Nome do Projeto
Justiça e Consenso: entre o ideal e o (im)possível
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/06/2021 - 25/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto resulta de pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2017 no âmbito do Projeto de Pesquisa Acesso à Justiça no Século XXI: o tratamento dos conflitos na contemporaneidade. A judicialização excessiva e a tradição do contencioso, além de comprometerem a efetividade da resolução de conflitos, sinalizam na direção do tipo de perfil do ensino jurídico no país e da sua contribuição para este cenário.
Em 2010, a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça marca o fortalecimento de políticas públicas alicerçadas na mediação e na conciliação, entre outros meios adequados de solução de conflito, reforçando, assim, o diálogo como importante ferramenta de harmonização dos conflitos. A partir disso, o ordenamento jurídico foi se adaptando, com a recepção da mediação em seus estatutos, a exemplo do COC de 2015 e da Lei de Mediação.
Posta a questão, o minicurso se propõe a debater as seguintes proposições:
(1) O sistema de justiça, do como está atualmente organizado, está adequado à natureza dos conflitos na contemporaneidade e apto a consolidar as práticas da justiça consensual?
(2) A justiça consensual encontra guarida na tradição jurídica brasileira ou adere a uma lógica eficientista de solução de conflitos, na linha de uma narrativa focada no "desafogamento" do Poder Judiciário?
(3) É possível construir uma racionalidade pedagógica do ensino jurídico pautada no ethos do consenso, na perspectiva da efetividade do acesso à justiça no Brasil ?
Objetivo Geral
Estimular o estudo e a prática dos meios consensuais de resolução de conflitos, buscando a solidificação de um ethos do consenso, a guiar a atuação profissional.
Justificativa
Até o momento, este projeto teve três edições (2017 a 2019) e somente em 2020 deixou de ser organizado em razão da imprevisibilidade da pandemia COVID-19. As edições anteriores transitaram entre o formato de ensino e extensão, na expectativa de alcançar alunos da graduação, egressos e demais profissionais da área jurídica. Dos projetos anteriores, fica a experiência de que a temática então proposta ainda não está suficientemente debatida e internalizada no ambiente acadêmico. E o primeiro passo deve ser justamente provocar o ensino jurídico.
Ainda se observa uma pedagogia jurídica não sintonizada com a realidade brasileira, marcada por um quadro de extrema desigualdade social (monetária, racial, de gênero, etc), na contramão dos direitos fundamentais constitucionais.
Para impactar essa lógica, o presente projeto busca romper com o "desde sempre foi assim", para encorajar os alunos e futuros profissionais a exercerem sua ética profissional de forma adequada à natureza dos conflitos da contemporaneidade, proporcionando, assim, acesso à justiça efetivo ao cidadão e a toda sociedade, o que inclui a perspectiva da justiça consensual quando o conflito assim permitir.
E na ausência de oferta de uma disciplina específica, é preciso proporcionar para os alunos da graduação o aprendizado das soluções consensuais de conflitos de forma elementar, substancial e efetiva, capaz de ser levada à prática pelo profissional no futuro.
Ainda se observa uma pedagogia jurídica não sintonizada com a realidade brasileira, marcada por um quadro de extrema desigualdade social (monetária, racial, de gênero, etc), na contramão dos direitos fundamentais constitucionais.
Para impactar essa lógica, o presente projeto busca romper com o "desde sempre foi assim", para encorajar os alunos e futuros profissionais a exercerem sua ética profissional de forma adequada à natureza dos conflitos da contemporaneidade, proporcionando, assim, acesso à justiça efetivo ao cidadão e a toda sociedade, o que inclui a perspectiva da justiça consensual quando o conflito assim permitir.
E na ausência de oferta de uma disciplina específica, é preciso proporcionar para os alunos da graduação o aprendizado das soluções consensuais de conflitos de forma elementar, substancial e efetiva, capaz de ser levada à prática pelo profissional no futuro.
Metodologia
Minicurso em quatro aulas virtuais de 2h30min de duração, com leitura prévia selecionada:
Aula 1 - 04/06/2021
Karinne Emanoela Goettems dos Santos
Primeira parte: O consenso entre o ideal e o possível. Qual o papel do ensino jurídico?
Segunda parte: Os múltiplos ambientes para a resolução de conflitos: CEJUSCs, PROCONs, ODRs, Defensorias Públicas, entre outros. Ah! Também temos o Poder Judiciário, claro.
Aula 2 - 11/06/2021
Henrique Alam de Mello de Souza e Silva
Mediação e conciliação. Desjudicialização.
Aula 3 - 18/06/2021
Rafaela Castanho e Felipe Pilcher da Silva
Mudando a lógica combativa para consensual no diálogo e na escuta: como vivenciar a comunicação não violenta.
Aula 4 - 25/06/2021
Denice Machado de Campos
O ritual das Constelações Familiares
Aula 1 - 04/06/2021
Karinne Emanoela Goettems dos Santos
Primeira parte: O consenso entre o ideal e o possível. Qual o papel do ensino jurídico?
Segunda parte: Os múltiplos ambientes para a resolução de conflitos: CEJUSCs, PROCONs, ODRs, Defensorias Públicas, entre outros. Ah! Também temos o Poder Judiciário, claro.
Aula 2 - 11/06/2021
Henrique Alam de Mello de Souza e Silva
Mediação e conciliação. Desjudicialização.
Aula 3 - 18/06/2021
Rafaela Castanho e Felipe Pilcher da Silva
Mudando a lógica combativa para consensual no diálogo e na escuta: como vivenciar a comunicação não violenta.
Aula 4 - 25/06/2021
Denice Machado de Campos
O ritual das Constelações Familiares
Indicadores, Metas e Resultados
- Criação de um espaço no Serviço de Assistência Jurídica para solução consensual de conflitos.
- Pesquisa da percepção dos participantes acerca dos meios consensuais antes e depois do minicurso.
- Pesquisa da percepção dos participantes acerca dos meios consensuais antes e depois do minicurso.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA BERNARDI DA SILVA | |||
| ALICE SCHEER COELHO | |||
| AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES | |||
| ANA CLAUDIA CARDOSO DA SILVA | |||
| ANA CRISTINA DOS SANTOS PORTO | |||
| ANANDA DE SOUZA CONSTANTINO | |||
| ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS | |||
| ANDRELE DE OLIVEIRA PICANÇO | |||
| ARIANE SOARES DA FONSECA | |||
| BEATRIZ BORINI FERREIRA | |||
| CAETANO ALBUQUERQUE TAVARES | |||
| CAMILA MORALES MOTTA | |||
| CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE | |||
| CASSIANO VAZ MELO | |||
| CRISTIANA WINTER ALBERNAZ | |||
| DANIELLE BENTO PIRES LOPA | |||
| DAVI SANT`ANA GOUVÊA | |||
| DENICE MACHADO DE CAMPOS | |||
| EDUARDA DE CASTILHOS BADIA | |||
| EDUARDO MONTEIRO MACHADO | |||
| EPONINA VITOLA BOEIRA | |||
| ERLANE ALVES DOS SANTOS | |||
| FELIPE JOÃO VIEIRA DE SOUZA | |||
| FELIPE PILTCHER DA SILVA | |||
| FELYPE PRADO NASCIMENTO | |||
| FLÁVIA COSTA ABREU | |||
| GABRIEL ARBES SILVEIRA | |||
| GABRIEL GONCALVES ALMEIDA | |||
| GABRIEL MARQUES LUZZARDI | |||
| GESSICA MARTINS OLIVEIRA | |||
| GIOVANNI DIAS DE OLIVEIRA ALCANTARA | |||
| HENRIQUE ALAM DE MELLO DE SOUZA E SILVA | |||
| HENRIQUE POSSER MARTINS | |||
| INÁCIO SILVEIRA DA COSTA | |||
| ISABELLE MARQUES AGUIAR | |||
| ISADORA SOUZA RODRIGUES | |||
| ISADORA VIÉGAS ANTUNES | |||
| JOSÉ PINHEIRO DE ALENCAR NETO | |||
| JULIA FARIA TAYACOL | |||
| JULIANE CLASEN DUARTE | |||
| JÚLIA CARDOSO WÜRDIG | |||
| KARINNE EMANOELA GOETTEMS DOS SANTOS | 8 | ||
| KARIZA FARIAS DO AMARAL | |||
| KARLA MORGANA DA CRUZ SARMENTO | |||
| KAROLINE RODRIGUES BALSE | |||
| KEVIN DE MORAES VIEBRANTZ | |||
| LAIENE GOMES CÂNDIDO | |||
| LETICIA DE ALMEIDA RAMOS LACERDA | |||
| LINIKER DE SOUZA BARBOSA | |||
| LUARA GABRIELA ESTEVÃO SOUZA | |||
| LUCAS SEGA FERRÁS VIEIRA | |||
| LUIZA BACCHIERI DUARTE PINTO | |||
| LUIZA LOURENÇO MOREL | |||
| LUIZA MOTTA ETCHEGARAY | |||
| MARIA DO ROSÁRIO FÁTIMA DE SOUZA BUENO | |||
| MARIA FERNANDA FERREIRA DA MOTA NUNES | |||
| MARIA FERNANDA STOCCO OTTOBONI | |||
| MARIA JULIA RIBEIRO URBANO DA SILVA | |||
| MARIANA MACIEL VIANA FERREIRA | |||
| MARIANA TORRES NUNES | |||
| MATHEUS COLAMARCO | |||
| MICHAEL GOLDAS | |||
| MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA | |||
| MONACH TOLEDO | |||
| NATHIELE BRITO DA SILVA | |||
| NAUM JORGE | |||
| NAYARA ALMEIDA GOBBI | |||
| PAOLA ZANETTI RIBEIRO | |||
| PIETRA SANTOS DA SILVA | |||
| RAFAELA PERES CASTANHO | |||
| RENAN MOTA BRANDT | |||
| RENATA CASTRO DE AZEVEDO | |||
| ROBERTA DONINI RIBEIRO | |||
| ROGÉRIA APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA | |||
| SARAH MARTINS VIEIRA SOARES | |||
| TALES SCHNEIDER SILVA | |||
| THALIA APARECIDA ROMÃO SANTIAGO | |||
| THARLAYNNY CRISTINA COSTA DE SOUZA | |||
| TIAGO DE SOUSA MORAES | |||
| Tássia Rodrigues Moreira | |||
| VALENTINA FRANCILIO BARBOSA | |||
| VANESSA SOUZA DA SILVA | |||
| VINÍCIUS DUARTE FERNANDES | |||
| VIVIANA SAMARA YOKO MATSUI |