Nome do Projeto
Ações Solidárias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto de ações solidárias pretende oportunizar os estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. A proposta visa também estimular a consciência cidadã e solidariedade de cada participante. Baseia-se em quatro atividades: campanha do agasalho, campanha de conscientização, campanha de arrecadação e doação de Sangue. O Programa de Educação Tutorial – Engenharia Agrícola (PET-EA) recolherá e coletará materiais como roupas, alimentos não perecíveis, fraldas e brinquedos. Estes materiais serão coletados e/ou doados através de pontos específicos de doação, espalhados pelos campi da Universidade Federal de Pelotas. Todo o material arrecadado será doado para instituições que atendam pessoas em vulnerabilidade social, tais como: Instituto São Benedito, Casa das Gestantes, ou outra instituição ligada à assistência social formando um elo de ligação entre a Universidade e a sociedade. Para as atividades de conscientização serão fixados nos murais dos campi com maior quantidade de aluno, de tal modo a ampliar o debate e a conscientização acerca do assunto em questão. Além de serem realizadas palestras e rodas de conversas sobre os temas.

Objetivo Geral

Promover ações solidárias de forma á levar cidadania para as comunidades mais necessitadas e conscientizar as pessoas de que devemos participar na idealização de um mundo mais justo e fraterno.

Objetivos Específicos:

Estimular a empatia nos petianos;
Fomentar a formação cidadã;
Melhorar a qualidade de vida da população;
Promover campanhas de doação em datas comemorativas tais como: dia das mães, dia das crianças, páscoa e natal.
Promover ações de doação de sangue;
Sensibilizar a comunidade acadêmica e a população sobre a importância das ações de solidariedade nas nossas comunidades;
Inteirar a comunidade sobre questões ambientais;
Agregar conhecimento de desafios sociais.

Justificativa

Uma das concepções filosóficas do Programa de Educação Tutorial (PET) é a constituição de um grupo de alunos vinculados a um curso de graduação para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor, que visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. Desta forma, o programa objetiva claramente formar cidadãos. Solidariedade é ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função colaborativa. Ser solidário consiste em ajudar o próximo, com compressão concreta dos sentimentos alheios e propósito genuíno em contribuir sem esperar nada em troca, ou seja, possuir responsabilidade recíproca. Podemos dizer que a solidariedade é também um exercício de cidadania, uma vez que no centro de qualquer prática solidária está o princípio da consideração com o outro, ou o princípio da empatia. As participações dos petianos em ações solidárias consiste em estimular a empatia com o próximo e promover a cidadania a quem mais necessita. Seja através da doação de bens de consumo ou a participação como voluntário em atividades de parceiros como a cruz vermelha, defesa civil, hospitais etc....

Metodologia

O Programa de Educação Tutorial – Engenharia Agrícola recolherá e coletará materiais como roupas, alimentos não perecíveis, fraldas e brinquedos. Estes materiais serão coletados e/ou doados através de pontos específicos de doação, espalhados pelos campi da Universidade Federal de Pelotas. Também serão solicitadas doações de produtos a estabelecimentos comerciais. Todo o material arrecadado será doado para instituições que atendam pessoas em vulnerabilidade social, tais como: Instituto São Benedito, Casa das Gestantes, ou outra instituição ligada à assistência social formando um elo de ligação entre a Universidade e a sociedade.
Para as atividades de conscientização como: importância da reciclagem, outubro rosa, setembro amarelo, novembro azul serão confeccionados cartazes, que serão fixados nos murais dos campi com maior quantidade de aluno, de tal modo a ampliar o debate e a conscientização acerca do assunto em questão. Além de serem realizadas palestras e rodas de conversas sobre os temas.

As ações de arrecadação serão desenvolvidas em modo de arrecadação, onde será deixada caixas em determinados locais que atendem com segurança e proteção, e terá sua divulgação nas redes sociais e páginas do PET-EA e UFPel. Ação de conscientização será em formato online, onde iremos por meio das redes sociais levar informação e incentivo ao público. A ação de doação de sangue irá ser de caráter presencial e remoto, onde iremos incentivar as pessoas a doarem sangue, assim como fazer um mutirão de doadores para enriquecer os estoques de todos os tipos de sangue. Todas as medidas de segurança serão tomadas e doações serão agendadas, assim evitando aglomeração.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1 - Doação de materiais nas datas acima estabelecidas; Atendimento de uma instituição em cada campanha; Conscientização da comunidade acadêmica de solidariedade; Atividades extracurriculares incentivando as pessoas a doarem os materiais arrecadados.
Meta 2 – Doação de sangue

As atividades serão avaliadas conforme os seguintes indicadores: Quantidade de material arrecadado; Quantidade de pessoas atingidas; Número de participantes; Número de instituições; etc....

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN FELIPE GONÇALVES DOS SANTOS
CAIRO SCHULZ KLUG
FRANCIELE KROESSIN
GUILHERME HIRSCH RAMOS
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
Karen Raquel Pening Klitzke
LUAN MARTIN AREJANO
MATHEUS GOULART CARVALHO
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO21
MURILO GONÇALVES RICKES
RAFAEL MIRITZ BARTZ
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 01:20:18 (consulta levou 0.683553s)