Nome do Projeto
Introdução à prática clínica e hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 01/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Na Universidade Federal de Pelotas os documentos que institucionalizam a Extensão Universitária são a Resolução do COCEPE 29/2018, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino de Graduação e a Resolução do COCEPE 42/2018, que dispõe sobre a Integralização da Extensão.
Este projeto tem o objetivo de propor carga horária do componente curricular Introdução à prática clínica e hospitalar para Integralização da Extensão no Plano Pedagógico de Curso da Fisioterapia.
De acordo com a Resolução CNE/CES Nº 07/2018, atividades de extensão são as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às Instituições de Ensino Superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. Além disso, a atividade de extensão que pode ser integralizada é aquela na qual o aluno é o agente da atividade.
A extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de contribuir para a evolução da sociedade, com trocas de conhecimentos e com a participação da Universidade com o contexto social que ela está inserida, possibilitando que os acadêmicos vivenciem seus conhecimentos e tenham uma ação de modo interprofissional e interdisciplinar, valorizando e integrando a matriz curricular.
Além da formação do aluno, o projeto pretende contemplar as diretrizes da extensão: de fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade de formação acadêmica nos cursos de graduação da UFPel; amplificar a prática extensionista na Universidade, estimulando a formação de conhecimento na realidade em consonância com as demandas da comunidade; ter relação próxima e auxiliar a comunidade que está inserido promovendo saúde no ambulatório e no ambiente hospitalar.
Objetivo Geral
Introduzir o aluno a experiência em relação aos atendimentos clínicos e hospitalar à crianças e adolescentes
O curso de fisioterapia também tem o objetivo de, junto ao Sistema Único de Saúde, dar atenção à saúde da criança e do adolescente no nível clínico e hospitalar, os quais participarão de atividades de educação em saúde e atendimento à população.
O curso de fisioterapia também tem o objetivo de, junto ao Sistema Único de Saúde, dar atenção à saúde da criança e do adolescente no nível clínico e hospitalar, os quais participarão de atividades de educação em saúde e atendimento à população.