Nome do Projeto
Introdução à prática clínica e hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 01/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Na Universidade Federal de Pelotas os documentos que institucionalizam a Extensão Universitária são a Resolução do COCEPE 29/2018, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino de Graduação e a Resolução do COCEPE 42/2018, que dispõe sobre a Integralização da Extensão. Este projeto tem o objetivo de propor carga horária do componente curricular Introdução à prática clínica e hospitalar para Integralização da Extensão no Plano Pedagógico de Curso da Fisioterapia. De acordo com a Resolução CNE/CES Nº 07/2018, atividades de extensão são as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às Instituições de Ensino Superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. Além disso, a atividade de extensão que pode ser integralizada é aquela na qual o aluno é o agente da atividade. A extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de contribuir para a evolução da sociedade, com trocas de conhecimentos e com a participação da Universidade com o contexto social que ela está inserida, possibilitando que os acadêmicos vivenciem seus conhecimentos e tenham uma ação de modo interprofissional e interdisciplinar, valorizando e integrando a matriz curricular. Além da formação do aluno, o projeto pretende contemplar as diretrizes da extensão: de fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade de formação acadêmica nos cursos de graduação da UFPel; amplificar a prática extensionista na Universidade, estimulando a formação de conhecimento na realidade em consonância com as demandas da comunidade; ter relação próxima e auxiliar a comunidade que está inserido promovendo saúde no ambulatório e no ambiente hospitalar.

Objetivo Geral

Introduzir o aluno a experiência em relação aos atendimentos clínicos e hospitalar à crianças e adolescentes

O curso de fisioterapia também tem o objetivo de, junto ao Sistema Único de Saúde, dar atenção à saúde da criança e do adolescente no nível clínico e hospitalar, os quais participarão de atividades de educação em saúde e atendimento à população.

Justificativa

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades de atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança e educação permanente. É imperativo que na formação, o fisioterapeuta aprenda a ter responsabilidades e compromissos no campo de atuação prático, proporcionando atividades com outros profissionais da área de saúde, profissionais de serviço e principalmente se posicionando de forma adequada e ética frente a comunidade que está inserido.
A integralização da extensão contribuirá para o desenvolvimento de ações no âmbito da saúde pública e possibilitará contato com assistência no âmbito da profissão, de acordo com os princípios e objetivos do PDI/UFPel (Resolução CONSUN Nº 13/2015), assegurando um equilíbrio entre as ações do ensino, da pesquisa e da extensão e intensificando as relações entre UFPel e sociedade.

Metodologia

Carga horaria 6 EXT no componente curricular Introdução à prática clínica e hospitalar que permitirá discutir e aplicar conhecimentos relacionados a atuação do fisioterapeuta nos campos de atenção à saúde nos ambientes hospitalar e ambulatorial, para crianças e adolescentes

A disciplina ainda não tem professores definidos, visto que o curso de fisioterapia é novo e há concursos em andamentos. Apesar de ser respeitada a autonomia do professor responsável, a coordenação orienta que continuamente se mantenham reuniões dos professores do curso com os servidores do hospital escola da UFPel. Assim, de acordo com a demanda do serviço, ações podem ser acrescentadas para aprimorar a atividade extensionista da Universidade. Esta disciplina promoverá o primeiro contato dos estudantes com os servidores do Hospital e do ambulatório, assim como com os pacientes jovens.

Indicadores, Metas e Resultados

Atender a legislação vigente em relação à Integralização da extensão e permitir a participação dos alunos junto a comunidade, em diferentes âmbitos, contribuindo para sua formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA1
GUSTAVO DIAS FERREIRA0
RAFAEL BUENO ORCY0

Página gerada em 19/04/2024 07:03:47 (consulta levou 0.150324s)