Nome do Projeto
Leituras sobre Piaget - compreendendo o conceito de autonomia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2021 - 19/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O objetivo desse projeto de ensino é aprofundar a compreensão sobre a teoria piagetiana, mais especificamente, sobre o conceito de autonomia. O estudo no projeto será realizado a partir da leitura de artigos científicos publicados na revista Scheme, especializada em publicações de pesquisas que usam a teoria de Piaget como referencial teórico central.
Objetivo Geral
Aprofundar a compreensão sobre a teoria piagetiana, mais especificamente, sobre o conceito de autonomia.
Justificativa
No semestre 2020/1, no trabalho com a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação, trabalhamos o método clínico nos seus pressupostos teóricos e metodológicos. Além da leitura e da reflexão produzida a partir da teoria, foi possível trabalhar com o método realizando entrevistas clínicas com crianças da convivência das estudantes. Esse movimento permitiu uma reflexão crítica da teoria e do método e apontou a necessidade de qualificar os estudos e compreensão da teoria piagetiana.
Metodologia
O projeto será realizado quinzenalmente com encontros on line, através da plataforma WebConf e/ou google meet para discussão sobre os artigos lidos previamente pelos estudantes participantes do grupo de estudos. Utilizaremos, ainda, outras plataformas de comunicação e interação como Whatsapp e moodle para disponibilizar os textos e estabelecer o diálogo ao longo da leitura dos textos, incluindo o uso de ferramentas que auxiliam na análise dos artigos, como esquemas e mapas conceituais. Nos encontros quinzenais, faremos dinâmicas de debates proporcionando a cada um apresentar sua compreensão e seus esquemas construídos a partir da leitura dos textos. No total, faremos a leitura, estudo e debate de 13 artigos localizados no repositório da revista Sheme (https://revistas.marilia.unesp.br).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com esse projeto, a qualificação na compreensão das estudantes em relação aos pressupostos teóricos de Piaget, especialmente, do conceito de autonomia. Discussão relevante na formação de professores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANALISA ZORZI | 2 | ||
BIANCA LEAL FERNANDES | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
MELISSA FORMIGA SOARES |