Nome do Projeto
NEPSI - Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/03/2021 - 11/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O núcleo de estudos, pesquisas e intervenções em saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI-UFPel) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, tem como foco a formação e qualificação teórica e técnica dos discentes e sua articulação com a comunidade. Na pesquisa, a compreensão dos determinantes individuais e contextuais da saúde mental, cognição e comportamento e a sua aplicabilidade em intervenções efetivas. Na extensão, aproximação da academia com a comunidade por meio de atividades de educação em saúde, produção de conhecimento socialmente referenciado, atendimento psicológico e realização de eventos.

Objetivo Geral

Promover a formação e qualificação teórica e técnica dos discentes e sua articulação com a comunidade por meio de atividades de educação em saúde, produção de conhecimento socialmente referenciado, atendimento psicológico e realização de eventos.

Justificativa

Considerando o Plano Nacional de Extensão Universitária, a Política Nacional de Extensão Universitária e a Resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018 a articulação entre ensino, pesquisa e extensão são fundamentais. Essencialmente, destaca-se a importância da incorporação de práticas de extensão para a formação discente, qualificação docente e seu caráter socialmente referenciado em constante aproximação e intercâmbio com a sociedade.

Desta forma, a proposta do NEPSI é promover constante articulação entre ensino, pesquisa e extensão em constante diálogo com a comunidade. Assim, estará em consonância com os itens I a IV do Art. 5º da Resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018.

Metodologia

As metodologias utilizadas serão variadas e especificadas em cada ação. De maneira geral, serão atividades de qualificação discente, docente e aproximação com a comunidade em geral. Serão realizadas por meio de reuniões entre a equipe, definição e planejamento de ações e práticas, difusão do conhecimento científico para a população em geral, articulação com práticas e intervenções em saúde mental, cognição e comportamento, organização de cursos e eventos e demais atividades relacionadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores serão o total de integrantes na equipe, total de participantes da comunidade nas atividades propostas pelo núcleo, produção de material informativo, resumos para eventos, artigos científicos e demais formas de difusão do conhecimento.
A meta será de incluir 10-20 discentes por ano do projeto, atingir entre 100-200 indivíduos na comunidade, realizar a produção de uma série de materiais informativos, um curso/evento por ano e publicações anuais sobre temais relevantes ao núcleo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA CHIARELLI
EDUARDA MARTINS MALUE
EDUARDA PIZARRO DE MAGALHAES
ELIAS DE MORAES JÚNIOR
JAINE CORREA PEREIRA
JULIA BOANOVA BOHM
LARISSA DA SILVEIRA SOARES
LUISE MACHADO DA SILVA ZANETTE DE OLIVEIRA
MARIANA ADAMOLI MARQUES DA SILVA
MATEUS LUZ LEVANDOWSKI2
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ2
VANESSA DE ARAUJO MARQUES2
YANCA DE OLIVEIRA BARCELLOS

Página gerada em 04/07/2022 06:02:37 (consulta levou 0.083142s)