universidade, como ação de iniciação prática à pesquisa para alunos de ensino médio, associando teoria e experimentação, além de servir como estímulo ao ingresso na Universidade. Além disso, visitações dos alunos de ensino médio às instalações do Campus Capão do Leão da UFPel são planejadas, com um início de contato com o ambiente acadêmico. A partir da contribuição proposta no fortalecimento do eixo ensino-aprendizagem nas comunidades escolares assistidas e fazendo uso de metodologias adequadas, a equipe vem gerando produtos como: publicações em anais de eventos, periódicos e capítulos de livro, produção de materiais para o desenvolvimento de trabalhos finais de curso (TCC), apresentações de trabalhos em eventos, produção de materiais didáticos para as escolas e divulgações de todos os resultados e materiais produzidos no site e nas páginas nas redes sociais do Projeto TRANSFERE. Todas as atividades do Projeto, bem como os produtos gerados enriquecem em experiência e aprendizado a todos os participantes e ainda possibilita a abertura de novas linhas de extensão, ensino e pesquisa, bem com uma linha destinada a ações e com o público alvo, por meio de mídias eletrônicas, quando o contato presencial não se torna possível.
Informações sobre o Projeto TRANSFERE podem ser obtidas em:
http://projetotransfere.wix.com/projetotransfere
Facebook e Instagram: @projetotransfere
Objetivo Geral
Desenvolver e apoiar estratégias voltadas ao aprimoramento de metodologias de ensino que busquem a aprendizagem de tecnologias e de conhecimentos científicos que possibilitem às comunidades assistidas o aprendizado de temas de Química diretamente relacionados aos seus cotidianos. Estas estratégias de aprimoramento estão baseadas na mediação de conhecimentos e experiências entre comunidades assistidas e os universitários de Química da UFPel, por meio de planejamento e realização de oficinas temáticas que associam teoria e prática, no âmbito escolar, com uma equipe de níveis de escolaridade diferentes, fazendo uso da abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos. Caso a atuação presencial nas escolas não seja possível, objetivamos manter um canal de comunicação com o público alvo, por meio das redes sociais, para discussão de temas de Química associados ao cotidiano.