Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Educação Musical - GEEMIN
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
É cada vez mais evidente a necessidade de ações por parte das instituições de ensino que visem o aprofundamento de
estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar
que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que
estamos buscando é estudar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação
musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno
para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando
mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.
Objetivo Geral
Formação e atuação de um grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão.
Realizar encontros para estudo e compreensão da inclusão; Promover informações significativas aos futuros
professores de música sobre o tema inclusão e música; Estabelecer roteiros de estudos a partir de atuação dos acadêmicos.
Realizar encontros para estudo e compreensão da inclusão; Promover informações significativas aos futuros
professores de música sobre o tema inclusão e música; Estabelecer roteiros de estudos a partir de atuação dos acadêmicos.
Justificativa
É cada vez mais evidente a necessidade de ações por parte das instituições de ensino que visem o aprofundamento de
estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar
que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que
estamos buscando é estudar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação
musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno
para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando
mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.
estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar
que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que
estamos buscando é estudar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação
musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno
para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando
mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais para estudo e reflexão acerca dos temas da Educação Musical e Inclusão. Nestes encontros serão discutidos aspectos referentes as disciplinas pedagógicas do curso e sua relação com as temáticas da música inclusão. Elaboração de textos oriundos das reflexões, estudos e leituras realizadas, Orientações e suporte aos acadêmicos que estejam estagiando e/ou trabalhando em projetos de extensão, PIBID e que tenham necessidades de orientações sobre o trabalho com música e inclusão. Estas atividades só poderão ser realizadas efetivamente com o auxílio de alunos bolsistas no monitoramento de atividades, preparação e estudo dos materiais, etc.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos aprofundamento das temáticas abordadas, melhor conhecimento das necessidade e possibilidades de um
trabalho em educação musical comprometido com a inclusão de todos e todas. Que o grupo fortaleça o projeto de
musicalização infantil que conta com vários participantes que tem deficiência. E ainda que este grupo de estudos seja
relevante na formação dos futuros professores de música, que estes ampliem seus conhecimentos acerca da inclusão e
tenham uma formação mais sólida e que seja inclusiva no real sentido da palavra.
trabalho em educação musical comprometido com a inclusão de todos e todas. Que o grupo fortaleça o projeto de
musicalização infantil que conta com vários participantes que tem deficiência. E ainda que este grupo de estudos seja
relevante na formação dos futuros professores de música, que estes ampliem seus conhecimentos acerca da inclusão e
tenham uma formação mais sólida e que seja inclusiva no real sentido da palavra.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
BRUNA SILVA MONTEIRO | |||
CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
DANILO SILVA LIMA | |||
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES | |||
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS | |||
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER | |||
LAIS DOS SANTOS TAVARES | |||
MIRIAN BEATRIZ PEARSON SCHUMANN | |||
REGIANA BLANK WILLE | 3 | ||
RODRIGO DOS SANTOS XAVIER | |||
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ | |||
ROSANA ROSA SOARES | |||
UMIL DOS SANTOS JUNIOR |