Nome do Projeto
Projeto RONDON - Operação Rondônia Cinquentenário - 2017
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/01/2017 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Saúde
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Os objetivos do Projeto são: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
As ações a serem desenvolvidas no Projeto pela UFpel na Operação Rondônia Cinquentenário - 2017 contemplam as atividades referentes ao Conjunto B de ações definidas pelo Ministério da Defesa, envolvendo as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho.
Objetivo Geral
a) Levar à comunidade do Estado de Rondônia informações e ações universitárias que contribuam para seu desenvolvimento sustentável, bem-estar social e qualidade de vida;
b) Oportunizar a participação de acadêmicos da UFPel no Projeto Rondon, visando realizar atividade de extensão universitária de elevada qualidade, a qual contribuirá para formação plena de profissionais e cidadãos que compreendam seu papel na sociedade brasileira.
b) Oportunizar a participação de acadêmicos da UFPel no Projeto Rondon, visando realizar atividade de extensão universitária de elevada qualidade, a qual contribuirá para formação plena de profissionais e cidadãos que compreendam seu papel na sociedade brasileira.
Justificativa
Nossa IES atua em ensino, pesquisa e extensão e percebe a importância da extensão como inspiradora à pesquisa e dinamizadora do ensino. Considerando o papel da Extensão Universitária das IES que perpassam por viabilizar a relação transformadora com a sociedade, é importante que sua atuação seja voltada para os interesses e necessidades da população alvo e busque a implementação de desenvolvimento regional e políticas públicas. Assim, ao estar diante de diversos cenários e com diferentes complexidades, que busque eleger questões prioritárias e que colaborem para uma efetiva mudança social, faz-se necessário o desenvolvimento de relações entre a IES e os diversos setores sociais, com estabelecimento de um diálogo, de forma a promover alianças com movimentos sociais para superação de desigualdades. Além disso, é muito importante que o trabalho dos atores do processo social conduza à inter institucionalidade, construída na integração de organizações, profissionais e pessoas. Por fim, toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento. O acadêmico será o protagonista de sua formação técnica para obtenção de competências necessárias à atuação profissional, e de sua formação cidadã. Nesse sentido, nossa participação no Projeto Rondon viabiliza, a prática extensionista, permitindo o processo de transformação desta relação entre a IES e a população dos municípios de Rondônia que serão assistidos pelo projeto. Assim, esta proposta vê uma nova oportunidade de participação, onde se propõe a, em parceria com o Ministério da Defesa, conduzir oito estudantes e dois docentes ao Estado de Rondônia para trocar experiências de modo a socializar conhecimento e tecnologias e buscar vivências em realidade diversa daquela de nossa região. Acredita-se firmemente que esta troca proporcionará ganhos para todos os participantes, que através de ações de cidadania descobrem a possibilidade de auxiliarem e serem auxiliados e, se vêem no mundo como agentes de transformação.
Metodologia
Diagnóstico geral da região abrangida pela Operação Rondônia Cinquentenário;
Diagnóstico urbano e rural com a identificação do índice de pobreza e de exclusão social dos municípios contemplados no edital;
Identificação dos principais problemas sociais e deficiências de informações, benefícios, serviços, programas e projetos dos municípios contemplados no edital;
Identificação das principais políticas públicas vigentes nos municípios contemplados no edital ;
Análise da situação econômica e social dos municípios contemplados no edital ;
Proposta (ações/oficinas) por área contempladas no conjunto B (comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho;
Execução das ações nos municípios abrangidos;
Emissão de relatório de atividades ao Ministério da Defesa.
Diagnóstico urbano e rural com a identificação do índice de pobreza e de exclusão social dos municípios contemplados no edital;
Identificação dos principais problemas sociais e deficiências de informações, benefícios, serviços, programas e projetos dos municípios contemplados no edital;
Identificação das principais políticas públicas vigentes nos municípios contemplados no edital ;
Análise da situação econômica e social dos municípios contemplados no edital ;
Proposta (ações/oficinas) por área contempladas no conjunto B (comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho;
Execução das ações nos municípios abrangidos;
Emissão de relatório de atividades ao Ministério da Defesa.
Indicadores, Metas e Resultados
Por parte da população atendida, almeja-se que se apropriem do conhecimento compartilhado e que ao apreenderem o conteúdo e aplicá-lo, possam estar empoderados e atuantes no conhecimento dos seus direitos e na conquista da cidadania, através do acesso das políticas públicas. Quanto aos estudantes participantes da Operação, espera-se que estes possam aplicar e repensar o conteúdo aprendido em sala de aula, a partir da aplicação prática, bem como o conhecimento e conscientização da situação da população brasileira e suas necessidades, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO RODRIGUES | |||
BELNI SPERLUK BELMONTE | |||
DEBORA CRISTINA NICHELLE LOPES | 7 | ||
DYÉLLEN GARCIA VASCONCELOS | |||
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES | |||
GISELE CRISTINE HARTWIG | |||
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA | |||
LUCAS MARTINS CHRIST | |||
LUCIANA MARINI KOPP | 11 | ||
MAURICIO HAUBERT | |||
NATÁLIA GOLIN | |||
TAIS ULLRICH FONSECA | 3 | ||
THAÍS ESTERCIO | |||
VINÍCIUS CAMARGO ZIENTARSKI | 4 |