Nome do Projeto
Retrospectiva dos 10 anos do Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestres: levantamento das ações desenvolvidas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/05/2022 - 01/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Criado em 2011, o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT) completará 10 anos de existência em 2021. Entende-se que durante este período a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir das ações realizadas pelo CSTTT, teve um papel importante para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Eldorado do Sul, ao realizar inúmeros estudos na área de transporte e mobilidade, qualificar mão-de-obra, estabeleceu parcerias com agentes públicos no sentido de contribuir com as políticas públicas realizadas em vários municípios da região, como Guaíba, Porto Alegre, Canoas, entre outros.
Como forma de marcar esses 10 anos, este projeto propõem a elaboração de uma publicação com o registro histórico dos principais avanços e desafios colocados à comunidade acadêmica do CSTTT desde sua implantação até os dias atuais, no que se refere a criação do curso, a educação e sua trajetória nestes 10 anos de existência.
As informações e análises que serão pesquisadas e apresentadas na publicação resultarão, portanto, dos 10 anos de existência do CSTTT e contemplarão várias ações propostas e desenvolvidas pela comunidade acadêmica do curso, desde trabalhos de conclusão a projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Objetivo Geral
Realizar o levantamento e o registro das atividades desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão pela comunidade acadêmica do CSTTT, resultando em uma publicação a ser entregue aos diversos parceiros (públicos e privados) que acompanharam o curso ao longo dos seus 10 anos de existência.
Justificativa
A história deve ser contada e registrada como forma de não se perder e, ao pensar no papel indutor de desenvolvimento social e econômico que as universidades públicas possuem, esse registro torna-se parte da avaliação e adequação dos rumos das políticas públicas na área da educação.
O Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT) foi criado no âmbito de expansão universitária que estava sendo proposta a partir do REUNI, e buscou contribuir com a formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas de transporte e mobilidade geradas tanto na cidade de Eldorado do Sul, quanto na região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se com essa iniciativa impulsionar o crescimento regional, estendendo ações de inclusão social e desenvolvimento sustentável tanto social, quanto econômico.
O balanço empreendido no projeto é destacar os aspectos principais desses desafios e os avanços conquistados aos longo destes 10 anos de existência do CSTTT.
O Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT) foi criado no âmbito de expansão universitária que estava sendo proposta a partir do REUNI, e buscou contribuir com a formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas de transporte e mobilidade geradas tanto na cidade de Eldorado do Sul, quanto na região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se com essa iniciativa impulsionar o crescimento regional, estendendo ações de inclusão social e desenvolvimento sustentável tanto social, quanto econômico.
O balanço empreendido no projeto é destacar os aspectos principais desses desafios e os avanços conquistados aos longo destes 10 anos de existência do CSTTT.
Metodologia
Para a elaboração da publicação serão realizadas as seguintes ações:
1. Resgate dos objetivos iniciais do REUNI e da criação do CSTTT.
2. Realização do levantamento dos projetos, ações de extensão, eventos, palestras etc. realizadas pelo CSTTT desde 2011.
3. Realização de levantamento dos materiais, fotos que registraram ações e diferentes momentos da comunidade acadêmica do CSTTT.
4. Contato com os egressos através de questionário com o objetivo de avaliar o impacto do CSTTT na vida de seus alunos.
5. Contato com os principais parceiros ao longo destes anos (Prefeitura de Eldorado do Sul, Reitoria UFPel, funcionários, pessoas da comunidade, empresas etc) para obter deles uma avaliação do impacto do CSTTT na região.
6. Compilação de todas as informações disponíveis.
7. Escrita da publicação.
8. Submissão do manuscrito para a Editora da UFPel para diagramação e publicação no formato e-book.
9. Lançamento da publicação.
10. Distribuição da publicação entre órgão públicos e empresas privadas ligadas ao setor de trânsito e transporte.
1. Resgate dos objetivos iniciais do REUNI e da criação do CSTTT.
2. Realização do levantamento dos projetos, ações de extensão, eventos, palestras etc. realizadas pelo CSTTT desde 2011.
3. Realização de levantamento dos materiais, fotos que registraram ações e diferentes momentos da comunidade acadêmica do CSTTT.
4. Contato com os egressos através de questionário com o objetivo de avaliar o impacto do CSTTT na vida de seus alunos.
5. Contato com os principais parceiros ao longo destes anos (Prefeitura de Eldorado do Sul, Reitoria UFPel, funcionários, pessoas da comunidade, empresas etc) para obter deles uma avaliação do impacto do CSTTT na região.
6. Compilação de todas as informações disponíveis.
7. Escrita da publicação.
8. Submissão do manuscrito para a Editora da UFPel para diagramação e publicação no formato e-book.
9. Lançamento da publicação.
10. Distribuição da publicação entre órgão públicos e empresas privadas ligadas ao setor de trânsito e transporte.
Indicadores, Metas e Resultados
Um dos indicadores esperados é a identificação de dados sobre a evasão dos nossos alunos nestes 10 anos. Pretende-se pesquisar o número de estudantes que entraram no curso e concluíram a graduação neste período. Também pretende-se identificar a taxa de desistência acumulada no mesmo período.
Outro indicador esperado é a aproximação com os alunos egressos do curso. Pretende-se identificar, através de uma pesquisa online com os mesmos, como está a vida profissional do ex-aluno depois da conclusão do CSTTT/UFPel. Pretende-se construir um banco de dados atualizado com o preenchimento da pesquisa.
Também serão resgatados informações de todos os projetos (ensino, pesquisa e extensão) elaborados durante estes 10 anos.
Outro indicador esperado é a aproximação com os alunos egressos do curso. Pretende-se identificar, através de uma pesquisa online com os mesmos, como está a vida profissional do ex-aluno depois da conclusão do CSTTT/UFPel. Pretende-se construir um banco de dados atualizado com o preenchimento da pesquisa.
Também serão resgatados informações de todos os projetos (ensino, pesquisa e extensão) elaborados durante estes 10 anos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS OLIVA PRETTO | 7 | ||
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER | 13 | ||
EDUARDO DE OLIVEIRA WILK | 7 | ||
FABIO SARAIVA DA ROCHA | 7 | ||
FERNANDA DAVID WEBER | 7 | ||
LEANDRO PASSOS RANGEL | 7 | ||
LETICIA DEXHEIMER | 7 | ||
RAFAELA MESQUITA GOUVÊA | |||
RAQUEL DA FONSECA HOLZ | 13 |