Nome do Projeto
Fisioterapia e atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Na Universidade Federal de Pelotas os documentos que institucionalizam a Extensão Universitária são a Resolução do COCEPE 29/2018, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino de Graduação e a Resolução do COCEPE 42/2018, que dispõe sobre a Integralização da Extensão. Este projeto tem o objetivo de propor carga horária do componente curricular Fisioterapia e atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde para Integralização da Extensão no Plano Pedagógico de Curso da Fisioterapia. De acordo com a Resolução CNE/CES Nº 07/2018, atividades de extensão são as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às Instituições de Ensino Superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. Além disso, a atividade de extensão que pode ser integralizada é aquela na qual o aluno é o agente da atividade. A extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de contribuir para a evolução da sociedade, com trocas de conhecimentos e com a participação da Universidade com o contexto social que ela está inserida, possibilitando que os acadêmicos vivenciem seus conhecimentos e tenham uma ação de modo interprofissional e interdisciplinar, valorizando e integrando a matriz curricular. Além da formação do aluno, o projeto pretende contemplar as diretrizes da extensão: de fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade de formação acadêmica nos cursos de graduação da UFPel; amplificar a prática extensionista na Universidade, estimulando a formação de conhecimento na realidade em consonância com as demandas da comunidade; ter relação próxima e auxiliar a comunidade que está inserido promovendo saúde nas unidades básicas de saúde.

Objetivo Geral

Capacitar o aluno a compreender o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, suas normas e organização. Promover estratégias de promoção à saúde e participação no contexto da Unidade Básica.

Com isto, o curso de fisioterapia também tem o objetivo de, junto ao Sistema Único de Saúde, dar atenção à comunidade que está inserido com educação em saúde e atendimento à população, da sala de espera até as residências situadas na área das UBSs.

Justificativa

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades de atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança e educação permanente. É imperativo que na formação, o fisioterapeuta aprenda a ter responsabilidades e compromissos no campo de atuação prático, proporcionando atividades com outros profissionais da área de saúde, profissionais de serviço e principalmente se posicionando de forma adequada e ética frente a comunidade que está inserido.
A integralização da extensão contribuirá para o desenvolvimento de ações no âmbito da saúde pública e possibilitará contato com assistência no âmbito da profissão, de acordo com os princípios e objetivos do PDI/UFPel (Resolução CONSUN Nº 13/2015), assegurando um equilíbrio entre as ações do ensino, da pesquisa e da extensão e intensificando as relações entre UFPel e sociedade.

Metodologia

Carga horaria 2 EXT no componente curricular Fisioterapia e atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde que permitirá a compreensão do funcionamento das UBS e estimula a participação na elaboração e aplicação de atividades de promoção à saúde na área adstrita.

A disciplina ainda não tem professores definidos, visto que o curso de fisioterapia é novo e há concursos em andamento. Apesar de ser respeitada a autonomia do professor responsável, a coordenação orienta que continuamente se mantenham reuniões dos professores do curso com os servidores da Unidade de Saúde. Assim, de acordo com a demanda do serviço, ações podem ser acrescentadas para aprimorar a atividade extensionista da Universidade. Além disso, aconselha-se que os acadêmicos constantemente conversem com pacientes e usuários para saber as demandas e levar aos professores responsável pelo componente curricular para discussão e ação.

Pretende-se atuar na sala de espera, com educação em saúde, e em campanhas gerais para a comunidade que a UBS está inserida.

Indicadores, Metas e Resultados

Atender a legislação vigente em relação à Integralização da extensão e permitir a participação dos alunos junto a comunidade, em diferentes âmbitos, contribuindo para sua formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA1
GUSTAVO DIAS FERREIRA0
RAFAEL BUENO ORCY0

Página gerada em 20/05/2022 21:53:05 (consulta levou 0.077386s)