Nome do Projeto
Desenvolvimento de proposta pedagógica da Educação Física para Educação do Campo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS). A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções com o curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia do IFSul, que é coordenado pela EFASUL. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.
Objetivo Geral
Desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS).
Justificativa
A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções com o curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia do IFSul, que é coordenado pela EFASUL. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.
Metodologia
Desenvolveremos uma investigação do tipo pesquisa-ação, na qual iremos coordenar o componente curricular de EF na escola e, ao mesmo tempo, desenvolver iniciativas para sistematizarmos a proposta pedagógica desta área para esta escola.
Nesse sentido, utilizaremos como instrumento de coleta de informações:
a) análise de documentos (projeto pedagógico, regimento, matriz curricular etc)
b) entrevista com educadores e educadoras da escola
c) observação participante de nas atividades que se realizarem na escola
Nesse sentido, utilizaremos como instrumento de coleta de informações:
a) análise de documentos (projeto pedagógico, regimento, matriz curricular etc)
b) entrevista com educadores e educadoras da escola
c) observação participante de nas atividades que se realizarem na escola
Indicadores, Metas e Resultados
O principal resultado deste projeto também tem caráter de inovação, pois trata de sistematizarmos uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo.
Tal material deverá ser orientador deste componente curricular para a EFASUL e servir de referência para demais escolas do campo.
Tal material deverá ser orientador deste componente curricular para a EFASUL e servir de referência para demais escolas do campo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO | 8 | ||
LEONARDO LEMOS SILVEIRA | |||
LUANA FERREIRA VERGARA | |||
PRISCILA BORGES SILVEIRA | |||
ROBERTHA NASCENTE ALVES |