Nome do Projeto
VETTOX- projeto de ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 06/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino “VETTOX” tem como principal objetivo, abranger uma área da medicina Veterinária pouco valorizada, a toxicologia. Além disso, o grupo se faz importante para criar um senso crítico nos discentes quanto à aplicação clínica e tratamento de animais acometidos por intoxicações.

Objetivo Geral

Promover um encontro semanal de discentes do curso de graduação em Medicina Veterinária, para a discussão de temas de toxicologia, por meio de seminários, palestras e trocas de experiências.

Justificativa

Faz-se necessária a criação desse grupo, pois esta é uma área de pouco conhecimento dos discentes e, atualmente, os casos de intoxicação em animais de companhia tem sido cada vez mais comuns, portanto os futuros profissionais precisarão estar preparados e ter pleno conhecimento de como identificar e agir frente a um quadro clínico de intoxicação. Portanto, esse grupo, visa tornar a toxicologia uma disciplina de maior importância no meio acadêmico.

Metodologia

Serão ministradas aulas com conteúdos voltados ao estudo da toxicologia, como intoxicações em animais de companhia, intoxicações em animais e, pets exóticos, as aulas serão planejadas e ministradas pela professora responsável pela disciplina e os discentes participarão de maneira ativa colaborando com o pleno desenvolvimento da disciplina e por meio do desenvolvimento de seminários e discussão de casos clínicos. Relatos clínicos, revisões de literatura e confecção de estudos abrangendo o conteúdo, serão confeccionados e submetidos à apresentação na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- Ufpel e outros eventos da área. Serão promovidas semanas de palestras com profissionais da área que abranja os discentes e, além dos limites físicos da universidade, abranja também a comunidade.
Vale salientar que temos . também, foco nas mídias digitais, tão importantes nesse tempo de pandemia.

Indicadores, Metas e Resultados

No projeto de ensino anterior " Vettox- projeto de ensino" que, teve duração de 29/01/2020 até 29/01/2021, obtivemos um engajamento muito importante dos acadêmicos. De acordo com o abordado no relatório do projeto, tivemos a produção de artigos, congressos e resumos em semanas acadêmicas e congressos.
Pretendemos continuar em nosso objetivo de : desenvolver raciocínio crítico nos discentes do curso de Medicina Veterinária, aumentar a produção literária acerca destes assuntos e, também, despertar interesse nos discentes sobre a como a toxicologia faz parte do cotidiano .

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINE BOGO MADRIL
ALICE CUNHA RODRIGUES
ALICE VALENTE GONCALVES PORTILHA
ANA CAROLINA GEHRKE ALVES
BERNARDO DOS SANTOS VAZ
BRENDA MADRUGA ROSA
BRUNA PORTO LARA
CAMILA BORGHETTI
CAROLINA SCHUCH DE CASTRO
CYNTHIA SLIVINSKIS LEMOS ZANARDO
EDUARDA KUNRATH MEYER
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
ELISA ROCHA DA SILVA
ELLEN LOÍDE DAMASIO
EMANUELLE MACIEL PEDERZOLI
FLÁVIA MIRANDA SENA
FRANCESCA LOPES ZIBETTI
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI6
ISABELA DE SOUZA MORALES
JULIANA COSTA DA COSTA
JULIANA RIBEIRO PEGORARO
KEWELIN SCHIMMELPFENNIG BONATO
LANA FERREIRA DA SILVA
LAURA DIAS PETRICIONE DE SOUZA
LEONARDO DE MELLO FARIAS
LORY LUÍSA JACQUES DE CASTRO RIZZATTI
MARIANA DUARTE PEREIRA
MAURÍCIO ANDRADE BILHALVA
MAYARA CRISTTINE RAMOS
MAYSA SEIBERT DE LEÃO
MICAEL OLIVEIRA RODRIGUES
MICHAELA MARQUES ROCHA
PATRÍCIA LINDEMANN
PAULA PRISCILA CORREIA COSTA6
SARA MARIN AUBEL
SOFIA FIORINI TELLI
THAÍS CRISTINA VANN
THAÍSSA PELLEGRIN DE ARAUJO
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR
WELLINGTON DA ROCHA DA SILVA

Página gerada em 24/04/2024 13:05:40 (consulta levou 0.176693s)