Nome do Projeto
Equipamentos agrícolas para hortas urbanas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/03/2021 - 29/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
As hortas urbanas, também denominadas fazendas urbanas, são iniciativas coletivas para a produção alimentos dentro ou próximo das cidades. Visam o aproveitamento do espaço urbano ocioso, e contribuem para a segurança alimentar de comunidades. As hortas urbanas fornecem alimentos nutritivos, colaboram para a sustentabilidade, proporcionam melhorias ambientais em bairros e criam espaços para a educação ambiental e ações sociais. O presente projeto tem por objetivo desenvolver equipamentos para o cultivo, manejo, colheita e armazenamento de alimentos e plantas produzidas nas hortas urbanas. Estes equipamentos serão construídos, com materiais alternativos e de baixo custo, pelas comunidades participantes do projeto Hortas Urbanas, do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Como resultado, espera-se a criação de equipamentos acessíveis e ergonômicos para o uso de pessoas com limitações físicas, atuantes em hortas urbanas.

Objetivo Geral

Desenvolver equipamentos para o cultivo, manejo, colheita e armazenamento de alimentos e plantas medicinais produzidas em pequenos espaços, como nas hortas urbanas. Este projeto também objetiva capacitar as comunidades para a construção de seus equipamentos com materiais alternativos e de baixo custo. Os integrantes deste projeto orientarão os cidadãos, participantes das hortas urbanas, no uso ergonômico e seguro das ferramentas a serem desenvolvidas, assim como das já disponíveis nas comunidades.

Justificativa

Durante a execução do projeto Hortas Urbanas, observou-se que parte dos membros das comunidades são idosos e grupos com limitações físicas. Essas pessoas tem dificuldades para a movimentação e uso das ferramentas convencionais utilizadas em hortas. A partir desta demanda, busca-se, neste projeto, desenvolver equipamentos ergonômicos e seguros, para o uso em hortas, por pessoas com limitações físicas.

Metodologia

Primeiramente realizar-se-á uma reunião com os integrantes das comunidades participantes do projeto hortas urbanas para se conhecer as demandas relacionadas aos equipamentos de cultivo, colheita e armazenagem de produtos agrícolas. Pelas demandas da comunidade, equipamentos acessíveis e ergonômicos, para pessoas com limitações físicas, serão projetados para o uso nestas comunidades. O projeto levará em consideração materiais de baixo custo e alternativos, assim como a possibilidade de construção na própria comunidade.
Orientações para a construção e uso correto dos equipamentos serão dadas pelos integrantes do projeto.
As reuniões com as comunidades e equipe do projeto, no período da pandemia de Covid-19, serão realizadas via sistema de web conferência da UFPel (webconf).

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado espera-se que os equipamentos desenvolvidos facilitem as atividades de plantio, manejo, colheita e armazenagem dos alimentos e plantas medicinais cultivadas nas hortas urbanas. Deseja-se que os equipamentos evitem doenças laborais e contribuam para a permanência e inserção de membros das comunidades na manutenção das hortas.
Deseja-se que os equipamentos desenvolvidos evitem e diminuam perdas dos alimentos e plantas medicinais cultivadas. Espera-se, também, eliminar o desperdício de alimentos e demais plantas excedentes, a partir do armazenamento correto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGNES RAMOS RODRIGUES
ANA CLARA MARINS MENDES
FABIANE LEROY DOS SANTOS
HUMBERTO DIAS VIANNA5
LUANA BARRETO VAZ
LUIS FELIPE BASSO
LYANA PINTOS RAMOS
MARCOS PAULO MACHADO
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA
MIKAEL ALVES SCHNEIDER
Paula Burin
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
TAIS AMANDA MUNDT
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO

Página gerada em 24/04/2024 18:57:01 (consulta levou 0.187134s)