Nome do Projeto
Laboratorio extensão Emau Joaobem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O João de Barro Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (JoãoBEM) é um coletivo estudantil que tem como princípio a autogestão, a transdisciplinaridade, o compromisso coletivo e a solidariedade. Assim, o Laboratório de Extensão busca fomentar a autonomia estudantil e desenvolver-se a partir de ações coletivas, tendo em vista processos de decisão e organização compartilhados entre todos os membros e interessados. A presente atividade de caráter de ensino e extensão propõe-se à criação de projetos, produções artísticas e outras proposições que podem surgir espontaneamente das relações entre as pessoas e grupos envolvidos, como ferramentas para fins acadêmicos e sociais, sem substituir a figura profissional do arquiteto, seja da prefeitura ou independente, para criar reflexões coletivas entre os estudantes da FAUrb - UFPel e também da comunidade, através de uma metodologia alternativa à sala de aula.
O JoãoBem tem como uma de suas prioridades trabalhar de forma horizontal, a fim de, estimular o senso crítico de todos os envolvidos, buscando construir uma mobilização de comunidades populares, e garantir a construção de habitações dignas. Neste sentido, o Laboratório de Extensão EMAU é uma experiência de troca, em que os conhecimentos são construídos coletivamente, dando ênfase aos saberes populares. Tendo esses pontos em vista, o EMAU estimula os estudantes de Arquitetura e Urbanismo a se aprofundarem nas questões sociais populares, exercendo o valor social da Universidade Pública. Compreendendo melhor estas relações, tanto comunitárias quanto acadêmicas, o trabalho do Laboratório de Extensão procura se distanciar também de uma das principais consequências do assistencialismo: o clientelismo.
Nesse momento de Pandemia as ações serão de forma remota a alunos e com as comunidades criando formas de comunicação virtual especificas para ações solidarias; grupo de estudos sobre o dereito a cidade; formações sobre temas afins, como: permacultura, agroecologia, educação popular... ; construção e fortalecimento de redes de movimento social; oficinas de projeto de forma virtual; Zine digital de apresentação do EMAU, com perspectiva de distribuição; cine debate online (cinemau); propaganda por meio de rede sociais com ilustrações dos integrantes sobre os temas de formação
Objetivo Geral
O Laboratório de Extensão do Emau, tem como objetivo incentivar e desenvolver o trabalho participativo dentro e fora da universidade, não se restringindo à discussão, mas também promovendo a ação, bem como a troca entre as partes envolvidas. O EMAU, além de ter livre a participação para todos os estudantes de arquitetura e urbanismo, é livre para outros interessados, sendo um espaço de debate aberto a toda a sociedade. Isso garante um processo projetual participativo, promovendo a mobilização social.
Entre outros o laboratório pretende (assim como o Estatuto do Fenea): Trabalhar para o incremento das relações entre corpo discente e docente, visando sempre a melhoria do ensino e da aprendizagem; manter intercâmbio e promover atividades conjuntas com associações congêneres em nível municipal, regional, nacional e internacional; estimular o desenvolvimento científico dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo promovendo atividades de interesse da formação profissional dos mesmos; Estimular o estudo, análise e discussão da Arquitetura e do Urbanismo; estimular o desenvolvimento de projetos sócio-culturais, científicos e acadêmicos; promover e incentivar o inter-relacionamento entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo com os demais estudantes e entidades estudantis, com o fito de solucionar problemas comuns; lutar pelo ensino público, gratuito e pela qualidade de ensino em todos os níveis.
Entre outros o laboratório pretende (assim como o Estatuto do Fenea): Trabalhar para o incremento das relações entre corpo discente e docente, visando sempre a melhoria do ensino e da aprendizagem; manter intercâmbio e promover atividades conjuntas com associações congêneres em nível municipal, regional, nacional e internacional; estimular o desenvolvimento científico dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo promovendo atividades de interesse da formação profissional dos mesmos; Estimular o estudo, análise e discussão da Arquitetura e do Urbanismo; estimular o desenvolvimento de projetos sócio-culturais, científicos e acadêmicos; promover e incentivar o inter-relacionamento entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo com os demais estudantes e entidades estudantis, com o fito de solucionar problemas comuns; lutar pelo ensino público, gratuito e pela qualidade de ensino em todos os níveis.
Justificativa
O Laboratório de Extensão Emau busca atividades baseadas na troca de saberes com as comunidades, com o intuito de criar ligações entre o meio acadêmico e a sociedade. Assim, cria-se um intercâmbio de informações com as comunidades, em que a universidade e a sociedade compartilham conhecimentos de forma horizontal. O Laboratório de Extensão do Emau quer ser o vínculo institucional do Emau e sua ligação direta a nível Nacional com a FeNEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil a qual tem origem nos primeiros Grêmios de Arquitetura fundados no país. Desde 1932 esse movimento organiza-se através de amplas discussões sobre Arquitetura e Urbanismo, suas condições de ensino, o papel da Universidade e a conjuntura político-social brasileira.
Metodologia
O Laboratório de Extensão Emau pretende utilizar a metodologia laboratorial, da ação prática, como ponto de encontro entre teorias acadêmicas e a prática profissional dentro do âmbito das comunidades vulneráveis. Realizando análises, visitas in loco, coleta de dados e o mais primordial a interação com as comunidades, estimulando a solução de problemas arquitetônicos, urbanos e paisagísticos, ou seja, a elaboração de um projeto-ação. A metodologia proposta pelo desenvolvimento do projeto é concebida como lugar para se devolver ações extemporâneas, apresentando-se não apenas como o lugar onde os alunos colocam em prática o que aprenderam em nível teórico, através da experimentação dos saberes, mas acima de tudo como uma metodologia de ensino inovadora, que envolve todas as disciplinas, dirigindo-se a todas as comunidades em uma dinâmica de troca contínua.
O caráter coletivo de todo o processo pretende facilitar a personalização do processo de ensino e de aprendizagem, permitindo aos alunos adquirir conhecimento através de "fazer coletivamente", dando força à ideia de que a extensão é o lugar onde se "aprende aprendendo " para a vida. Todas as áreas de conhecimento podem, portanto, beneficiar-se da metodologia laboratorial, pois todas as teorias podem e devem se tornar práticas, em metodologia de atelier ou laboratórios que proponham ações.
O caráter coletivo de todo o processo pretende facilitar a personalização do processo de ensino e de aprendizagem, permitindo aos alunos adquirir conhecimento através de "fazer coletivamente", dando força à ideia de que a extensão é o lugar onde se "aprende aprendendo " para a vida. Todas as áreas de conhecimento podem, portanto, beneficiar-se da metodologia laboratorial, pois todas as teorias podem e devem se tornar práticas, em metodologia de atelier ou laboratórios que proponham ações.
Indicadores, Metas e Resultados
O Laboratório de Extensão Emau, tem seu eixo norteador ético para alcançar suas metas e resultados esperados nos quatros postulados da Unesco e União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo. Que são:
Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.
Tendo esses marcadores, o Laboratório tem como intuito concentrar seus trabalhos em pesquisas, extensão e ensino, na realização de atividades que atinjam um vasto grupo de pessoas. Buscando cumprir os quatros postulados.
Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.
Tendo esses marcadores, o Laboratório tem como intuito concentrar seus trabalhos em pesquisas, extensão e ensino, na realização de atividades que atinjam um vasto grupo de pessoas. Buscando cumprir os quatros postulados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DENISE BALHEGO MOREIRA HAX | |||
DIENIFER DA SILVA GARCIA | |||
EMANUELA DI FELICE | 6 | ||
FELIPE AIRES THOFEHRN | |||
Fabrício Sanches Medeiros | |||
GABRIELA WREGE PARRA | |||
JULIANA AIDÊ BORTOLOTTI | |||
LETICIA RODRIGUES DA CUNHA | |||
LUCIANA CAVALHEIRO DE FREITAS | |||
MARCELA MILGAREJO SOUZA | |||
MICHEL DA SILVA KNUTH | |||
MURI MACHADO | |||
NADIANE FONTES CASTRO | |||
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI | |||
VINÍCIUS DIAS DE PAULA |