Nome do Projeto
Sistemas Produtivos Contemporâneos e Estratégias Organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2022 - 20/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O panorama brasileiro industrial vive um momento delicado econômica e tecnologicamente, com altas taxas nos preços dos insumos e nas matérias-primas, além de grande escassez de mão-de-obra qualificada. A alta dos preços de uma série de insumos ainda é bastante severa e generalizada e ainda há situações de escassez, atraso ou mesmo falta de insumos. Tudo isso afeta a produção. Mesmo assim, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de fevereiro de 2022 mostra que a confiança avançou em 17 de 29 setores industriais analisados. São eles: produtos diversos, extração de minerais não metálicos, produtos de metal, veículos automotores, reboques e carrocerias, entre outros. Os Índices de Desempenho das pequenas indústrias e de Situação Financeira de 2021 apresentaram pequeno aumento, resultado das iniciativas que visam facilitar o acesso ao crédito e do melhor desempenho neste período. Mesmo assim, de maio a agosto deste ano, o saldo positivo de empresas novas em funcionamento no país chegou a 936.229, levando o número de empresas ativas a 18.440.986. O resultado considera que foram fechadas 484.553 empresas e outras 1.420.782 foram abertas. (CNN BRASIL, 2021). Isto demonstra a realidade de pequenas empresas brasileiras – abrem em grande número, mas fracassam e fecham em proporções maiores. Mediante estes dados, percebemos as oscilações no mercado, na composição de empresas e suas contribuições de impostos e geração de emprego e renda, do poder de compra da sociedade e demais variáveis econômicas, políticas e sociais. Esta é a importância de estudos que busquem entender a realidade das empresas para o enfrentamento das mudanças e das estratégias utilizadas.

Objetivo Geral

Analisar os sistemas produtivos e estratégias empregados nas indústrias durante o período de pandemia e pós pandemia.
Mais especificamente:
- Buscar pesquisas que tratem do tema sobre a adaptação/superação/resiliência organizacional, no período de pandemia e na pós pandemia;
- Analisar as estratégias adotadas pelas empresas para seus sistemas produtivos durante o período de pandemia e pós pandemia;
- Analisar políticas públicas durante o período de pandemia;
- Aplicar formulários para identificação das estratégias adotadas durante o período de pandemia e pós pandemia;
- Identificar estratégias para inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social, econômico e ambiental;
- Abrir canais de comunicação entre as organizações e a UFPel.

Justificativa

O Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que considera série histórica iniciada em 2011. O número representa um aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado. (CNN BRASIL, 2021).
Ao mesmo tempo que abrem, fecham com facilidade. Ainda mais com a pandemia. Enquanto empresas de todos os setores ainda sentem as consequências da pandemia, muitos pequenos empresários lutam para manter os negócios. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima que a concessão de crédito ainda é baixa no Brasil, o que dificulta manter as empresas e criar novos investimentos. O estudo indica que as medidas de restrição e a insegurança financeira trazidas pela pandemia afetaram diretamente a capacidade de lucro das empresas, e isso implica em uma redução dos recursos de crédito. A mesma pesquisa ainda mostra que o microempreendedor só teria tido mais liberdade de investimento, de arcar com as dívidas e de conseguir capital de giro se os bancos tivessem conseguido oferecer mais crédito do que foi disponibilizado. (CNN BRASIL, 2021).
Justifica-se este projeto pela necessidade de se discutir as estratégias adotadas para os processos produtivos das empresas, que foram surpreendidas pela pandemia, tendo que se adaptar ao mercado, aos clientes, aos fornecedores, a escassez das matérias-primas, a necessidade de rapidez nas entregas, equilíbrio de caixa (capital de giro, retorno sobre investimentos, etc.) na pandemia e no período que se inicia de pós pandemia.

Metodologia

Os estudos serão realizados com naturezas tanto qualitativas como quantitativas. Os estudos serão de caráter explicativo-descritivo, com o objetivo de identificar e analisar o processo produtivo de empresas, visando entender e obter respostas sobre os passos dos processos produtivos contemporâneos.
Para desenvolver este projeto, se utilizará a pesquisa de campo no modelo ex-post-facto. A coleta de dados se dará por questionários, que são instrumentos de pesquisa constituídos de uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas com ou sem a presença do entrevistador. Cada orientando construirá seu instrumento de pesquisa e o validará. Outros, usarão instrumentos já testados e utilizados em pesquisas correlatas. As empresas que farão parte da pesquisa serão buscadas através de listagens disponíveis em ranques de revistas, que apresentam as maiores e melhores indústrias brasileiras, quando aplicarmos o instrumento em grandes empresas. Quando a aplicação se der em empresas de médio e pequeno porte, temos fontes como SEBRAE e as Associações comerciais dos municípios. Os resultados serão apresentados através de análise da relação entre os respondentes, tentando encontrar novas abordagens à luz do referencial teórico.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Adesão de 10 empresas à pesquisa.

Metas: Inclusão dos alunos orientandos e voluntários na pesquisa

Resultados:
- Envolvimento dos alunos na pesquisa;
- A elaboração de um instrumento que avalie as estratégias adotadas nos processos produtivos dentro das indústrias;
- Análise crítica sobre as estratégias adotadas antes, durante e após a pandemia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISADORA DOS SANTOS BELMONTE
LUANA BARROS DOS SANTOS
LUANA DE SOUZA PIRES
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA6
PATRICK SOARES RECART
RICARDO TADEU VERGÜTZ DIEL
ROBERTA LOPES ELIAS
RODRIGO DA SILVA HANSEN
VAGNER NUBIAS DE MEDEIROS
YURI PERES VALADÃO

Página gerada em 27/04/2024 01:23:26 (atualização a cada 5 minutos)