Nome do Projeto
ClinEq Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2021 - 15/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O projeto de extensão denominado “ClinEq - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica Médica de Equinos” vem sendo desenvolvido por alunos de graduação, pós-graduação e residentes do programa de residência multiprofissional sob orientação dos professores vinculados. Este projeto, em conjunto com outros projetos de extensão, ensino e pesquisa, tem como objetivo formar e capacitar profissionais para a demanda em medicina de equinos. Dessa forma, o projeto fomenta a participação de alunos em treinamentos teórico-práticos, atividades de extensão e atendimento a comunidade local, vivência professional e capacitações em criatórios de equinos da região sul do Rio Grande do Sul . As atividades desenvolvidas pelo ClinEq contemplam a amplitude da Medicina de Equinos, passando pela criação, manejo, clínica, cirurgia, ortopedia, reprodução, neonatologia e demais áreas que envolvem os equinos, visando atender as demandas dos profissionais, proprietários, criadores e entidades relacionadas a área.

Objetivo Geral

Cumprindo o preceito da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a partir de um projeto didático-pedagógico para a flexibilização e integralização curricular e a interdisciplinaridade, com ações interprofissionais e interinstitucionais. O objetivo será: Realizar treinamentos e orientação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área em atividades ligadas a medicina de equinos, na forma de cursos básicos e participação de eventos, nas diversas áreas relacionadas, a nível regional, nacional e internacional. Bem como compreender e responder as demandas encaminhadas por profissionais, criadores, proprietários e entidades do agronegócio de equinos.

Justificativa

A área de equinocultura está em franco desenvolvimento, necessitando de profissionais treinados e capacitados para atuarem na medicina de equinos. A região sul do Brasil tem história e tradição na criação de equinos, o que gera uma demanda dentro do agronegócio em empregos e profissionais capacitados para atuarem na área. Desta forma, o ClinEq - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos, foi criado em 1998 com objetivo de formar e capacitar profissionais para a demanda em medicina de equinos. A partir disso, fomenta a participação de alunos de graduação e pós-graduação em treinamentos práticos, atividades de cunho científico e vivência profissional. As atividades desenvolvidas pelo Grupo contemplam a amplitude da Medicina de Equinos, passando pela criação, manejo, clínica, cirurgia, ortopedia, reprodução, neonatologia e demais áreas que envolvem os equinos, visando atender as demandas dos profissionais, proprietários, criadores e entidades relacionadas a área.

Metodologia

A proposta deste projeto de extensão parte do pressuposto básico de caráter de profissionalização e capacitação, contemplando o ensino, pesquisa e intervenção, a partir de uma equipe de trabalho formada por orientadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Utilizando a extensão na rotina acadêmica propondo ações de participação, capacitação, e atuação nas áreas de demanda do agronegócio equino. Para tal, os procedimentos a serem adotados são:
- Reuniões semanais com interação entre alunos de graduação e pós-graduação, com eventuais participações de profissionais das áreas relacionadas a medicina de equinos.
- Realização de seminários, afim de aprofundar os conhecimentos e estimular a constante busca por atualizações didático-cientificas na área.
- Realização de treinamentos teórico/práticos, para qualificação e profissionalização de alunos de graduação e pós-graduação.
- Discussão de casos clínicos, vivenciados no Hospital de Clínicas Veterinária e/ou por integrantes do grupo em locais externos, bem como assuntos abordados por profissionais de campo, entidades, proprietários, criadores de equinos.
- Incentivar a participação em cursos de curta e média duração, e fomento a participação em eventos nas áreas afins.
- Durante o período de pandemia pelo Covid-19 os alunos seguirão em atividades, com revezamento permitido pelo Comitê UFPel Covid-19. Atividades aprovadas ainda no ano de 2020 para a manutenção das atividades essenciais do Hospital de Clínicas Veterinária - UFPel.
- Gestão das Mídias Sociais: a equipe do projeto será responsável pela atualização das mídias sociais (@clineq.ufpel) intagram e Facebook, com a divulgação de informações científicas e atuais sobre a medicina equina. Cumprindo assim com a popularização da ciência de forma qualificada.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Medicina de equinos no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso crítico dos integrantes do grupo ClinEq, além de oportunizar uma vivência extensionista aos alunos, quanto aos temas abordados na área de equinos. Além de estimular discussões, participações em eventos, vivências práticas aliadas ao entendimento e assistência das demandas dos profissionais, proprietários, criadores e entidades relacionadas a área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BOCATO LEME
ANDRESSA GARCIA MOTTA
ANDRIA CALDEIRA DA SILVA
ANDRÉ MACHADO DA SILVA JÚNIOR
ANTONIO AROSTEGUY PEREIRA DO AMARAL
BRUNA DA ROSA CURCIO2
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA3
CLARISSA FERNANDES FONSECA
CLEYBER JOSÉ DA TRINDADE DE FÁTIMA
CRISTINA GEVEHR FERNANDES1
DANIEL HENRIQUE VIEIRA CAVALCANTE
ELIZA MOREIRA PIEMOLINI
ESTHER MELLO DIAS DA COSTA
FELIPE PIRES HARTWIG
FLÁVIA MACHADO SCHNEIDER
GABRIELA CAMILLO
GABRIELA CASTRO DA SILVA
GABRIELA CASTRO DA SILVA
GABRIELA MACHADO FICK
GABRIELA MAROCCO RAPHAELLI
GIOVANA MANCILLA PIVATO
GIOVANA MANCILLA PIVATO
GIOVANNA HELENA DA SILVA THIER
Gabriela Massa Greco
HORTENCIA CAMPOS MAZZO
Hannah Fontes Garcia dos Santos
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS
JAYNE DA ROSA PEDROZO
Julia Girardi Townsend
Juliete Bebber
LEANDRO AMERICO RAFAEL1
LEILA REGINA OLIVEIRA DE BORBA
LUIZA GHENO
MANOELA FÁTIMA PACHECO
MARCIO NUNES CORREA1
MARCOS EDUARDO NETO
MARCOS EDUARDO NETO
MARCOS EDUARDO NETO
MARGARIDA AIRES DA SILVA
MARGARIDA AIRES DA SILVA
MARIANA ANDRADE MOUSQUER
MARTIELO IVAN GEHRCKE1
MICAEL FELICIANO MACHADO LOPES
MILENA MIOLO ANTUNES
MORGANA ALVES BORGES
NATHALIA MASKE FISS
NATHÁLIA DE OLIVEIRA FERREIRA
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS
NATÁLIA RIBEIRO PINTO
NICOLE BENTO FUNK
OTAVIO DE LIMA
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN
RAFAELA AMESTOY DE OLIVEIRA
RAFAELA BASTOS DA SILVA
RAFAELA PINTO DE SOUZA
RAPHAEL AZEVEDO FIORETTI
REBECA SCALCO
ROBERTA WILBORN
ROBERTA WILBORN
TALITA VITORIA OLIVEIRA FABOSSA
TATIANE LEITE ALMEIDA
THAIS FEIJO GOMES
VITÓRIA MÜLLER

Página gerada em 29/03/2024 06:12:36 (consulta levou 0.229540s)