Nome do Projeto
Introdução à compreensão de leitura em língua francesa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/05/2021 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Projeto visando ao desenvolvimento de competências básicas de compreensão leitora em língua francesa, voltado para a comunidade adulta em geral de Pelotas e região e comunidade universitária, proposto e desenvolvido por estudantes do curso de Letras Português e Francês ligado à disciplina de Ensino de língua francesa instrumental, sob orientação da coordenadora do projeto.

Objetivo Geral

Permitir à comunidade interessada o acesso à compreensão de leitura de textos em língua francesa. Instrumentalizar pós-graduandos e estudantes universitários para a compreensão leitora em francês e para uma compreensão leitora mais qualificada em geral. Divulgar a formação de língua francesa da UFPel à comunidade ampla. Oportunizar a estudantes da licenciatura de Francês da UFPel experiências de estágios curriculares e não curriculares de docência orientados por professores formadores.

Justificativa

Diante da quase inexistência da língua francesa em oferta escolar, cria-se um hiato no acesso a competências neste idioma que tentamos paliar em parte com nossa proposta. Pessoas da comunidade com as mais distintas idades e interesses temáticos podem frequentar esse curso que é de iniciação à competência leitora neste idioma. De nossas experiências anteriores, pessoas com interesse em realizar uma viagem de turismo ou mesmo de estudos em países de língua francesa são o alvo principal para essa atividade.
Da mesma forma, a procura dos estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento por cursos de leitura em língua estrangeira (LE) tem sido frequente junto à Câmara de extensão do CLC. Face a esta procura, propomos um projeto que poderá ser renovado em várias ações ao longo do ano, atingindo diferentes grupos. A formação da licenciatura em língua estrangeira conta com disciplina específica para o ensino instrumental de leitura. Diante desta formação existente, contamos com estudantes de Letras em formação para ministrarem o curso sob orientação de professores do CLC de LE. A experiência como ministrantes de cursos ao longo da formação em Letras LE tem sido uma prática formativa constante e constitui-se em tantas ocasiões de experiência dentro da formação quanto é possível propor, orientar e administrar.

Metodologia

Aulas na modalidade remota de forma síncrona e assíncrona, desenvolvendo estratégias de acesso à compreensão de leitura em Língua francesa. Trabalho sobre a percepção das semelhanças e diferenças entre as línguas francesa e portuguesa, ambas de origem latina, como base da atividade de construção de hipóteses de compreensão. Apresentação de textos de tipologias variadas permitindo o contato com diferentes estratégias semântico-linguísticas. Informações culturais relevantes para a leitura de textos.

Indicadores, Metas e Resultados

Através de processo de avaliação permanente ao longo das atividades práticas do curso, será verificado o desenvolvimento das estratégias de
competência leitora em língua francesa.
Os resultados esperados são o aumento da possibilidade de acesso a textos e bibliografia em língua francesa e o estímulo à continuidade do
estudo desse idioma por parte dos participantes.
Espera-se que a competência de leitura iniciada nesse curso tenha continuidade e seja um propulsor para o desenvolvimento das competências de
expressão escrita e oral e de compreensão oral em francês.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE GARSKE ESCOBAR
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO2
Ana Beatriz Reinoso Rosse
CAROLINA DA SILVA LAUTENSCHLÄGER
CRISTIAN DA ROSA MASI
DÁRIO MILECH NETO
EMILI ALVES DE SOUZA
FABIANA DE FREITAS BUENO
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
LARISSA BIERHALS
LILIAN BORGES DA SILVA MAIA
MARCELO SILVA DA SILVA
MICHELE DA ROSA VILELA
Michela Ribeiro Espindola
NARA BEATRIZ SCHUCH BORGES
NESSANA DE OLIVEIRA PEREIRA
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
ROBERTA TAVARES DA SILVA
SILVANA DE ARAUJO MOREIRA
Sarah Fernandes2
TALITA PAPINI DE BRITO
THALISSON DOS SANTOS
VINICIUS TIMM DA SILVA
WILLIAM SARAIVA BORGES

Página gerada em 18/04/2024 10:32:50 (consulta levou 0.168386s)