Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Educação Musical - GEEMIN
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
É cada vez mais evidente a necessidade de ações por parte das instituições de ensino que visem o aprofundamento de estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que estamos buscando é estudar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.

Objetivo Geral

Formação e atuação de um grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão.
Realizar encontros para estudo e compreensão da inclusão; Promover informações significativas aos futuros
professores de música sobre o tema inclusão e música; Estabelecer roteiros de estudos a partir de atuação dos acadêmicos.

Justificativa

É cada vez mais evidente a necessidade de ações por parte das instituições de ensino que visem o aprofundamento de
estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar
que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que
estamos buscando é estudar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação
musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno
para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando
mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais para estudo e reflexão acerca dos temas da Educação Musical e Inclusão. Nestes encontros serão discutidos aspectos referentes as disciplinas pedagógicas do curso e sua relação com as temáticas da música inclusão. Elaboração de textos oriundos das reflexões, estudos e leituras realizadas, Orientações e suporte aos acadêmicos que estejam estagiando e/ou trabalhando em projetos de extensão, PIBID e que tenham necessidades de orientações sobre o trabalho com música e inclusão. Estas atividades só poderão ser realizadas efetivamente com o auxílio de alunos bolsistas no monitoramento de atividades, preparação e estudo dos materiais, etc.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos aprofundamento das temáticas abordadas, melhor conhecimento das necessidade e possibilidades de um
trabalho em educação musical comprometido com a inclusão de todos e todas. Que o grupo fortaleça o projeto de
musicalização infantil que conta com vários participantes que tem deficiência. E ainda que este grupo de estudos seja
relevante na formação dos futuros professores de música, que estes ampliem seus conhecimentos acerca da inclusão e
tenham uma formação mais sólida e que seja inclusiva no real sentido da palavra.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
BRUNA SILVA MONTEIRO
CAMILA BARBOZA CASTRO
DANILO SILVA LIMA
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER
LAIS DOS SANTOS TAVARES
MIRIAN BEATRIZ PEARSON SCHUMANN
REGIANA BLANK WILLE3
RODRIGO DOS SANTOS XAVIER
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ
ROSANA ROSA SOARES
UMIL DOS SANTOS JUNIOR

Página gerada em 29/03/2024 10:54:34 (consulta levou 0.131910s)