Nome do Projeto
Introdução à compreensão de leitura em língua francesa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/05/2021 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Projeto visando ao desenvolvimento de competências básicas de compreensão leitora em língua francesa, voltado para a comunidade adulta em geral de Pelotas e região e comunidade universitária, proposto e desenvolvido por estudantes do curso de Letras Português e Francês ligado à disciplina de Ensino de língua francesa instrumental, sob orientação da coordenadora do projeto.
Objetivo Geral
Permitir à comunidade interessada o acesso à compreensão de leitura de textos em língua francesa. Instrumentalizar pós-graduandos e estudantes universitários para a compreensão leitora em francês e para uma compreensão leitora mais qualificada em geral. Divulgar a formação de língua francesa da UFPel à comunidade ampla. Oportunizar a estudantes da licenciatura de Francês da UFPel experiências de estágios curriculares e não curriculares de docência orientados por professores formadores.
Justificativa
Diante da quase inexistência da língua francesa em oferta escolar, cria-se um hiato no acesso a competências neste idioma que tentamos paliar em parte com nossa proposta. Pessoas da comunidade com as mais distintas idades e interesses temáticos podem frequentar esse curso que é de iniciação à competência leitora neste idioma. De nossas experiências anteriores, pessoas com interesse em realizar uma viagem de turismo ou mesmo de estudos em países de língua francesa são o alvo principal para essa atividade.
Da mesma forma, a procura dos estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento por cursos de leitura em língua estrangeira (LE) tem sido frequente junto à Câmara de extensão do CLC. Face a esta procura, propomos um projeto que poderá ser renovado em várias ações ao longo do ano, atingindo diferentes grupos. A formação da licenciatura em língua estrangeira conta com disciplina específica para o ensino instrumental de leitura. Diante desta formação existente, contamos com estudantes de Letras em formação para ministrarem o curso sob orientação de professores do CLC de LE. A experiência como ministrantes de cursos ao longo da formação em Letras LE tem sido uma prática formativa constante e constitui-se em tantas ocasiões de experiência dentro da formação quanto é possível propor, orientar e administrar.
Da mesma forma, a procura dos estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento por cursos de leitura em língua estrangeira (LE) tem sido frequente junto à Câmara de extensão do CLC. Face a esta procura, propomos um projeto que poderá ser renovado em várias ações ao longo do ano, atingindo diferentes grupos. A formação da licenciatura em língua estrangeira conta com disciplina específica para o ensino instrumental de leitura. Diante desta formação existente, contamos com estudantes de Letras em formação para ministrarem o curso sob orientação de professores do CLC de LE. A experiência como ministrantes de cursos ao longo da formação em Letras LE tem sido uma prática formativa constante e constitui-se em tantas ocasiões de experiência dentro da formação quanto é possível propor, orientar e administrar.
Metodologia
Aulas na modalidade remota de forma síncrona e assíncrona, desenvolvendo estratégias de acesso à compreensão de leitura em Língua francesa. Trabalho sobre a percepção das semelhanças e diferenças entre as línguas francesa e portuguesa, ambas de origem latina, como base da atividade de construção de hipóteses de compreensão. Apresentação de textos de tipologias variadas permitindo o contato com diferentes estratégias semântico-linguísticas. Informações culturais relevantes para a leitura de textos.
Indicadores, Metas e Resultados
Através de processo de avaliação permanente ao longo das atividades práticas do curso, será verificado o desenvolvimento das estratégias de
competência leitora em língua francesa.
Os resultados esperados são o aumento da possibilidade de acesso a textos e bibliografia em língua francesa e o estímulo à continuidade do
estudo desse idioma por parte dos participantes.
Espera-se que a competência de leitura iniciada nesse curso tenha continuidade e seja um propulsor para o desenvolvimento das competências de
expressão escrita e oral e de compreensão oral em francês.
competência leitora em língua francesa.
Os resultados esperados são o aumento da possibilidade de acesso a textos e bibliografia em língua francesa e o estímulo à continuidade do
estudo desse idioma por parte dos participantes.
Espera-se que a competência de leitura iniciada nesse curso tenha continuidade e seja um propulsor para o desenvolvimento das competências de
expressão escrita e oral e de compreensão oral em francês.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE GARSKE ESCOBAR | |||
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES | |||
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO | 2 | ||
Ana Beatriz Reinoso Rosse | |||
CAROLINA DA SILVA LAUTENSCHLÄGER | |||
CRISTIAN DA ROSA MASI | |||
DÁRIO MILECH NETO | |||
EMILI ALVES DE SOUZA | |||
FABIANA DE FREITAS BUENO | |||
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA | |||
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
LARISSA BIERHALS | |||
LILIAN BORGES DA SILVA MAIA | |||
MARCELO SILVA DA SILVA | |||
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | |||
Michela Ribeiro Espindola | |||
NARA BEATRIZ SCHUCH BORGES | |||
NESSANA DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
ROBERTA TAVARES DA SILVA | |||
SILVANA DE ARAUJO MOREIRA | |||
Sarah Fernandes | 2 | ||
TALITA PAPINI DE BRITO | |||
THALISSON DOS SANTOS | |||
VINICIUS TIMM DA SILVA | |||
WILLIAM SARAIVA BORGES |