Nome do Projeto
Leituras sobre Piaget - compreendendo o conceito de autonomia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2021 - 19/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O objetivo desse projeto de ensino é aprofundar a compreensão sobre a teoria piagetiana, mais especificamente, sobre o conceito de autonomia. O estudo no projeto será realizado a partir da leitura de artigos científicos publicados na revista Scheme, especializada em publicações de pesquisas que usam a teoria de Piaget como referencial teórico central.

Objetivo Geral

Aprofundar a compreensão sobre a teoria piagetiana, mais especificamente, sobre o conceito de autonomia.

Justificativa

No semestre 2020/1, no trabalho com a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação, trabalhamos o método clínico nos seus pressupostos teóricos e metodológicos. Além da leitura e da reflexão produzida a partir da teoria, foi possível trabalhar com o método realizando entrevistas clínicas com crianças da convivência das estudantes. Esse movimento permitiu uma reflexão crítica da teoria e do método e apontou a necessidade de qualificar os estudos e compreensão da teoria piagetiana.

Metodologia

O projeto será realizado quinzenalmente com encontros on line, através da plataforma WebConf e/ou google meet para discussão sobre os artigos lidos previamente pelos estudantes participantes do grupo de estudos. Utilizaremos, ainda, outras plataformas de comunicação e interação como Whatsapp e moodle para disponibilizar os textos e estabelecer o diálogo ao longo da leitura dos textos, incluindo o uso de ferramentas que auxiliam na análise dos artigos, como esquemas e mapas conceituais. Nos encontros quinzenais, faremos dinâmicas de debates proporcionando a cada um apresentar sua compreensão e seus esquemas construídos a partir da leitura dos textos. No total, faremos a leitura, estudo e debate de 13 artigos localizados no repositório da revista Sheme (https://revistas.marilia.unesp.br).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse projeto, a qualificação na compreensão das estudantes em relação aos pressupostos teóricos de Piaget, especialmente, do conceito de autonomia. Discussão relevante na formação de professores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALISA ZORZI2
BIANCA LEAL FERNANDES
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA
MELISSA FORMIGA SOARES

Página gerada em 18/04/2024 18:26:54 (consulta levou 0.131753s)