Nome do Projeto
Treinamento de habilidades sociais para comunicação oral e escrita em atividades remotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2021 - 10/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Habilidades sociais constituem um conjunto de competências que facilitam a iniciação e a manutenção de relacionamentos sociais positivos, contribuindo para a aceitação e o ajustamento social satisfatórios do indivíduo (Gresham, 2017). Comportamentos socialmente habilidosos são, portanto, essenciais para a comunicação, já que esta constitui o amálgama de toda relação social. Esta oficina pretende trabalhar habilidades de comunicação interpessoal requeridas no uso de diferentes correspondências escritas virtuais (e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais), bem como nas interações face a face e apresentações/exposições mediadas por dispositivos digitais. Serão abordados desde aspectos formais das mensagens (adequação estilística e gramatical, clareza, fórmulas de cortesia e de polidez) até o conjunto de habilidades para tornar a comunicação eficiente e assertiva (iniciar e encerrar conversa, trocar turnos conversacionais, fazer e responder perguntas, discordar, gratificar, elogiar bem como dar e receber feedback). A partir de uma abordagem psicoeducacional, a oficina, em um primeiro momento, apresentará o modelo das habilidades sociais, esclarecendo a importância de conhecer e desenvolver tais habilidades. Na sequência, serão apresentados modelos de comunicações mais e menos habilidosas levando o participante a compreender a importância de se efetuar certos ajustes na dinâmica da interação a fim de se obter uma comunicação mais eficiente e saudável. Também serão apresentadas algumas estratégias cognitivo-comportamentais para reduzir os sintomas de aversão à exposição. Na parte final da atividade, os participantes serão convidados a colocar em prática os conhecimentos e habilidades aprendidas. Espera-se que, com este treinamento, os participantes se sintam mais seguros e habilitados para desenvolver suas atividades acadêmicas na modalidade remota.
Objetivo Geral
Desenvolver, junto aos participantes, maiores habilidades sociais para uso na comunicação oral e escrita que constituem a rotina de suas atividades remotas. Este objetivo visa a dialogar com as Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária no que diz respeito à formação cidadã dos estudantes. Nesse sentido, o projeto visa a fornecer recursos para que os participantes possam (1) qualificar seu aproveitamento acadêmico, por meio de interações mais saudáveis com professores e colegas, (2) por meio da vivência dessas interações, aprender a construir relações de trabalho mais solidárias, fazendo uso de formas de comunicação interpessoal assertivas e acolhedoras.
Justificativa
O avanço da pandemia de COVID-19 alterou drasticamente as rotinas laborais e estudantis. Por força de manter o distanciamento social como medida preventiva à transmissão do novo coronavírus, o trabalho remoto instituiu-se como principal rotina. No entanto, esse novo meio de operar no trabalho e nos estudos, evidenciou que novas habilidades de comunicação e de interação interpessoal são requeridas. Muitos indivíduos, a partir das exigências impostas por essas novas configurações de interação, sentem-se desorientados e ineficazes. Nesse contexto, em que as urgências do aqui e agora demandam respostas rápidas da organização social, a universidade, através da conjugação e aplicação de diferentes saberes, deve propor algumas contribuições para a melhoria da qualidade de vida da população através das atividades de extensão. Tendo em vista tal demanda, o Treinamento de Habilidades Sociais se apresenta como um recurso bastante utilizado na psicologia e na educação para o desenvolvimento de competências interpessoais. Tal recurso pode ser utilizado como instrumento eficaz para auxiliar aqueles que se encontram em dificuldades para estabelecer comunicação no trabalho e nas atividades acadêmicas em tempos de isolamento, quando tais intercâmbios estão majoritariamente restritos à modalidade a distância. Ao integrar recursos da psicologia e da área de linguística, este projeto contribui para a formação dos participantes em caráter interdisciplinar, aspecto de suma importância em atividades extensionistas.
Metodologia
- Psicoeducação sobre habilidades sociais
- Modelação (aprendizagem por observação)
- Roleplay
- Desafio de crenças limitantes
- Exercícios práticos
- Modelação (aprendizagem por observação)
- Roleplay
- Desafio de crenças limitantes
- Exercícios práticos
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o treinamento de habilidades sociais efetuado no âmbito deste projeto permita que os participantes desenvolvam novas e mais eficientes estratégias de comunicação a serem utilizadas em suas atividades acadêmicas. Com isso, estima-se que possam (1) melhorar seu rendimento e desempenho nas atividades de ensino (2) abrir novas portas para oportunidades dentro da universidade (como a participação em atividades de pesquisa e extensão), desfrutando de uma maior qualidade de vida universitária. Espera-se, igualmente, que este projeto possa promover um movimento de mudança dentro da própria instituição, no sentido de que os modos de se comunicação mais saudáveis, isto é, mais assertivos e menos geradores de ansiedade passem a se apresentar como a meta de todos os setores da universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
Camila Leal Bonilha | |||
ETIANE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
ISADORA COSTA CORDOVA | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS | |||
LAVINIA MOREIRA LUCERO | |||
LETÍCIA VIEIRA DOS SANTOS | |||
MARIA RODRIGUES ALMEIDA | |||
MARYANA VICTORIA DOS SANTOS SANT ANA | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 4 | ||
Veridiana Pereira Borges |