Nome do Projeto
II ConectAgro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/03/2021 - 31/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
Levando em consideração o sucesso atingido pelo I ConectAgro, o grupo PET - EA decidiu por realizar uma segunda edição do projeto, ocorrendo de forma online, o evento contará com palestras, painéis, cursos e visitas técnicas, a serem realizados durante os dias do evento. Os petianos se dividirão em equipes para organizar as atividades do evento e a transmissão do mesmo, dialogando constantemente para resolver situações que venham a surgir.
Objetivo Geral
O objetivo desse evento é proporcionar a integração e promover o acesso a informações relevantes sobre as inovações tecnológicas aplicadas às áreas da engenharia agrícola, que venham a agregar na vida profissional dos participantes.
Objetivos específicos: Ampliar a relação entre o meio acadêmico e a indústria, trazendo profissionais para relatarem sobre suas experiências no mercado de trabalho; divulgar o curso de engenharia agrícola a partir da participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do país; promover experiências aos petianos relacionadas a organização de eventos e cumprimento de prazos.
Objetivos específicos: Ampliar a relação entre o meio acadêmico e a indústria, trazendo profissionais para relatarem sobre suas experiências no mercado de trabalho; divulgar o curso de engenharia agrícola a partir da participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do país; promover experiências aos petianos relacionadas a organização de eventos e cumprimento de prazos.
Justificativa
A agricultura tornou-se o setor produtivo mais moderno do mundo, que vem transformando a economia brasileira. Em 2019, a soma dos serviços e bens gerados no agronegócio chegou a representar 21,4% do PIB brasileiro (CEPEA, 2020). O Brasil é o maior exportador de açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes bovina e de frango. Além disso, é o maior produtor mundial de café e suco de laranja, o segundo na produção de açúcar, soja em grãos e de carnes bovina e de frango, e o terceiro na produção mundial de milho. Esses dados se devem as inovações tecnológicas aderidas na agricultura, principalmente no desenvolvimento de maquinários. Tais tecnologias estão em constante adaptação, e são aprimoradas para uso nas mais diversas áreas de estudo da engenharia agrícola. Diante disso, torna-se importante o acesso às informações tanto aos estudantes da área e professores, como produtores rurais que são os principais responsáveis por utilizarem as tecnologias discutidas. Sendo assim, o PET – Engenharia Agrícola UFPel, promove o II ConectAgro, para contribuir com o acesso e trocas de conhecimentos e experiências sobre as novas tecnologias das áreas de estudo da engenharia agrícola.
Metodologia
O evento será realizado de forma online. Através de formulário de inscrição, será possível o acesso às informações dos participantes para a confecção dos certificados. O evento terá duração de três dias, em mês a ser definido na etapa de planejamento. Os temas abordados serão em torno das tecnologias e inovações diante as áreas da engenharia agrícola.
O projeto terá as seguintes etapas:
1ª etapa – Planejamento: definições gerais do evento, e divisão das comissões de trabalho: infraestrutura, participantes, inscrições e certificados, divulgação, patrocínio, transmissão e staff. A comissão de infraestrutura ficará responsável pelo local da realização do evento e de transporte, se necessário. Já a comissão de participantes, será responsável por buscar profissionais que entendam sobre os assuntos definidos, e providenciar os meios de acesso a estes participantes. A comissão de inscrições e certificados ficará responsável pela organização dos dados dos participantes, a partir da confecção de formulário de inscrição, além disso, monitorará a presença dos inscritos no evento. A comissão de divulgação será responsável pela confecção das artes para a divulgação tanto online quanto impressa do evento. A comissão de patrocínios será responsável por buscar empresas que gostariam de apoiar o evento, tanto financeiramente como com a distribuição de materiais. A comissão de transmissão monitorará toda a transmissão do evento via internet, para que pessoas de todo o país possam acompanhar o evento. E por fim, a comissão de staff será responsável por monitorar o funcionamento do evento durante os dias de realização, a fim de verificar possíveis problemas e controlá-los, além de organizar os brindes aos participantes.
2ª etapa: Definição dos temas das palestras, painéis, cursos e possíveis visitas técnicas que serão realizados durante o evento.
3ª etapa: Buscar possíveis nomes de empresas e profissionais sobre os temas definidos, e entrar em contato para agendar e definir horários e datas estipulados.
4ª etapa: Busca por patrocínio e materiais a serem distribuídos aos participantes.
5ª etapa: Definição da plataforma online para a transmissão do evento.
6ª etapa: Confecção das artes de divulgação do evento.
7ª etapa: Confecção do formulário de inscrição, estipulando os links de acesso e as informações necessárias dos inscritos.
8ª etapa: Divulgação do evento nas plataformas digitais e impresso.
9ª etapa: elaboração dos questionários de avaliação e presença do evento.
10ª etapa: realização do evento.
O projeto terá as seguintes etapas:
1ª etapa – Planejamento: definições gerais do evento, e divisão das comissões de trabalho: infraestrutura, participantes, inscrições e certificados, divulgação, patrocínio, transmissão e staff. A comissão de infraestrutura ficará responsável pelo local da realização do evento e de transporte, se necessário. Já a comissão de participantes, será responsável por buscar profissionais que entendam sobre os assuntos definidos, e providenciar os meios de acesso a estes participantes. A comissão de inscrições e certificados ficará responsável pela organização dos dados dos participantes, a partir da confecção de formulário de inscrição, além disso, monitorará a presença dos inscritos no evento. A comissão de divulgação será responsável pela confecção das artes para a divulgação tanto online quanto impressa do evento. A comissão de patrocínios será responsável por buscar empresas que gostariam de apoiar o evento, tanto financeiramente como com a distribuição de materiais. A comissão de transmissão monitorará toda a transmissão do evento via internet, para que pessoas de todo o país possam acompanhar o evento. E por fim, a comissão de staff será responsável por monitorar o funcionamento do evento durante os dias de realização, a fim de verificar possíveis problemas e controlá-los, além de organizar os brindes aos participantes.
2ª etapa: Definição dos temas das palestras, painéis, cursos e possíveis visitas técnicas que serão realizados durante o evento.
3ª etapa: Buscar possíveis nomes de empresas e profissionais sobre os temas definidos, e entrar em contato para agendar e definir horários e datas estipulados.
4ª etapa: Busca por patrocínio e materiais a serem distribuídos aos participantes.
5ª etapa: Definição da plataforma online para a transmissão do evento.
6ª etapa: Confecção das artes de divulgação do evento.
7ª etapa: Confecção do formulário de inscrição, estipulando os links de acesso e as informações necessárias dos inscritos.
8ª etapa: Divulgação do evento nas plataformas digitais e impresso.
9ª etapa: elaboração dos questionários de avaliação e presença do evento.
10ª etapa: realização do evento.
Indicadores, Metas e Resultados
Através deste evento, pretende-se promover maior visibilidade do curso de engenharia agrícola em âmbito nacional. Além disso, deseja-se promover a integração entre os discentes e docentes do curso de engenharia agrícola e profissionais e produtores rurais diante as inovações e tecnologias da área agrícola.
A avaliação do evento será feita mediante o preenchimento de questionários que contarão como presença nos dias do evento, e servirão como feedback das atividades desenvolvidas pelo grupo. Com estes dados, será possível analisar os pontos positivos e negativos do evento, que serão discutidos em reunião posterior para a decisão sobre o que deverá ser melhorado para as próximas edições.
A avaliação do evento será feita mediante o preenchimento de questionários que contarão como presença nos dias do evento, e servirão como feedback das atividades desenvolvidas pelo grupo. Com estes dados, será possível analisar os pontos positivos e negativos do evento, que serão discutidos em reunião posterior para a decisão sobre o que deverá ser melhorado para as próximas edições.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN FELIPE GONÇALVES DOS SANTOS | |||
CAIRO SCHULZ KLUG | |||
CAIRO SCHULZ KLUG | |||
FRANCIELE KROESSIN | |||
GUILHERME HIRSCH RAMOS | |||
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA | |||
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL | |||
Karen Raquel Pening Klitzke | |||
LUAN MARTIN AREJANO | |||
MATHEUS GOULART CARVALHO | |||
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO | 57 | ||
MURILO GONÇALVES RICKES | |||
RAFAEL MIRITZ BARTZ | |||
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW | |||
THALIA STRELOV DOS SANTOS | |||
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS |