Nome do Projeto
Estado de saúde bucal e incidência de eventos cardiovasculares, cerebrovasculares e mortalidade em idosos: um estudo Health ABC
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/03/2021 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A perda dentária está associada a resultados gerais adversos de saúde em idosos. No entanto, o mecanismo que leva a esses resultados não é totalmente compreendido. As possíveis explicações para isso são duplas. A má saúde bucal pode causar um estado de inflamação sistêmica, que pode então levar a doenças cardiovasculares, uma via particularmente plausível em indivíduos mais jovens. Alternativamente, a perda dentária é conhecida por prejudicar a nutrição e pode induzir uma série de efeitos adversos por meio dessa via. Embora o número bruto de dentes possa ser usado como uma medida de saúde bucal, o número de pares oclusais oferece informações mais valiosas sobre o nível de funcionamento oral retido pelo indivíduo, ou seja, o estado bucal pode ser pior mesmo com mais dentes remanescentes, caso estes tenham pouca ou nenhuma atividade oclusal. Estudos de saúde bucal e mortalidade levaram em consideração a perda de dentes e suas substituições, mas não enfocaram os pares funcionais de oclusão. Além disso, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apresentam uma prevalência global crescente em alinhamento com o envelhecimento da população, dietas processadas e estilos de vida sedentários, o que resulta em cerca de 41 milhões de mortes a cada ano. A carga global substancial de DNTs surge devido a doenças cardiovasculares, assim como a periodontite também é uma DCNT com uma alta prevalência geral de 45% -50%. Evidências robustas revelam uma associação positiva entre periodontite, doença coronariana e doença cerebrovascular. O sub estudo periodontal detalhado do Health ABC, o longo acompanhamento e a riqueza de eventos tornam-no um conjunto de dados de alta qualidade para testar a hipótese de que o número de pares de oclusão funcional e o estado de saúde periodontal são fatores de proteção contra todas as causas, doenças cardiovasculares e mortalidade cerebrovascular.

Objetivo Geral

Verificar a estado de saúde bucal de sua associação com a ocorrência de desfecho adversos cardiovasculares, cerebrovasculares e mortalidade em idosos.

Justificativa

Apesar dos achados já apresnetados, poucas evidências são conhecidas em estudos com seguimento mais longo, especialmente com idosos, acerca do impacto da saúde bucal em desfechos adversos sistêmicos, como cardiovasculares e cerebrovasculares.

Metodologia

Os dados de 1.136 idosos residentes na comunidade que participaram do estudo Health Aging and Body Composition (Health ABC) serão abordados nesse estudo. Os desfechos do presente estudo serão mortalidade cardiovascular, mortalidade cerebrovascular, mortalidade por todas as causas. Além disso, a presença de desfechos adversos cardiovasculares e cerebrovasculares, sem a ocorrência de mortalidade, serão consideradas como desfechos secundários do presente estudo. Os principais preditores serão número de pares de unidades funcionais e parâmetros periodontais, como média de profundidade de sondagem e média de perda de inserção clínica. Diversas variáveis serão utilizadas como covariáveis, tais como idade, sexo, nível educacional, nível de atividade física, cor da pele, uso de medicações, presença de diabetes, exposição ao álcool, exposição ao fumo, peso, altura e presença de depressão.

Indicadores, Metas e Resultados

A hipótese de trabalho do presente estudo é que a pior saúde bucal aumenta significativamente o risco do idoso de mortes relacionadas a causas cardiovasculares, cerebrovasculares ou por qualquer causa. Além disso, espera-se que a pior saúde bucal esteja associada com desfechos adversos ardiovasculares e cerebrovasculares. Os resultados desse estudo serão divulgadas em periódicos internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
NATALIA MARCUMINI POLA
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA

Página gerada em 16/04/2024 04:46:00 (consulta levou 0.127246s)