Nome do Projeto
II ConectAgro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/03/2021 - 31/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
Levando em consideração o sucesso atingido pelo I ConectAgro, o grupo PET - EA decidiu por realizar uma segunda edição do projeto, ocorrendo de forma online, o evento contará com palestras, painéis, cursos e visitas técnicas, a serem realizados durante os dias do evento. Os petianos se dividirão em equipes para organizar as atividades do evento e a transmissão do mesmo, dialogando constantemente para resolver situações que venham a surgir.

Objetivo Geral

O objetivo desse evento é proporcionar a integração e promover o acesso a informações relevantes sobre as inovações tecnológicas aplicadas às áreas da engenharia agrícola, que venham a agregar na vida profissional dos participantes.

Objetivos específicos: Ampliar a relação entre o meio acadêmico e a indústria, trazendo profissionais para relatarem sobre suas experiências no mercado de trabalho; divulgar o curso de engenharia agrícola a partir da participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do país; promover experiências aos petianos relacionadas a organização de eventos e cumprimento de prazos.

Justificativa

A agricultura tornou-se o setor produtivo mais moderno do mundo, que vem transformando a economia brasileira. Em 2019, a soma dos serviços e bens gerados no agronegócio chegou a representar 21,4% do PIB brasileiro (CEPEA, 2020). O Brasil é o maior exportador de açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes bovina e de frango. Além disso, é o maior produtor mundial de café e suco de laranja, o segundo na produção de açúcar, soja em grãos e de carnes bovina e de frango, e o terceiro na produção mundial de milho. Esses dados se devem as inovações tecnológicas aderidas na agricultura, principalmente no desenvolvimento de maquinários. Tais tecnologias estão em constante adaptação, e são aprimoradas para uso nas mais diversas áreas de estudo da engenharia agrícola. Diante disso, torna-se importante o acesso às informações tanto aos estudantes da área e professores, como produtores rurais que são os principais responsáveis por utilizarem as tecnologias discutidas. Sendo assim, o PET – Engenharia Agrícola UFPel, promove o II ConectAgro, para contribuir com o acesso e trocas de conhecimentos e experiências sobre as novas tecnologias das áreas de estudo da engenharia agrícola.

Metodologia

O evento será realizado de forma online. Através de formulário de inscrição, será possível o acesso às informações dos participantes para a confecção dos certificados. O evento terá duração de três dias, em mês a ser definido na etapa de planejamento. Os temas abordados serão em torno das tecnologias e inovações diante as áreas da engenharia agrícola.
O projeto terá as seguintes etapas:

1ª etapa – Planejamento: definições gerais do evento, e divisão das comissões de trabalho: infraestrutura, participantes, inscrições e certificados, divulgação, patrocínio, transmissão e staff. A comissão de infraestrutura ficará responsável pelo local da realização do evento e de transporte, se necessário. Já a comissão de participantes, será responsável por buscar profissionais que entendam sobre os assuntos definidos, e providenciar os meios de acesso a estes participantes. A comissão de inscrições e certificados ficará responsável pela organização dos dados dos participantes, a partir da confecção de formulário de inscrição, além disso, monitorará a presença dos inscritos no evento. A comissão de divulgação será responsável pela confecção das artes para a divulgação tanto online quanto impressa do evento. A comissão de patrocínios será responsável por buscar empresas que gostariam de apoiar o evento, tanto financeiramente como com a distribuição de materiais. A comissão de transmissão monitorará toda a transmissão do evento via internet, para que pessoas de todo o país possam acompanhar o evento. E por fim, a comissão de staff será responsável por monitorar o funcionamento do evento durante os dias de realização, a fim de verificar possíveis problemas e controlá-los, além de organizar os brindes aos participantes.

2ª etapa: Definição dos temas das palestras, painéis, cursos e possíveis visitas técnicas que serão realizados durante o evento.

3ª etapa: Buscar possíveis nomes de empresas e profissionais sobre os temas definidos, e entrar em contato para agendar e definir horários e datas estipulados.

4ª etapa: Busca por patrocínio e materiais a serem distribuídos aos participantes.

5ª etapa: Definição da plataforma online para a transmissão do evento.

6ª etapa: Confecção das artes de divulgação do evento.

7ª etapa: Confecção do formulário de inscrição, estipulando os links de acesso e as informações necessárias dos inscritos.

8ª etapa: Divulgação do evento nas plataformas digitais e impresso.

9ª etapa: elaboração dos questionários de avaliação e presença do evento.

10ª etapa: realização do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Através deste evento, pretende-se promover maior visibilidade do curso de engenharia agrícola em âmbito nacional. Além disso, deseja-se promover a integração entre os discentes e docentes do curso de engenharia agrícola e profissionais e produtores rurais diante as inovações e tecnologias da área agrícola.

A avaliação do evento será feita mediante o preenchimento de questionários que contarão como presença nos dias do evento, e servirão como feedback das atividades desenvolvidas pelo grupo. Com estes dados, será possível analisar os pontos positivos e negativos do evento, que serão discutidos em reunião posterior para a decisão sobre o que deverá ser melhorado para as próximas edições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN FELIPE GONÇALVES DOS SANTOS
CAIRO SCHULZ KLUG
CAIRO SCHULZ KLUG
FRANCIELE KROESSIN
GUILHERME HIRSCH RAMOS
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
Karen Raquel Pening Klitzke
LUAN MARTIN AREJANO
MATHEUS GOULART CARVALHO
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO57
MURILO GONÇALVES RICKES
RAFAEL MIRITZ BARTZ
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 12:36:23 (consulta levou 0.150292s)