Nome do Projeto
Bases teóricas para a pesquisa em Análise do Discurso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 07/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A formação teórica em Análise de Discurso é uma das bases fundamentais para a constituição da rede de saberes dessa teoria. Por isso, é fundamental ao pesquisador que busca trabalhar com essa disciplina o contato com perspectivas e conceitos relativos ao modo como a linguagem e o discurso são compreendidos. Para que os saberes teóricos relativos a esse campo dos estudos da linguagem sejam apreendidos, é necessário ter contato com textos basilares que comentam o pensamento de grandes teóricos da área, como por exemplo, a obra de seu fundador, Michel Pêcheux (1969; 1975; 1983). Os pesquisadores que seguem essa linha de pesquisa atualmente possuem uma extensa produção teórica em que os conceitos, questões e problemas da teoria são discutidos, desenvolvidos e aplicados. Por isso, a formação de qualquer sujeito analista de discurso deve passar prioritariamente pela leitura desses textos, os quais fornecerão um panorama da situação da produção acadêmica na área. Neste projeto, pretendemos, portanto, estabelecer um grupo de estudos que possa discutir tais leituras de modo a compreender como o trabalho de pesquisa em Análise de Discurso é desenvolvido na atualidade, buscando estabelecer as bases teóricas para compreensão e desenvolvimento de novos estudos nessa área.

Objetivo Geral

Entrar em contato com o pensamento de pesquisadores da área de Análise de Discurso bem como identificar conceitos e procedimentos característicos dessa teoria que possibilitem o trabalho com projetos e pesquisas da área.

Justificativa

Em Análise do Discurso, o trabalho com a linguagem funciona de maneira a perceber como os sentidos são construídos no gesto de leitura da materialidade que está em análise. Por materialidade, não entendemos apenas textos escritos ou orais, mas qualquer outro tipo de trabalho com o simbólico que circula nas condições de produção que levam em conta a relação do discurso com as práticas sociais. Um estudioso da área precisa compreender de que modo os conceitos se organizam, percebendo como a constelação conceitual (ZOPPI-FONTANA, 2009, p. 134) é definida de modo a embasar teoricamente os estudos da área. Dessa forma, o contato com essa rede de conceitos e a compreensão de como a linguagem é pensada a partir da afetação sócio-histórica é fundamental para que o pesquisador desenvolva o olhar crítico e analítico em relação ao trabalho com a materialidade e a teoria. Nesse sentido, a discussão e a elaboração teórica dos conceitos apresentados tornam-se imprescindíveis à compreensão dessa disciplina de entremeio (ORLANDI, 2003). Assim, pretende-se que, a partir de leituras selecionadas, os participantes do projeto possam perceber a necessidade de empreender um gesto de leitura e interpretação tendo uma base teórica dos estudos da linguagem, bem como compreender de que modo uma análise discursiva pode e deve ser apresentada em um trabalho de pesquisa em que as bases teóricas da Análise de Discurso sejam necessárias.

Metodologia

Serão realizadas leituras que respeitaram cronograma prévio discutido com os participantes do grupo. Na Análise de Discurso, a metodologia é construída no chamado "movimento pendular" (PETRI, 2010), ou seja, uma forma de construção teórica que articula o estudo de um determinado texto/ conceito à aplicação prática, ou seja, à análise de materialidades diversas. Dessa forma, a coordenação do projeto busca mostrar, através da seleção de textos, a compreensão de como os conceitos de base linguística podem funcionar na concretude, ou seja, naquele objeto que o analista pretende exercer seu gesto interpretativo e analítico. Os participantes do projeto deverão obedecer à leitura dos textos na ordem definida previamente e discutindo, em encontros quinzenais, os conceitos e questões apresentados nos textos lidos, socializando com os demais membros desse grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Desenvolver o olhar crítico e analítico em relação às leituras apresentadas;
- Perceber a articulação de conceitos trabalhados teoricamente;
- Elaborar fichamentos e resumos das leituras realizadas;
- Organizar apresentações de leituras, sob a forma de seminários;
- Socializar e divulgar conhecimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGEL ALVES HILIAN
BARBARA DE LIMA SOBRAL
BRENDA DA SILVA NAPARO
BRUNA MEDEIROS SILVA DE PINHO
CARLA ESCOUTO DE VARGAS
CAROLINA DE PINHO FERREIRA
DÉBORA THAIS REPANAS
Evelin Nascimento Lima
GABRIELA CHAVES MARRA
GIULIA DE LIMA SKIERES PEREIRA
HELENA CORREA DOMBROSKI
JANAINA CARDOSO BRUM4
JEFFERSON AJALA GONÇALVES
MARIA EDUARDA AZEVEDO SOARES
MARIANA SOARES DA FONSECA
MÔNICA FERREIRA CASSANA4
YAGO BADARO SANTINO RIBEIRO

Página gerada em 25/04/2024 01:07:30 (consulta levou 0.150767s)