Nome do Projeto
Ortopedia em equinos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino em ortopedia equina pretende ensinar aos alunos sobre enfermidades ortopédicas em equinos, visando a formação de um Médico Veterinário capacitado a entender a anatomia, biomecânica, patofisiologia das enfermidades locomotoras em equinos, com intuito de criar possibilidades e novos caminhos de raciocínio, fortalecendo conceitos e criando bases sólidas para o entendimento do complexo mundo do aparelho locomotor dos equinos. Neste projeto o aluno de medicina veterinária aprenderá a realizar o exame clínico do aparelho locomotor, realizar e interpretar diagnósticos por imagem radiográfica, ultrassonográfica, entre outros, com propósito de definir a melhor opção terapêutica caso a caso, através de um raciocínio lógico. Essa metodologia que será ofertada aos acadêmicos, ainda possibilitará o entendimento do prognóstico de distintas situações clínicas abordadas na ortopedia equina, desenvolvendo senso crítico, postura profissional, levando em consideração bem estar animal.

Objetivo Geral

Capacitar o aluno a interpretar sinais clínicos, realizar exame clínico, diagnosticar e gerir métodos terapêuticos das enfermidades ortopédicas em equinos, considerando métodos de manejo que porventura possibilitem a redução do estresse biomecânico ao sistema ortopédico e bem estar animal.

Justificativa

Educação inovadora com propósito de transmissão de conhecimento baseado em experiência no setor veterinário, contribuindo para que os alunos do curso de medicina veterinária tenham a possibilidade de desenvolver habilidades em ortopedia equina e conhecimento atualizado pelas relações intermunicipais, nacionais e internacionais propostas em função de trocas de experiências, contribuindo para formação e qualificação de um serviço profissional de excelência.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais para discussão dos casos clínicos.
Serão realizadas oficinas práticas de dissecação anatômica, exame clínico, aplicação de métodos de diagnóstico, exames complementares e tratamento de enfermidades locomotoras, capacitando o discente na clínica de equinos, primeiramente de forma remota e, posteriormente presencial (com retorno das atividades presencias letivas);
O discente responsável terá participação direta em todas estas atividades, o que lhe fornecerá treinamento e eficiência em ortopedia de equinos.
Serão realizadas ações remotas, através de videoconferências "on line", ferramentas essas que ajudarão os participantes a aprender novas habilidades ou obter informações do setor com palestrantes especializados intermunicipais, nacional e do exterior.

Indicadores, Metas e Resultados

Os estudantes poderão enriquecer seus conhecimentos na clínica, anatomia, biomecânica, fisiologia, métodos auxiliares de diagnóstico, farmacologia, terapêutica e clínica cirúrgica em ortopedia de equinos, esperando-se que ele esteja apto a detectar lesões ou afecções ortopédicas que afetem o desempenho atlético do cavalo. Com isso, o aluno terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento relativo a sua formação acadêmica, ampliar suas relações interpessoais, visando seu campo de atuação futura e na saúde e bem-estar animal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALÉXIA FREIRE SOUTO
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE1
ANA SARAIVA GIORGIS
ANDRÉ BORGES SOUZA
ANELISE MARIA HAMMES PIMENTEL2
ANGELO DOS ANJOS BERWALDT
BRUNA DA ROSA CURCIO1
BRUNO CAETANO URTASSUM
CAIO CANEZ SCHMITT
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA1
CAROLINA BICCA NOGUEZ MARTINS
CHARLES FERREIRA MARTINS6
CLARISSA FERNANDES FONSECA
DANIEL HENRIQUE VIEIRA CAVALCANTE
EDUARDO WACHHOLZ KASTER
EIDER BORGES SOUZA
ESTHER CONCEICAO BONNEAU
EULER VARGAS HARDT
FABIO RAPHAEL PASCOTI BRUHN1
FERNANDO MADRUGA BARBOSA
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI
GUILHERME DE SOUZA AVILA
GUILHERME MARKUS
HELENA ROSA DA SILVA
HELOÍSA SCHEFFER DE SOUZA
INGRID AGUIAR COSTA
JAYNE DA ROSA PEDROZO
JULIA DA SILVEIRA VARGAS
KARINA HOLZ
KATARYNE DOS SANTOS SILVA
KATIA JAGGI
LEANDRO AMERICO RAFAEL2
LETICIA DE JESUS SANTOS
LOUISE MACIEL FERNANDES
LUCAS LINO ANTUNES
Leila Regina Oliveira de Borba
MANOELA FÁTIMA PACHECO
MARCOS EDUARDO NETO
MARIELE KATIUSCIA DE ANDRADE DURING
MARINA COELHO DE MELLO
MAURO CEZAR MAYATO NETO
MILENA MIOLO ANTUNES
NATHALIA MASKE FISS
NATHALIA OLIVEIRA RAMOS
PAULA MOREIRA DA SILVA
PRISCILA FONSECA RIBEIRO
RAFAELA BASTOS DA SILVA
ROBERTA WILBORN
ROGERIO FOLHA BERMUDES2
RUAN JORDAN CASTELLI PAIM
SANDRA MARA DA ENCARNACAO FIALA RECHSTEINER2
TAINARA DITADI
TALITA DE OLIVEIRA
TANA CAROLINA MOURA MEDEIROS
UDILEINE BRUM PINTO OLIVEIRA
VANESSA DE AVILA SOARES
VANESSA OLIVEIRA LINS FERREIRA
VICTORIA DA PORCIUNCULA DOS SANTOS
VITOR DUTRA ANTUNES DA CUNHA
Éverton Augusto Kowalski

Página gerada em 23/04/2024 22:20:23 (consulta levou 0.287913s)