Nome do Projeto
Treinamento de habilidades sociais para comunicação oral e escrita em atividades remotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2021 - 10/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Habilidades sociais constituem um conjunto de competências que facilitam a iniciação e a manutenção de relacionamentos sociais positivos, contribuindo para a aceitação e o ajustamento social satisfatórios do indivíduo (Gresham, 2017). Comportamentos socialmente habilidosos são, portanto, essenciais para a comunicação, já que esta constitui o amálgama de toda relação social. Esta oficina pretende trabalhar habilidades de comunicação interpessoal requeridas no uso de diferentes correspondências escritas virtuais (e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais), bem como nas interações face a face e apresentações/exposições mediadas por dispositivos digitais. Serão abordados desde aspectos formais das mensagens (adequação estilística e gramatical, clareza, fórmulas de cortesia e de polidez) até o conjunto de habilidades para tornar a comunicação eficiente e assertiva (iniciar e encerrar conversa, trocar turnos conversacionais, fazer e responder perguntas, discordar, gratificar, elogiar bem como dar e receber feedback). A partir de uma abordagem psicoeducacional, a oficina, em um primeiro momento, apresentará o modelo das habilidades sociais, esclarecendo a importância de conhecer e desenvolver tais habilidades. Na sequência, serão apresentados modelos de comunicações mais e menos habilidosas levando o participante a compreender a importância de se efetuar certos ajustes na dinâmica da interação a fim de se obter uma comunicação mais eficiente e saudável. Também serão apresentadas algumas estratégias cognitivo-comportamentais para reduzir os sintomas de aversão à exposição. Na parte final da atividade, os participantes serão convidados a colocar em prática os conhecimentos e habilidades aprendidas. Espera-se que, com este treinamento, os participantes se sintam mais seguros e habilitados para desenvolver suas atividades acadêmicas na modalidade remota.

Objetivo Geral

Desenvolver, junto aos participantes, maiores habilidades sociais para uso na comunicação oral e escrita que constituem a rotina de suas atividades remotas. Este objetivo visa a dialogar com as Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária no que diz respeito à formação cidadã dos estudantes. Nesse sentido, o projeto visa a fornecer recursos para que os participantes possam (1) qualificar seu aproveitamento acadêmico, por meio de interações mais saudáveis com professores e colegas, (2) por meio da vivência dessas interações, aprender a construir relações de trabalho mais solidárias, fazendo uso de formas de comunicação interpessoal assertivas e acolhedoras.

Justificativa

O avanço da pandemia de COVID-19 alterou drasticamente as rotinas laborais e estudantis. Por força de manter o distanciamento social como medida preventiva à transmissão do novo coronavírus, o trabalho remoto instituiu-se como principal rotina. No entanto, esse novo meio de operar no trabalho e nos estudos, evidenciou que novas habilidades de comunicação e de interação interpessoal são requeridas. Muitos indivíduos, a partir das exigências impostas por essas novas configurações de interação, sentem-se desorientados e ineficazes. Nesse contexto, em que as urgências do aqui e agora demandam respostas rápidas da organização social, a universidade, através da conjugação e aplicação de diferentes saberes, deve propor algumas contribuições para a melhoria da qualidade de vida da população através das atividades de extensão. Tendo em vista tal demanda, o Treinamento de Habilidades Sociais se apresenta como um recurso bastante utilizado na psicologia e na educação para o desenvolvimento de competências interpessoais. Tal recurso pode ser utilizado como instrumento eficaz para auxiliar aqueles que se encontram em dificuldades para estabelecer comunicação no trabalho e nas atividades acadêmicas em tempos de isolamento, quando tais intercâmbios estão majoritariamente restritos à modalidade a distância. Ao integrar recursos da psicologia e da área de linguística, este projeto contribui para a formação dos participantes em caráter interdisciplinar, aspecto de suma importância em atividades extensionistas.

Metodologia

- Psicoeducação sobre habilidades sociais
- Modelação (aprendizagem por observação)
- Roleplay
- Desafio de crenças limitantes
- Exercícios práticos

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o treinamento de habilidades sociais efetuado no âmbito deste projeto permita que os participantes desenvolvam novas e mais eficientes estratégias de comunicação a serem utilizadas em suas atividades acadêmicas. Com isso, estima-se que possam (1) melhorar seu rendimento e desempenho nas atividades de ensino (2) abrir novas portas para oportunidades dentro da universidade (como a participação em atividades de pesquisa e extensão), desfrutando de uma maior qualidade de vida universitária. Espera-se, igualmente, que este projeto possa promover um movimento de mudança dentro da própria instituição, no sentido de que os modos de se comunicação mais saudáveis, isto é, mais assertivos e menos geradores de ansiedade passem a se apresentar como a meta de todos os setores da universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA
Camila Leal Bonilha
ETIANE CORVELLO DA SILVEIRA
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA
ISADORA COSTA CORDOVA
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS
LAVINIA MOREIRA LUCERO
LETICIA VIEIRA DOS SANTOS
MARIA RODRIGUES ALMEIDA
MARYANA VICTORIA DOS SANTOS SANT ANA
TAIS BOPP DA SILVA4
Veridiana Pereira Borges

Página gerada em 25/04/2024 22:39:28 (consulta levou 0.135539s)