Nome do Projeto
Justiça e Consenso: entre o ideal e o (im)possível
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/06/2021 - 25/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto resulta de pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2017 no âmbito do Projeto de Pesquisa Acesso à Justiça no Século XXI: o tratamento dos conflitos na contemporaneidade. A judicialização excessiva e a tradição do contencioso, além de comprometerem a efetividade da resolução de conflitos, sinalizam na direção do tipo de perfil do ensino jurídico no país e da sua contribuição para este cenário.
Em 2010, a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça marca o fortalecimento de políticas públicas alicerçadas na mediação e na conciliação, entre outros meios adequados de solução de conflito, reforçando, assim, o diálogo como importante ferramenta de harmonização dos conflitos. A partir disso, o ordenamento jurídico foi se adaptando, com a recepção da mediação em seus estatutos, a exemplo do COC de 2015 e da Lei de Mediação.
Posta a questão, o minicurso se propõe a debater as seguintes proposições:
(1) O sistema de justiça, do como está atualmente organizado, está adequado à natureza dos conflitos na contemporaneidade e apto a consolidar as práticas da justiça consensual?
(2) A justiça consensual encontra guarida na tradição jurídica brasileira ou adere a uma lógica eficientista de solução de conflitos, na linha de uma narrativa focada no "desafogamento" do Poder Judiciário?
(3) É possível construir uma racionalidade pedagógica do ensino jurídico pautada no ethos do consenso, na perspectiva da efetividade do acesso à justiça no Brasil ?
Objetivo Geral
Estimular o estudo e a prática dos meios consensuais de resolução de conflitos, buscando a solidificação de um ethos do consenso, a guiar a atuação profissional.
Justificativa
Até o momento, este projeto teve três edições (2017 a 2019) e somente em 2020 deixou de ser organizado em razão da imprevisibilidade da pandemia COVID-19. As edições anteriores transitaram entre o formato de ensino e extensão, na expectativa de alcançar alunos da graduação, egressos e demais profissionais da área jurídica. Dos projetos anteriores, fica a experiência de que a temática então proposta ainda não está suficientemente debatida e internalizada no ambiente acadêmico. E o primeiro passo deve ser justamente provocar o ensino jurídico.
Ainda se observa uma pedagogia jurídica não sintonizada com a realidade brasileira, marcada por um quadro de extrema desigualdade social (monetária, racial, de gênero, etc), na contramão dos direitos fundamentais constitucionais.
Para impactar essa lógica, o presente projeto busca romper com o "desde sempre foi assim", para encorajar os alunos e futuros profissionais a exercerem sua ética profissional de forma adequada à natureza dos conflitos da contemporaneidade, proporcionando, assim, acesso à justiça efetivo ao cidadão e a toda sociedade, o que inclui a perspectiva da justiça consensual quando o conflito assim permitir.
E na ausência de oferta de uma disciplina específica, é preciso proporcionar para os alunos da graduação o aprendizado das soluções consensuais de conflitos de forma elementar, substancial e efetiva, capaz de ser levada à prática pelo profissional no futuro.
Ainda se observa uma pedagogia jurídica não sintonizada com a realidade brasileira, marcada por um quadro de extrema desigualdade social (monetária, racial, de gênero, etc), na contramão dos direitos fundamentais constitucionais.
Para impactar essa lógica, o presente projeto busca romper com o "desde sempre foi assim", para encorajar os alunos e futuros profissionais a exercerem sua ética profissional de forma adequada à natureza dos conflitos da contemporaneidade, proporcionando, assim, acesso à justiça efetivo ao cidadão e a toda sociedade, o que inclui a perspectiva da justiça consensual quando o conflito assim permitir.
E na ausência de oferta de uma disciplina específica, é preciso proporcionar para os alunos da graduação o aprendizado das soluções consensuais de conflitos de forma elementar, substancial e efetiva, capaz de ser levada à prática pelo profissional no futuro.
Metodologia
Minicurso em quatro aulas virtuais de 2h30min de duração, com leitura prévia selecionada:
Aula 1 - 04/06/2021
Karinne Emanoela Goettems dos Santos
Primeira parte: O consenso entre o ideal e o possível. Qual o papel do ensino jurídico?
Segunda parte: Os múltiplos ambientes para a resolução de conflitos: CEJUSCs, PROCONs, ODRs, Defensorias Públicas, entre outros. Ah! Também temos o Poder Judiciário, claro.
Aula 2 - 11/06/2021
Henrique Alam de Mello de Souza e Silva
Mediação e conciliação. Desjudicialização.
Aula 3 - 18/06/2021
Rafaela Castanho e Felipe Pilcher da Silva
Mudando a lógica combativa para consensual no diálogo e na escuta: como vivenciar a comunicação não violenta.
Aula 4 - 25/06/2021
Denice Machado de Campos
O ritual das Constelações Familiares
Aula 1 - 04/06/2021
Karinne Emanoela Goettems dos Santos
Primeira parte: O consenso entre o ideal e o possível. Qual o papel do ensino jurídico?
Segunda parte: Os múltiplos ambientes para a resolução de conflitos: CEJUSCs, PROCONs, ODRs, Defensorias Públicas, entre outros. Ah! Também temos o Poder Judiciário, claro.
Aula 2 - 11/06/2021
Henrique Alam de Mello de Souza e Silva
Mediação e conciliação. Desjudicialização.
Aula 3 - 18/06/2021
Rafaela Castanho e Felipe Pilcher da Silva
Mudando a lógica combativa para consensual no diálogo e na escuta: como vivenciar a comunicação não violenta.
Aula 4 - 25/06/2021
Denice Machado de Campos
O ritual das Constelações Familiares
Indicadores, Metas e Resultados
- Criação de um espaço no Serviço de Assistência Jurídica para solução consensual de conflitos.
- Pesquisa da percepção dos participantes acerca dos meios consensuais antes e depois do minicurso.
- Pesquisa da percepção dos participantes acerca dos meios consensuais antes e depois do minicurso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA BERNARDI DA SILVA | |||
ALICE SCHEER COELHO | |||
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES | |||
ANA CLAUDIA CARDOSO DA SILVA | |||
ANA CRISTINA DOS SANTOS PORTO | |||
ANANDA DE SOUZA CONSTANTINO | |||
ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS | |||
ANDRELE DE OLIVEIRA PICANÇO | |||
ARIANE SOARES DA FONSECA | |||
Beatriz Borini Ferreira | |||
CAETANO ALBUQUERQUE TAVARES | |||
CAMILA MORALES MOTTA | |||
CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE | |||
CASSIANO VAZ MELO | |||
CRISTIANA WINTER ALBERNAZ | |||
DANIELLE BENTO PIRES LOPA | |||
DENICE MACHADO DE CAMPOS | |||
Davi Sant`Ana Gouvêa | |||
EDUARDA DE CASTILHOS BADIA | |||
EDUARDO MONTEIRO MACHADO | |||
ERLANE ALVES DOS SANTOS | |||
Eponina Vitola Boeira | |||
FELIPE PILTCHER DA SILVA | |||
FELYPE PRADO NASCIMENTO | |||
Felipe João Vieira de Souza | |||
Flávia Costa Abreu | |||
GABRIEL ARBES SILVEIRA | |||
GABRIEL GONCALVES ALMEIDA | |||
GABRIEL MARQUES LUZZARDI | |||
GESSICA MARTINS OLIVEIRA | |||
GIOVANNI DIAS DE OLIVEIRA ALCANTARA | |||
HENRIQUE ALAM DE MELLO DE SOUZA E SILVA | |||
Henrique Posser Martins | |||
INÁCIO SILVEIRA DA COSTA | |||
ISABELLE MARQUES AGUIAR | |||
ISADORA SOUZA RODRIGUES | |||
ISADORA VIÉGAS ANTUNES | |||
JULIANE CLASEN DUARTE | |||
José Pinheiro de Alencar Neto | |||
Julia Faria Tayacol | |||
JÚLIA CARDOSO WÜRDIG | |||
KARINNE EMANOELA GOETTEMS DOS SANTOS | 8 | ||
KARIZA FARIAS DO AMARAL | |||
KAROLINE RODRIGUES BALSE | |||
KEVIN DE MORAES VIEBRANTZ | |||
Karla Morgana da Cruz Sarmento | |||
LINIKER DE SOUZA BARBOSA | |||
LUCAS SEGA FERRAS VIEIRA | |||
LUIZA LOURENÇO MOREL | |||
LUIZA MOTTA ETCHEGARAY | |||
Laiene Gomes Cândido | |||
Leticia de Almeida Ramos Lacerda | |||
Luara Gabriela Estevão Souza | |||
Luiza Bacchieri Duarte Pinto | |||
MARIA FERNANDA FERREIRA DA MOTA NUNES | |||
MARIANA TORRES NUNES | |||
MICHAEL GOLDAS | |||
MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA | |||
Maria Fernanda Stocco Ottoboni | |||
Maria Julia Ribeiro Urbano da Silva | |||
Maria do Rosário Fátima de Souza Bueno | |||
Mariana Maciel Viana Ferreira | |||
Matheus Colamarco | |||
Monach Toledo | |||
NATHIELE BRITO DA SILVA | |||
NAUM JORGE | |||
Nayara Almeida Gobbi | |||
PAOLA ZANETTI RIBEIRO | |||
PIETRA SANTOS DA SILVA | |||
RAFAELA PERES CASTANHO | |||
RENAN MOTA BRANDT | |||
RENATA CASTRO DE AZEVEDO | |||
ROBERTA DONINI RIBEIRO | |||
Rogéria Aparecida de Souza Oliveira | |||
Sarah Martins Vieira Soares | |||
Tales Schneider Silva | |||
Thalia Aparecida Romão Santiago | |||
Tharlaynny Cristina Costa de Souza | |||
Tiago de Sousa Moraes | |||
Tássia Rodrigues Moreira | |||
VALENTINA FRANCILIO BARBOSA | |||
VINÍCIUS DUARTE FERNANDES | |||
VIVIANA SAMARA YOKO MATSUI | |||
Vanessa Souza da Silva |