Nome do Projeto
Para além das Fronteiras: videoconferências em RI
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/04/2021 - 07/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
"Para além das Fronteiras: videoconferências em RI" é um projeto por meio de parcerias com grandes centros de estudos nacionais e internacionais e com o auxílio de recursos de comunicação digitais, oferece videoconferências com pesquisadores renomados acerca de temas ligados as relações internacionais. Aberto a toda a comunidade acadêmica e da região. É promovido pelo Grupo de Pesquisa "Economia Política e Desenvolvimento Internacional" ligado ao curso de gradução em Relações Internacionais e ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da UFPel, Teve uma primeira edição, já encerrada, no ano de 2020 junto ao contexto pandêmico. (Proj. 2212)

Objetivo Geral

Apresentar e debater pesquisas altamente qualificadas na área de Relações Internacionais promovendo o diálogo e intercâmbio com grandes centros de estudos nacionais e internacionais.

Justificativa

Três pilares assentam e reforçam o projeto "Para além das Fronteiras: videoconferências em RI": (1) a demanda pelo acesso a novas abordagens e metodologias de aprendizagem associada a pluralidade de ideias, (2) a promoção do intercâmbio de pesquisas, pesquisadores e alunos associada a parcerias interinstitucionais e (3) o rompimento com as dificuldades físicas e de recursos para atração e debate com pesquisadores externos a universidade.

Metodologia

Por meio de recursos digitais de comunicação os convidados externos e a equipe local promoverão videoconferências temáticas, previamente definidas e divulgadas entre a comunidade acadêmica e da região. Ao longo da exposição dos convidados externos serão colhidas questões e encaminhada para debate.
A execução se dará por meio de recursos de comunicação digitais - computador, internet, sistema de audio e video - para que sua realização e alcance atinga o maior número de público interessando. Sempre que possível, burcar-se-á espaços físicos da universidade para sua exibição.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão mensurados o número de participantes a cada edição/videoconferência e os questionamentos colhidos e remetidos aos convidados externos. Ademais, serão colhidas pesquisas breves de opinião acerca das atividades. Os resultados modelados e compartilhados com a universidades e os centro de pesquisa convidados.

Como meta do projeto: (1) a aproximação da comunidade acadêmica e da região com temas relevantes das relações internacionais e (2) parcerias com outros centros de estudos de excelência nacionais e internacionais.

Espera-se o fomento de novas ideias e pesquisas na area dentro e em parceira com a UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
WILLIAM DALDEGAN DE FREITAS2

Página gerada em 24/04/2024 15:39:39 (consulta levou 0.126539s)