Nome do Projeto
UM MINUTO COM A LAITOX: UM BOLETIM SOBRE TOXICOLOGIA NA RÁDIO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2021 - 16/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Liga Acadêmica de Toxicologia (LAITOX) aborda temas de importância toxicológica, executando projetos de extensão não só com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade em geral através de diálogos que possam ser entendidos e compreendidos por pessoas de faixa etárias e escolaridades distintas. As intoxicações graves fazem parte das temáticas abordadas pela LAITOX e representam uma parcela importante do trabalho médico, tanto no atendimento de emergência quanto pacientes que necessitam de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o mundo. Noventa e nove por cento da história humana não foi escrita. Foi a tradição oral que a fez circular e ser conhecida. Com o surgimento da escrita e muito posteriormente os veículos de divulgação de notícias (imprensa) houve uma democratização da escrita. Entretanto, a tradição oral era e continua forte. A rádio soma-se a esta cultura milenar. Ela fala, e para receber a mensagem, basta ouvir. Neste sentido, a Radiocom, que fica localizada no centro de Pelotas/RS, foi construída por sindicalistas, trabalhadores, artistas e pessoas aplicadas com a luta pelo direito de expressão. São pessoas que se importam com a construção de espaços com fácil acesso e diálogos alternativos, ou seja, é uma conferência que oferece às marchas a oportunidade de debater diversos assuntos de interesse público, oferecendo oportunidades para projetos que possam beneficiar a sociedade. Neste sentido, a LAITOX planeja difundir através da RádioCom, pautas de conteúdo toxicológico em um bloco intitulado MINUTO COM A LAITOX.

Objetivo Geral

Esse projeto de extensão tem como objetivo estabelecer a comunicação de temáticas toxicológicas, tais como: alimentos, agrotóxicos, animais peçonhentos, drogas de abuso e medicamentos. A LIGA também objetiva, através do fácil acesso da população ao rádio, esclarecer dúvidas e acrescentar conhecimentos sobre intoxicações, além de disponibilizar contatos que possam auxiliar no manejo de qualquer tipo de intoxicação.

Justificativa

De acordo com as informações dos Dados Gerais de Atendimento do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul no período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017, os atendimentos do Plantão de Emergência abrangeram diversos grupos de agentes toxicológicos, no entanto, os medicamentos, animais peçonhentos, agrotóxicos, drogas de abuso e alimentos compõem 59,2% dos casos registrados, mostrando o alto índice de intoxicação que esses grupos causam na população. Logo, a tentativa de suicídio é responsável por 20,8% dos casos de exposição toxicológica e a principal circunstância associada ao registro de óbitos compondo 78,9% dos casos. Consequentemente, as crianças menores de cinco anos representam 21% dos casos e adultos de 20 a 39 anos correspondem a 28,8%, constituindo as faixas etárias mais acometidas pelas intoxicações pelos agentes já citados nesse parágrafo.
Além disso, em tempos de pandemia, quando muitos medicamentos são utilizados sem comprovação científica e não prescrita, a divulgação de informações científicas acerca da pandemia do corona vírus se torna essencial na sociedade.

Metodologia

Para a realização dessa ação de extensão, será disponibilizado um intervalo de tempo de 1 minuto dentro da programação da Rádio Com com vinculação do boletim nos períodos da manhã, tarde e noite. Após o espaço ser obtido, pautas breves, ricas em informação e com uma linguagem informal serão redigidas pelos alunos da LAITOX e posteriormente gravadas utilizando o software de gravação gravadora HD para Iphone. .Os assuntos a serem abordados na rádio serão escolhidos baseados no núcleo de pautas mais comentados na área de toxicologia tais como: alimentos, agrotóxicos, animais peçonhentos, drogas de abuso e medicamentos.

Indicadores, Metas e Resultados

A LAITOX pretende que as informações difundidas na RádioCom cheguem o mais variado público. Essas informações vão ressaltar a importância do cuidado com o manuseio de medicamentos, podendo auxiliar no desenho de estratégias que minimizem os casos de envenenamento, contribuindo para atenuar as ocorrências de intoxicação em nossa sociedade.
Como meta, os alunos da liga visam redigir pelo menos mais 15 pautas sobre toxicologia no geral, como drogas de abuso, agrotóxicos, animais peçonhentos e alimentos e automedicação em tempos de pandemia. Deste modo, como cada pauta é vinculada 1 várias vezes por ao dia, o ouvinte ficará exposto à uma rotatividade de informação sobre toxicologia.
Para avaliar a aceitação do público, uma enquete será realizada no site da Laitox durante a divulgação do minuto com a Laitox.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
BRUNA VOIGT RODRIGUES
DANIELA DE BITTENCOURT MAIA
DIOVANA PADILHA BUENO
FRANCINE RODRIGUES PEDRA
GABRIELA DE OLIVEIRA
GEÓRGIA MARIN
GIANA DE PAULA COGNATO2
LARISSA COSTA DA SILVA
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
MARINA VIEIRA FOUCHY

Página gerada em 28/03/2024 05:36:58 (consulta levou 0.205279s)