Nome do Projeto
Ação de capacitação e formação profissional junto ao Centro de Ensino e Experimentação em Equinocultura da Palma (CEEEP)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2021 - 15/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O projeto focará nas ações de treinamento e capacitação de profissionais da área de equideocultura. Com foco na formação de estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Além de sediar cursos de treinamento básico para capacitar a mão de obra de profissionais presentes no mercado. O centro abrirá espaço, também, para orientações aos criadores de equinos da região. Formação de mão de obra a partir da capacitação de pessoas vinculadas a outros projetos sociais da UFPel fornecendo possibilidade de emprego na área de criação de equinos da região. Além de servir de espaço para execução de atividades dos alunos de graduação e pós-graduação.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivos gerais a iniciação do trabalho e formação continuada de profissionais especializados na equideocultura. Sendo esses profissionais de nível médio ou nível superior.
Com a missão indissociável de integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fator primordial para a formação satisfatória de um aluno pensante e agente de transformações sociais em nível local, regional e nacional. A proposta dese projeto proporciona, através de atividades integradoras contemplas essa que é a tríade do ensino superior (ensino, pesquisa e extensão).
Com a missão indissociável de integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fator primordial para a formação satisfatória de um aluno pensante e agente de transformações sociais em nível local, regional e nacional. A proposta dese projeto proporciona, através de atividades integradoras contemplas essa que é a tríade do ensino superior (ensino, pesquisa e extensão).
Justificativa
A equideocultura está crescendo em todo mundo devido a importância dada atualmente ao cavalo na prática de diversos esportes e lazer, não mais apenas no transporte e tração. O Brasil possui o quarto maior rebanho mundial de equinos ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e México, montante este que propicia uma movimentação de R$ 7,5 bilhões por ano, gerando 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos, números que demonstram a importância da atividade no país. A atividade está em franca ascensão visto que a receita com as exportações brasileiras de cavalos vivos cresceu 769% entre 1996 e 2005. Visando suprir as necessidades requeridas por este setor do agronegócio, muitas pesquisas têm sido realizadas no intuito de desenvolver, aprimorar e difundir os conhecimentos nas áreas de clínica, reprodução com ênfase nas biotecnologias e produção de equinos. Além de pesquisas, projetos de extensão com o intuito de treinamento de alunos universitários são extremamente importantes para suprir as necessidades locais e formar profissionais de alta capacidade técnica e de relacionamento interpessoal com os proprietários dos animais atendidos. Outra demanda expressiva no mercado equestre é de colaboradores capacitados e treinados para o desenvolvimento exitoso da atividade a qual lhe é designada, sendo ela manejo em geral, alimentação, embelezamento, casqueamento, detecção
correta de cio, limpeza das cocheiras e dos animais estabulados, dentre outras.
Os animais utilizados para a realização dessas atividades estão sob a tutela do Projeto e Hospital Veterinário, devido ao convênio estabelecido com a concecionária de rodovias ECOSUL e Prefeituras do Capão de Leão e Pelotas. Sendo importante ressaltar que mesmo durante o período de Pandemia pelo Covid-19, atividades de manejo e manutenção desses animais foram e seguirão sendo realizadas.
correta de cio, limpeza das cocheiras e dos animais estabulados, dentre outras.
Os animais utilizados para a realização dessas atividades estão sob a tutela do Projeto e Hospital Veterinário, devido ao convênio estabelecido com a concecionária de rodovias ECOSUL e Prefeituras do Capão de Leão e Pelotas. Sendo importante ressaltar que mesmo durante o período de Pandemia pelo Covid-19, atividades de manejo e manutenção desses animais foram e seguirão sendo realizadas.
Metodologia
O C E E P será organizado em 3 setores:
Centro tecnológico de clínica e reprodução equestre (CTRE): Atividades de clínica, reprodução e técnicas em manejo reprodutivo em equinos; Neste serão desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de reprodução de eqüinos, sendo pesquisas com éguas não gestante, éguas gestantes e garanhões, além de cursos para treinamento de alunos, funcionários e profissionais para atuar no campo, curso básico de manejo reprodutivo, curso avançado de manejo reprodutivo, curso de gineoologia e US da fêmea equina, congelamento de sêmen em garanhões, neonatologia equina e enfermidades emergentes. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
Centro tecnológico de ortopedia em eqüinos (CTOE): Neste será desenvolvido pesquisas em ortopedia em equinos e uma Escola de Formação e Desenvolvimento de Ferradores (EFDF), envolvendo cursos básicos para qualificar mão de obra, Curso Básico de Casqueamento e Ferrageamento, Curso de Anatomia do Aparelho Locomotor e Casqueamento, Curso de Biomecânica do Aparelho Locomotor e Ferrageamento, Curso de Análise do Aparelho Locomotor dos Equinos. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
3. Cursos na área de Etologia, manejo e bem estar de equinos:
Inicialmente será realizada uma abordagem teórica com base em reações e comportamento
equino, ministrada por alunos da Programa de Pós-graduação em Veterinária
da UFPel. Serão abordados tópicos com ênfase no comportamento dos equinos de forma
individual e em manadas, comportamento de fuga, assim como peculiaridades sobre a visão
dos cavalos e reações frente a interferências externas. Na sequência, serão discutidas as possíveis
reações dos humanos frente a essas situações, assim como quais seriam as ações mais
adequadas por parte dos colaboradores. No segundo momento serão realizados treinamentos práticos, em campo aberto, contando com a participação de professores, alunos de pós-graduação e graduação em Medicina Veterinária da UFPel, além de funcionários do setor do CEEEP. Nesse momento os colaboradores em treinamento poderão ter contato com animais em diferentes situações. Sendo elas a contenção em local fechado (mangueiras), aberto (piquetes) e com uso de cordas, assim como técnicas para a contenção com um ou dois manipuladores. Serão apresentadas técnicas para correta contenção com a colocação do buçal ou cabresto, após as formas adequadas de conduzir os equinos e finalmente a abordagem para embarcar os animais em reboque de transporte. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
Centro tecnológico de clínica e reprodução equestre (CTRE): Atividades de clínica, reprodução e técnicas em manejo reprodutivo em equinos; Neste serão desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de reprodução de eqüinos, sendo pesquisas com éguas não gestante, éguas gestantes e garanhões, além de cursos para treinamento de alunos, funcionários e profissionais para atuar no campo, curso básico de manejo reprodutivo, curso avançado de manejo reprodutivo, curso de gineoologia e US da fêmea equina, congelamento de sêmen em garanhões, neonatologia equina e enfermidades emergentes. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
Centro tecnológico de ortopedia em eqüinos (CTOE): Neste será desenvolvido pesquisas em ortopedia em equinos e uma Escola de Formação e Desenvolvimento de Ferradores (EFDF), envolvendo cursos básicos para qualificar mão de obra, Curso Básico de Casqueamento e Ferrageamento, Curso de Anatomia do Aparelho Locomotor e Casqueamento, Curso de Biomecânica do Aparelho Locomotor e Ferrageamento, Curso de Análise do Aparelho Locomotor dos Equinos. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
3. Cursos na área de Etologia, manejo e bem estar de equinos:
Inicialmente será realizada uma abordagem teórica com base em reações e comportamento
equino, ministrada por alunos da Programa de Pós-graduação em Veterinária
da UFPel. Serão abordados tópicos com ênfase no comportamento dos equinos de forma
individual e em manadas, comportamento de fuga, assim como peculiaridades sobre a visão
dos cavalos e reações frente a interferências externas. Na sequência, serão discutidas as possíveis
reações dos humanos frente a essas situações, assim como quais seriam as ações mais
adequadas por parte dos colaboradores. No segundo momento serão realizados treinamentos práticos, em campo aberto, contando com a participação de professores, alunos de pós-graduação e graduação em Medicina Veterinária da UFPel, além de funcionários do setor do CEEEP. Nesse momento os colaboradores em treinamento poderão ter contato com animais em diferentes situações. Sendo elas a contenção em local fechado (mangueiras), aberto (piquetes) e com uso de cordas, assim como técnicas para a contenção com um ou dois manipuladores. Serão apresentadas técnicas para correta contenção com a colocação do buçal ou cabresto, após as formas adequadas de conduzir os equinos e finalmente a abordagem para embarcar os animais em reboque de transporte. Previstas abordagens teórico-práticas e durante o período de pandemia estão previstos cursos via plataformas on-line.
Indicadores, Metas e Resultados
O Projeto busca a importância da ação interdisciplinar entre os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, na qual os alunos dos referentes cursos terão oportunidade de fomentar os conhecimentos técnico-científicos, bem como o aprimoramento pratico dos conhecimentos recebidos em sala de aula. A partir deste pressuposto, poderão efetuar o desenvolvimento de trabalhos de cunho cientifico, como produção de artigos e resumos de eventos. A participação dos alunos extensionistas nas ações frente a sociedade, também propiciarão a estes a vivência de realidade social e econômica, colocando o aluno em contato com situações cotidianas, exercitando a formação
social e inclusão de um profissional pensante e capacitado, capaz de aplicar ações resultantes em mudanças sócio-econômicas e educativas positivas. Também, frente a proposta de indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão, os alunos participarão das ações de promoção do conhecimento técnico-cientifico junto a sociedade, aplicando atividades de relevância profissional e de caráter formador em nível local, regional e nacional. Estas ações visam auxiliar na inserção dos conhecimentos técnico-científicos junto a esse setor do agronegócio frente a sociedade, resultando em melhorias sociais, devido inserção dos agentes extensionistas frente a sociedade, contribuindo com desenvolvimento social tanto do
aluno extensionista quanto do indivíduo participante da sociedade, econômicas, devido qualificação em criação e treinamento dos equinos, e de educação sanitária, devido conhecimento sobre doenças intercorrentes nos equinos e zoonoses. Dessa forma, a equipe extensionista irá trabalhar medidas de integração e interação social frente às atividades a serem desenvolvida em âmbito interdisciplinar, aplicando-as junto a sociedade, auxiliando assim em ações de desenvolvimento sócio-econômico e técnico-cientifico da população.
social e inclusão de um profissional pensante e capacitado, capaz de aplicar ações resultantes em mudanças sócio-econômicas e educativas positivas. Também, frente a proposta de indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão, os alunos participarão das ações de promoção do conhecimento técnico-cientifico junto a sociedade, aplicando atividades de relevância profissional e de caráter formador em nível local, regional e nacional. Estas ações visam auxiliar na inserção dos conhecimentos técnico-científicos junto a esse setor do agronegócio frente a sociedade, resultando em melhorias sociais, devido inserção dos agentes extensionistas frente a sociedade, contribuindo com desenvolvimento social tanto do
aluno extensionista quanto do indivíduo participante da sociedade, econômicas, devido qualificação em criação e treinamento dos equinos, e de educação sanitária, devido conhecimento sobre doenças intercorrentes nos equinos e zoonoses. Dessa forma, a equipe extensionista irá trabalhar medidas de integração e interação social frente às atividades a serem desenvolvida em âmbito interdisciplinar, aplicando-as junto a sociedade, auxiliando assim em ações de desenvolvimento sócio-econômico e técnico-cientifico da população.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA GARCIA MOTTA | |||
BRUNA DA ROSA CURCIO | 4 | ||
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 3 | ||
ELIZA MOREIRA PIEMOLINI | |||
GABRIELA CASTRO DA SILVA | |||
GABRIELA MAROCCO RAPHAELLI | |||
GIOVANA MANCILLA PIVATO | |||
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
JAYNE DA ROSA PEDROZO | |||
LEANDRO AMERICO RAFAEL | 2 | ||
MANOELA FÁTIMA PACHECO | |||
MARCOS EDUARDO NETO | |||
MARGARIDA AIRES DA SILVA | |||
MARIANA ANDRADE MOUSQUER | |||
NATHÁLIA DE OLIVEIRA FERREIRA | |||
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS | |||
NATÁLIA RIBEIRO PINTO | |||
NICOLE BENTO FUNK | |||
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN | |||
RAFAELA AMESTOY DE OLIVEIRA | |||
RAFAELA BASTOS DA SILVA | |||
RAFAELA PINTO DE SOUZA | |||
ROBERTA WILBORN | |||
TATIANE LEITE ALMEIDA |