Nome do Projeto
Desenvolvimento de proposta pedagógica da Educação Física para Educação do Campo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS). A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções com o curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia do IFSul, que é coordenado pela EFASUL. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.

Objetivo Geral

Desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS).

Justificativa

A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções com o curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia do IFSul, que é coordenado pela EFASUL. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.

Metodologia

Desenvolveremos uma investigação do tipo pesquisa-ação, na qual iremos coordenar o componente curricular de EF na escola e, ao mesmo tempo, desenvolver iniciativas para sistematizarmos a proposta pedagógica desta área para esta escola.
Nesse sentido, utilizaremos como instrumento de coleta de informações:
a) análise de documentos (projeto pedagógico, regimento, matriz curricular etc)
b) entrevista com educadores e educadoras da escola
c) observação participante de nas atividades que se realizarem na escola

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado deste projeto também tem caráter de inovação, pois trata de sistematizarmos uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo.
Tal material deverá ser orientador deste componente curricular para a EFASUL e servir de referência para demais escolas do campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO8
LEONARDO LEMOS SILVEIRA
LUANA FERREIRA VERGARA
PRISCILA BORGES SILVEIRA
ROBERTHA NASCENTE ALVES

Página gerada em 05/03/2024 07:41:37 (consulta levou 0.177746s)