Nome do Projeto
Experiências pedagógicas da Educação Física na Educação do Campo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto de extensão tem por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS). A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções e experiências pedagógicas. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.
Objetivo Geral
A partir das experiências pedagógicas no componente curricular da Educação Física, temos como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo, utilizando como referência a pedagogia da alternância no curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul (RS).
Justificativa
A partir de uma experiência concreta de educação do campo existente na cidade de Canguçu, próxima à Pelotas, estabelecemos algumas interlocuções com o curso de Ensino Médio integrado - Técnico em Agroecologia do IFSul, que é coordenado pela EFASUL. As primeiras aproximações nos permitiram observar o cenário desafiador para a Educação Física no sentido de elaborar uma proposta pedagógica para esta área do conhecimento e componente curricular da escola e que não tem sido trabalhado nos cursos de graduação em EF da UFPel.
Metodologia
Nosso projeto e grupo de estudos ficará responsável pela oferta do componente curricular de Educação Física do Ensino Médio integrado na EFASUL. Assim, em cada tempo escola ministraremos o componente através de atividades adequadas ao meio em que se dirigem. A cada atividade realizada, faremos avaliação e preparação da atividade seguinte.
Portanto, se tratam de experimentações pedagógicas da EF para contribuir na formação de estudantes da EFASUL.
Portanto, se tratam de experimentações pedagógicas da EF para contribuir na formação de estudantes da EFASUL.
Indicadores, Metas e Resultados
Além da importante contribuição para a a formação docente, o principal resultado deste projeto também tem caráter de inovação, pois trata de sistematizarmos uma proposta pedagógica da Educação Física para a educação do campo.
Tal material deverá ser orientador deste componente curricular para a EFASUL e servir de referência para demais escolas do campo.
Tal material deverá ser orientador deste componente curricular para a EFASUL e servir de referência para demais escolas do campo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO NICANOR MELLO DA SILVA | |||
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA | |||
CARMEN JANAINA BATISTA MACHADO | |||
DEMAICON SCHMIDT PETER | |||
ESTER MARCELINO BATISTA | |||
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO | 6 | ||
LEONARDO LEMOS SILVEIRA | |||
LUANA FERREIRA VERGARA | |||
MAYARA GALVÃO GONÇALVES | |||
PRISCILA BORGES SILVEIRA |