Nome do Projeto
Diálogos com Produtores de Morro Redondo: saberes da tradição doceira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 04/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Morro Redondo, município da Pelotas antiga, detém um histórico de relevância na produção doceira com capital cultural reconhecido. Como informação e registro da prática doceira, os saberes acumulados e praticados pelos produtores locais, e seus produtos, carregam significativos valores desta cultura, principalmente como formação dos jovens que identificam seus valores sociais e, na prática econômica, fortalecem seu pertencimento no local que habitam. Neste sentido, o projeto Diálogos com Produtores de Morro Redondo: saberes da tradição doceira pretende realizar entrevistas com as famílias tradicionais de Morro Redondo, produtoras de doces, identificando e registrando informações sobre os insumos, processos de produção, distribuição e agenciamento promocional e de divulgação dos mesmos, bem como busca contribuir para a diminuição do índice de evasão do sujeito, garantindo sua possibilidade de permanência, qualidade de vida, na ruralidade.

Objetivo Geral

Realizar entrevistas com Produtores de Doces Tradicionais de Morro Redondo para promover e veicular o patrimônio cultural e, assim, praticar estratégias de pertencimento.

Justificativa

Morro Redondo, município da Pelotas Antiga, detém um histórico de relevância na produção doceira, com capital cultural gastronômico reconhecido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Considerando o Baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano deste município, a produção doceira (produtos tradicionais) garantem e potencializam o desenvolvimento social/econômico dos seus habitantes. Desta maneira, através dos registros ideográficos, preservar os saberes para a permanente prática e a consequente qualificação deste mercado impulsiona à memória e à produção do conhecimento pautado pela interação da academia com a comunidade. Como informação e registro da prática doceira, através de entrevistas com os seus "Tesouros Humanos Vivos", promove-se a formação de público e a valorização deste ofício e, desta maneira, justifica-se esta proposta.

Metodologia

1. Criar cronograma de entrevistas: Produtores e Tradição Doceira de Morro Redondo
2. Realizar entrevistas audiovisuais por teleconferências;
3. Editar entrevistas;
4. Construir Catálogo interativo Produtores e Tradição Doceira de Morro Redondo através dos depoimentos coletados nas entrevistas;
5. Publicar e distribuir as entrevistas, bem como um Catálogo interativo dos Produtores e da Tradição Doceira de Morro Redondo.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
1. Adesão às entrevistas;
2. Análises quantitativas e qualitativas das descrições relatadas pelos entrevistados para validar os dados registrados;
3. Agenciamento para acesso dos resultados.

Resultados:
1. Documentário/ publicação das entrevistas;
2. Produção e distribuição do Catálogo interativo Produtores e Tradição Doceira de Morro Redondo

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA CABREIRA MAGALHÃES FALCÃO
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
LUCAS ZANUSSO MORAIS
Pietro Strickler Pereira

Página gerada em 25/04/2024 18:59:26 (consulta levou 0.132207s)