Nome do Projeto
Laboratorio extensão Emau Joaobem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O João de Barro Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (JoãoBEM) é um coletivo estudantil que tem como princípio a autogestão, a transdisciplinaridade, o compromisso coletivo e a solidariedade. Assim, o Laboratório de Extensão busca fomentar a autonomia estudantil e desenvolver-se a partir de ações coletivas, tendo em vista processos de decisão e organização compartilhados entre todos os membros e interessados. A presente atividade de caráter de ensino e extensão propõe-se à criação de projetos, produções artísticas e outras proposições que podem surgir espontaneamente das relações entre as pessoas e grupos envolvidos, como ferramentas para fins acadêmicos e sociais, sem substituir a figura profissional do arquiteto, seja da prefeitura ou independente, para criar reflexões coletivas entre os estudantes da FAUrb - UFPel e também da comunidade, através de uma metodologia alternativa à sala de aula. O JoãoBem tem como uma de suas prioridades trabalhar de forma horizontal, a fim de, estimular o senso crítico de todos os envolvidos, buscando construir uma mobilização de comunidades populares, e garantir a construção de habitações dignas. Neste sentido, o Laboratório de Extensão EMAU é uma experiência de troca, em que os conhecimentos são construídos coletivamente, dando ênfase aos saberes populares. Tendo esses pontos em vista, o EMAU estimula os estudantes de Arquitetura e Urbanismo a se aprofundarem nas questões sociais populares, exercendo o valor social da Universidade Pública. Compreendendo melhor estas relações, tanto comunitárias quanto acadêmicas, o trabalho do Laboratório de Extensão procura se distanciar também de uma das principais consequências do assistencialismo: o clientelismo. Nesse momento de Pandemia as ações serão de forma remota a alunos e com as comunidades criando formas de comunicação virtual especificas para ações solidarias; grupo de estudos sobre o dereito a cidade; formações sobre temas afins, como: permacultura, agroecologia, educação popular... ; construção e fortalecimento de redes de movimento social; oficinas de projeto de forma virtual; Zine digital de apresentação do EMAU, com perspectiva de distribuição; cine debate online (cinemau); propaganda por meio de rede sociais com ilustrações dos integrantes sobre os temas de formação

Objetivo Geral

O Laboratório de Extensão do Emau, tem como objetivo incentivar e desenvolver o trabalho participativo dentro e fora da universidade, não se restringindo à discussão, mas também promovendo a ação, bem como a troca entre as partes envolvidas. O EMAU, além de ter livre a participação para todos os estudantes de arquitetura e urbanismo, é livre para outros interessados, sendo um espaço de debate aberto a toda a sociedade. Isso garante um processo projetual participativo, promovendo a mobilização social.
Entre outros o laboratório pretende (assim como o Estatuto do Fenea): Trabalhar para o incremento das relações entre corpo discente e docente, visando sempre a melhoria do ensino e da aprendizagem; manter intercâmbio e promover atividades conjuntas com associações congêneres em nível municipal, regional, nacional e internacional; estimular o desenvolvimento científico dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo promovendo atividades de interesse da formação profissional dos mesmos; Estimular o estudo, análise e discussão da Arquitetura e do Urbanismo; estimular o desenvolvimento de projetos sócio-culturais, científicos e acadêmicos; promover e incentivar o inter-relacionamento entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo com os demais estudantes e entidades estudantis, com o fito de solucionar problemas comuns; lutar pelo ensino público, gratuito e pela qualidade de ensino em todos os níveis.

Justificativa

O Laboratório de Extensão Emau busca atividades baseadas na troca de saberes com as comunidades, com o intuito de criar ligações entre o meio acadêmico e a sociedade. Assim, cria-se um intercâmbio de informações com as comunidades, em que a universidade e a sociedade compartilham conhecimentos de forma horizontal. O Laboratório de Extensão do Emau quer ser o vínculo institucional do Emau e sua ligação direta a nível Nacional com a FeNEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil a qual tem origem nos primeiros Grêmios de Arquitetura fundados no país. Desde 1932 esse movimento organiza-se através de amplas discussões sobre Arquitetura e Urbanismo, suas condições de ensino, o papel da Universidade e a conjuntura político-social brasileira.

Metodologia

O Laboratório de Extensão Emau pretende utilizar a metodologia laboratorial, da ação prática, como ponto de encontro entre teorias acadêmicas e a prática profissional dentro do âmbito das comunidades vulneráveis. Realizando análises, visitas in loco, coleta de dados e o mais primordial a interação com as comunidades, estimulando a solução de problemas arquitetônicos, urbanos e paisagísticos, ou seja, a elaboração de um projeto-ação. A metodologia proposta pelo desenvolvimento do projeto é concebida como lugar para se devolver ações extemporâneas, apresentando-se não apenas como o lugar onde os alunos colocam em prática o que aprenderam em nível teórico, através da experimentação dos saberes, mas acima de tudo como uma metodologia de ensino inovadora, que envolve todas as disciplinas, dirigindo-se a todas as comunidades em uma dinâmica de troca contínua.
O caráter coletivo de todo o processo pretende facilitar a personalização do processo de ensino e de aprendizagem, permitindo aos alunos adquirir conhecimento através de "fazer coletivamente", dando força à ideia de que a extensão é o lugar onde se "aprende aprendendo " para a vida. Todas as áreas de conhecimento podem, portanto, beneficiar-se da metodologia laboratorial, pois todas as teorias podem e devem se tornar práticas, em metodologia de atelier ou laboratórios que proponham ações.

Indicadores, Metas e Resultados

O Laboratório de Extensão Emau, tem seu eixo norteador ético para alcançar suas metas e resultados esperados nos quatros postulados da Unesco e União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo. Que são:
Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.
Tendo esses marcadores, o Laboratório tem como intuito concentrar seus trabalhos em pesquisas, extensão e ensino, na realização de atividades que atinjam um vasto grupo de pessoas. Buscando cumprir os quatros postulados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE BALHEGO MOREIRA HAX
DIENIFER DA SILVA GARCIA
EMANUELA DI FELICE6
FELIPE AIRES THOFEHRN
Fabrício Sanches Medeiros
GABRIELA WREGE PARRA
JULIANA AIDE BORTOLOTTI
LETICIA RODRIGUES DA CUNHA
LUCIANA CAVALHEIRO DE FREITAS
MARCELA MILGAREJO SOUZA
MICHEL DA SILVA KNUTH
MURI MACHADO
NADIANE FONTES CASTRO
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI
VINÍCIUS DIAS DE PAULA

Página gerada em 20/04/2024 07:49:46 (consulta levou 0.138195s)