Nome do Projeto
Painel Agro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
O Painel Agro é um projeto que visa passar conhecimentos a cerca do agronegócio através de uma conversa em um ambiente mais informal que uma palestra. Consiste em um diálogo entre os petianos mediadores com os participantes convidados, estes podendo ser representantes de governo envolvidos no agronegócio ou empresários e trabalhadores desse grande mercado que movimenta bilhões da economia nacional no ano. Ocorrendo mensalmente, o painel busca também desenvolver os petianos participantes em questão de comunicação e mediação, melhorando a oratória e oportunizando um momento de perder o medo de falar em público, uma vez que os paineis são transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube do PET - EA. Espera-se que através das informações sobre os temas apresentados em cada mês, consiga-se atingir docentes e discentes das universidades nacionais e egressos das mesmas que estão no mercado de trabalho, a fim de divulgar o nome do programa e proporcionar conhecimento de qualidade a quem assistir.

Objetivo Geral

O objetivo dessa atividade é proporcionar a integração e informação entre docentes e discentes, petianos e convidados que participarão do Painel Agro ao longo do ano e também abranger a comunidade acadêmica interessada. Vivemos em um mundo frenético, com milhões de informações geradas por segundo, e de repente o mundo diminuiu sua atividade, outras já foram freadas de uma única só vez. No Agro, as pessoas estão se dando conta que umas precisam das outras, o ser-humano não foi criado para ser eremita, ele precisa da convivência dos seus pares. E é nessa necessidade que levará os personagens de toda cadeia produtiva a se unir e transformar gerações que lutam pelas melhores formas do Agro. Nesse sentido o Pet Engenharia Agrícola fará um excelente trabalho através da comunicação no Painel Agro, informando através de uma conversa uma vez ao mês temas importantes sobre a Agro Brasileiro.

Justificativa

Toda boa ação de comunicação deve ser procedida de um bom planejamento. Dessa forma tanto a comunicação como as tecnologias são recursos extremamente importantes para a superação de situações adversas. Em 2020 o painel Agro surgiu como um desafio para superar contingências que a pandemia nos proporcionou e nesse contexto boa parte dos problemas foram solucionados. Em 2021 espera-se ampliar os resultados pois o planejamento deve preceder os resultados e alcançar potencial máximo. O painel Agro será no formato online onde reunirá pessoas protagonistas das cadeias produtivas do Agro Brasileiro para conversar temas importantes e relevantes que contribuam para aprendizagem, comunicação e desenvolvimento da sociedade. É preciso fortalecer o conhecimento e a imagem que o Agro assume na população em geral, mas especialmente quem mora em centros urbanos. O agro é forte, resiliente e não se abateu, ao contrário tem impulsionado a economia, e esse fortalecimento da imagem do Agro, ajudará no engrandecimento e na agregação de um futuro próximo.

Metodologia

Primeiramente, a roda de conversa será realizada uma vez ao mês, a partir de março de 2021. O formato contará com a presença de petianos e convidados que tenham algum cargo importante no governo em defesa do Agro, pessoas com cargos em empresas que tenham uma abrangência reconhecida em defesa do Agro em nível nacional ou internacional, onde o meio de transmissão será a plataforma youtube do PET - Engenharia Agrícola – UFPEL com duração de 1h e 30min. O objetivo final é a construção de um espaço de diálogo que permita aos petianos e população em geral se expressarem e aprenderem em conjunto.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto busca o desenvolvimento da oralidade que é dado pela própria conversa trazendo uma proposta de usar essa prática com o grupo do PET-EA para desenvolver habilidades como investigação, reflexão, organização e avaliação. Espera-se que o mediador da conversa saiba a conduzir o evento, que não percam dinâmica das falas. Inicia-se com as perguntas aos convidados, que tenham a ver com o tema e assim se desenvolve opiniões. Mais do que uma opinião, ou esclarecimento sobre o assunto, uma pergunta sempre é um bom gancho para iniciar uma discussão e colabora para que todos os envolvidos e participantes conheçam o assunto.

A metodologia adotada será através de número de acessos na plataforma youtube e feedbacks após o evento. A divulgação do Painel Agro pelos participantes do Pet-EA, transmissão do conteúdo e utilização do tempo também farão parte da avaliação. Notas serão computadas e analisadas pelo líder do projeto pertencente ao grupo PET-EA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIRO SCHULZ KLUG
FRANCIELE KROESSIN
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
LUAN MARTIN AREJANO
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO4
MURILO GONÇALVES RICKES
RAFAEL MIRITZ BARTZ

Página gerada em 29/03/2024 02:38:39 (consulta levou 0.135216s)