Nome do Projeto
VeriFato: educação midiática e combate à desinformação na Educação Básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/03/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
VeriFato é um projeto de extensão voltado a alunos e professores da educação básica de Pelotas e tem o objetivo de investir na educação midiática como uma estratégia de combate à desinformação. Essa proposta iniciou em 2019 como uma ação do projeto de ensino CHECAGEM DE IMAGENS QUE CIRCULAM NO CIBERESPAÇO (código 2511), que caracterizou-se pela oferta de cursos de curta-duração a alunos da Universidade Federal de Pelotas. Após a experiência com alunos universitários, busca-se ampliar o público envolvido na iniciativa de educação midiática, para tanto propõe-se um trabalho com alunos e professores de Educação Básica. Com essa proposta, busca-se: 1) refletir sobre o cenário de desinformação atual e a produção de Fake News; 2) identificar iniciativas de fact-checking atuantes no cenário nacional (a saber, Aos Fatos, Agência Lupa, Fato ou Fake e projeto Comprova); 3) incentivar que os participantes do projeto sigam iniciativas de fact-checking em suas redes sociais; 4) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa reversa por imagem; 5) explorar as possibilidades de técnicas de análise visual; 6) trabalhar a ferramenta de análise de texto Fake Check, que foi desenvolvida ICMC-USP e 7) orientar sobre os procedimentos de denúncia de publicações desinformativas em mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube). Faz parte da implementação do projeto a realização de reuniões com a equipe que integra a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE - Pelotas da Secretaria de Educação/RS, contribuindo para a definição de estratégias de implementação de cursos para os alunos e envolvimento de professores na realização destes cursos. Também se propõem a oferta de cursos de curta duração para alunos das escolas participantes do projeto, que poderão ser extracurriculares ou integrados às atividades de uma disciplina, destaca-se que as escolas e os professores participantes serão selecionados junto com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE. Por fim, investe-se na adequação dos conteúdos e materiais do VeriFato, o que agrega pesquisa de novos materiais e exemplos de desinformação, bem como a gravação de novos vídeos, visando uma aproximação com o púbico definido para os cursos. Num primeiro momento, participarão apenas alunos e professores de Ensino Médio de Escolas Estaduais, mas o projeto poderá ser ampliado para outras escolas e para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral
Implementar ações de educação midiática como uma estratégia de combate à desinformação em escolas de Educação Básica.
Justificativa
Ao considerar o cenário de desinformação atual (Avram et al, 2020; Cuzcano, Mendives, Vásquez, 2020; Brontein et al, 2018), o que se intensificou com a pandemia de COVID-19 (HENRIQUES; VASCONCELOS, 2020; Xavier, 2020), o presente projeto justifica-se como um caminho de combate à desinformação e de investimento no acesso à informações qualificadas. Para tanto, investe-se na educação midiática (BAUER, 2011; SOARES, 2014) de alunos e professores de Educação Básica, buscando que esses atores da sociedade saibam como identificar as informações falsas e as bases confiáveis para a consulta dessas informações, com destaque para as iniciativas brasileiras de de fact-checking (Ferracioli, 2020; Seibt, Fonseca, 2019; Barbosa, Moraes, 2018). Também se investe no reconhecimento de recursos disponíveis para denunciar conteúdo desinformativo e perfis falsos em mídias sociais, o que se destaca como uma estratégia para que os participantes do projeto atuem no combate à disseminação de conteúdos com informações falsas, diminuindo o engajamento nessas publicações. Pesquisas apontam para a vulnerabilidade dos internautas à desinformação, principalmente nos casos de conteúdos de baixa qualidade sem checagem prévia (Avram et al, 2020; Brontein et al, 2018). Existe uma predisposição das pessoas para compartilharem informações que confirmem suas crenças e que apresentam um número significativo de engajamento nas redes sociais. Nessa conjuntura, entende-se que o investimento em ações de educação midiática pode contribuir para que adolescentes e jovens saibam como selecionar e compartilhar materiais com informações consistentes, superando essa vulnerabilidade à desinformação e resgatando a credibilidade e a volta da confiança no jornalismo como um aliado para superar o cenário atual de desinformação. Esse processo de instrumentalização dos participantes do projeto contribui-se para uma comunicação cidadã na Internet (Peruzzo, 2020), principalmente no combate às informações falsas relacionadas à pandemia.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em parceria com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE - Pelotas da Secretaria de Educação/RS, o que envolve reuniões com as integrantes desse setor para planejar a intervenção nas escolas e o envolvimento dos professores. A partir disso, serão selecionados seis professores referência de seis escolas diferentes, os quais participarão da implementação do projeto e acompanharão as atividades realizadas na sua escola com os alunos participantes. Serão realizadas atividades de educação midiática e de combate à desinformação nessas seis escolas, em meses diferentes, o que poderá ocorrer através de cursos de curta duração extracurriculares ou integradas às atividades da disciplina do professor participante, isso será definido com os professores referência e poderá variar de acordo com as preferências das escolas. As atividades serão realizadas de maneira remota, com base no perfil @veri.fato do Instagram e no sistema utilizado pelas escolas estaduais, o que inclui acesso ao conteúdo e envio de três atividades concernentes à participação no curso. A equipe do projeto fica responsável por pesquisar e selecionar material com informações desinformativas para serem utilizados nos conteúdos e nas atividades ofertadas para os alunos. Visando contemplar o objetivo proposto, o projeto está organizado com as seguintes etapas:
1 – abril/2021 até dezembro/2022: pesquisa sobre material desinformativo, produção e avaliação contínua do conteúdo do curso ofertado aos alunos de ensino médio.
2 – abril/2021 – reuniões com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE - Pelotas da Secretaria de Educação/RS e com os professores referência para definir as estratégias de implementação do projeto nas escolas e de realização do curso de educação midiática e combate à desinformação.
3 - maio/2021 - registro no Cobalto das ações referentes aos cursos que serão realizados nas seis escolas selecionadas com base na definição das estratégias e das instituições participantes.
4 – maio/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 1 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
5 – junho/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 2 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
6 – agosto/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 3 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
7 - setembro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 4 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
8 - outubro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 5 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
9 - novembro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 6 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
10 – dezembro/2021 até março/2022 – avaliação dos resultados do projeto e nas seis escolas junto com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE – Pelotas e com os professores referência que participaram do projeto. Avaliação da possibilidade de ampliar o projeto alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Delimitação de novas estratégias para implementação dos cursos nas escolas.
11 – abril/2022 – planejamento do segundo ano do projeto com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE – Pelotas e seleção de novos professores referência e novas escolas para a implementação do VeriFato em novas escolas.
1 – abril/2021 até dezembro/2022: pesquisa sobre material desinformativo, produção e avaliação contínua do conteúdo do curso ofertado aos alunos de ensino médio.
2 – abril/2021 – reuniões com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE - Pelotas da Secretaria de Educação/RS e com os professores referência para definir as estratégias de implementação do projeto nas escolas e de realização do curso de educação midiática e combate à desinformação.
3 - maio/2021 - registro no Cobalto das ações referentes aos cursos que serão realizados nas seis escolas selecionadas com base na definição das estratégias e das instituições participantes.
4 – maio/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 1 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
5 – junho/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 2 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
6 – agosto/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 3 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
7 - setembro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 4 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
8 - outubro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 5 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
9 - novembro/2021 – implementação e avaliação do projeto na Escola 6 em parceria com o professor referência da escola. Oferta do curso para 20 alunos de Ensino Médio matriculados na escola.
10 – dezembro/2021 até março/2022 – avaliação dos resultados do projeto e nas seis escolas junto com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE – Pelotas e com os professores referência que participaram do projeto. Avaliação da possibilidade de ampliar o projeto alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Delimitação de novas estratégias para implementação dos cursos nas escolas.
11 – abril/2022 – planejamento do segundo ano do projeto com a Coordenação Pedagógica da 5ªCRE – Pelotas e seleção de novos professores referência e novas escolas para a implementação do VeriFato em novas escolas.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, espera-se ter realizado a formação sobre estratégias de combate à desinformação de: doze professores de Educação Básica de escolas públicas de Pelotas e 180 alunos de Educação Básica de escolas públicas de pelotas. No final da formação, os participantes do projeto estarão aptos à: 1) refletir sobre o cenário de desinformação atual e a produção de fake News, principalmente no que se refere à atual pandemia; 2) identificar iniciativas de fact-checking atuantes no cenário nacional (Aos Fatos, Agência Lupa, Fato ou Fake e projeto Comprova); 3) seguir iniciativas de fact-checking em suas redes sociais; 4) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa reversa por imagem; 5) trabalhar a ferramenta de análise de texto Fake Check, que foi desenvolvida pelo Instituto de ciências matemáticas e da computação da universidade de São Paulo (ICMC-USP); 6) realizar os procedimentos de denúncia de publicações desinformativas em mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE VOHLBRECHT SOUZA | |||
ANA PAULA VALERÃO DE VASCONCELLOS KOSCHIER | |||
BIBIANE QUADRO DE ALBUQUERQUE | |||
BRUNA MEOTTI SOUZA | |||
BRUNO STRAPAZON FIGUEIREDO | |||
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO | |||
GABRIELA SANTOS PEREIRA | |||
GISELE MORAES DIAS | |||
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO | |||
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES | |||
JULIA PINTO GONÇALVES | |||
LEONARDO DE JESUS CARDOSO | |||
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | |||
MARISMAR CHAVES DA SILVA JORGE | |||
RAISSA KEGLES TORRES | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 5 |