Nome do Projeto
Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2021 - 10/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS) é uma plataforma eletrônica vinculada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cuja a finalidade é contribuir, por meio da produção e publicação/divulgação de conhecimentos técnicos e científicos específicos da Odontologia, bem como das demais áreas da saúde, com a formação e o ensino continuado de discentes, Cirurgiões-dentistas e demais profissionais ligados à área da saúde. Sendo sua finalidade principal a educação continuada gratuita e de qualidade, a PECOS produzirá e publicará, mediante revisão de seu corpo editorial (sistemática de publicação arbitrada), documentos em língua portuguesa, com conteúdo técnico e científico, elaborados segundo uma narrativa coerente, com citações da literatura técnica e científica atuais, e com hipertextos para suas referências bibliográficas eletrônicas, advindos de qualquer região do Brasil e do mundo que possam contribuir para o desenvolvimento profissional de estudantes e egressos dos Cursos de Odontologia e demais cursos da área da saúde. A sua veiculação exclusivamente eletrônica visa garantir o acesso democrático, rápido, fácil e gratuito ao conteúdo disponível em suas páginas. Sendo assim, a PECOS oferecerá à comunidade a oportunidade de atualizar, rever ou confrontar seus conhecimentos, em qualquer ponto do Brasil ou do mundo, e em qualquer realidade social e econômica. Conhecedor da importância da divulgação científica como mecanismo de aprimoramento profissional e de desenvolvimento de toda a sociedade, a PECOS pretende contribuir com a melhoria do atendimento à saúde da população, oportunizando o ensino profissional continuado, em todos os níveis de realização, bem como com a interdisciplinaridade, interprofissionalidade e com a promoção de saúde resolutiva e humanizada para o indivíduo e comunidade.

Objetivo Geral

A PECOS oferecerá elementos para o ensino profissional continuado, por meio da produção e da publicação de conteúdo técnico e científico, contribuindo, desta forma, com a melhoria do atendimento clínico à saúde, baseado em evidências técnicas e científicas atuais, da população, em todos os níveis de realização, com a interdisciplinaridade e interprofissionalidade e com a promoção de saúde humanizada e resolutiva para o indivíduo e comunidade. Garantir-se-á, ao veicular, aberta e livremente, o conhecimento, exclusivamente por via eletrônica, o acesso democrático, rápido, fácil e gratuito ao conteúdo disponível em suas páginas oferecendo ao leitor a oportunidade de atualizar, rever ou confrontar seus conhecimentos em qualquer ponto do Brasil e do mundo e em qualquer realidade social e econômica. Atuar, sendo uma fonte livre, porém arbitrada e com corpo editorial, de divulgação científica, como mecanismo de aprimoramento profissional, desenvolvimento e agente de equidade de oportunidades para toda a sociedade. A PECOS terá a finalidade de contribuir, de forma gratuita e com qualidade, com a formação, o ensino continuado e o desenvolvimento profissional de discentes, Cirurgiões-dentistas e demais profissionais ligados à área da saúde; publicar revisões de literatura, artigos completos, comunicações rápidas, relatos de casos clínicos, artigos didáticos e protocolos terapêuticos relacionados a assuntos de odontologia ou disciplinas correlatas; publicar notícias e reflexões referentes à área da saúde, ao universo científico e à cultura de maneira geral; servir como instrumento de consulta dos usuários de internet sobre assuntos relacionados à odontologia e áreas afins.

Justificativa

O espírito humano é caracterizado pela curiosidade como mola fundamental do seu desenvolvimento. A indagação e a busca pelas respostas impulsionam o homem em sua constante caminhada na direção de soluções para os problemas que o afligem, soluções essas que são, muitas vezes, as sementes de novos problemas. Evidentemente, essas soluções são tão importantes quanto sua universalidade de aplicação. Quanto mais um determinado conhecimento tiver o potencial de ser utilizado nos mais diferentes casos e/ou lugares, maior o universo dos problemas que ele poderá solucionar. Porém, o alcance dessas descobertas é limitado não somente pela sua característica de aplicabilidade: ele também é limitado pelo seu potencial (ou não) de alcançar as pessoas que necessitam dele. Assim sendo, a ciência é tão mais humana e colabora com a humanidade quanto mais estimular a divulgação universal de seus conteúdos. O acesso, promovido pela CAPES e outras instituições de pesquisa, dos professores e pesquisadores das Universidades aos periódicos internacionais é de grande relevância, uma vez que esses periódicos possuem custos de assinaturas proibitivos à maioria da população. Também tão importante, é o papel dos meios de divulgação científica nacionais, que possibilitam informação aos profissionais em geral, a um custo bem menor que o apresentado pelas revistas internacionais e contribuem, assim, com a divulgação da informação científica dos brasileiros no local onde ela é produzida. A PECOS pretende, por meio de suas revisões da literatura atual, utilizar a Internet na tarefa de tornar a divulgação científica de qualidade uma realidade para aqueles que não possuem a oportunidade de acessá-la de outra forma, a fim de possibilitar tratamentos mais eficazes e com maior resolutividade; maior gama de opções de tratamento, melhor embasamento científico dos procedimentos realizados; humanização dos tratamentos e aplicabilidade da ciência para melhoria da qualidade de vida da comunidade. Isto porque a Internet é um meio de comunicação que possibilita a divulgação rápida e a baixo custo de qualquer tipo de informação, inclusive a científica, a pessoas localizadas em qualquer lugar.

Metodologia

O Corpo Editorial da PECOS utilizará o WordPress Institucional da UFPel, um Sistema Gerenciador de Conteúdo ("Content Management System - CMS") "open source" para publicação/veiculação de conteúdo/conhecimento técnico e científico de Odontologia e Saúde. A sistemática de publicação será semelhante à dos Periódicos Científicos arbitrados com corpo editorial. O acesso ao conteúdo será livre e gratuito. A produção de conhecimento será realizada com a participação dos extensionistas em articulações com projetos de pesquisa, projetos de ensino e trabalhos de conclusão de curso (TCC). A articulação com o Projeto de Ensino intitulado Endodontia (PEE), situado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da UFPel, e registrado como Projeto Unificado, na Pró-Reitoria de Graduação, constitui o Sistema PEE/PECOS e possibilitará a incubação de conteúdo técnico e científico disponibilizado, inicialmente, somente para alunos matriculados em cursos superiores da UFPel, para que, em um segundo momento, após um período de revisão e avaliação da consistência, o conteúdo seja publicado na PECOS. A articulação com trabalhos de conclusão de curso contará com a participação da banca examinadora na revisão do conteúdo, uma vez que, tais trabalhos de conclusão de curso serão relatados segundo o nível de descrição em artigos, de acordo com os critérios de elaboração de trabalhos acadêmicos da UFPel e declaração da intenção de publicação na PECOS.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal indicador de desfecho favorável do projeto de extensão PECOS é o número de acessos ou "hits" do sítio ("site"), na internet, bem como de cada um dos documentos publicados, por meio da PECOS, na rede mundial de computadores. Outros indicadores de relevância considerável são a posição dos resultados de buscas pelo conteúdo constante, na PECOS, em ferramentas de busca ("search engines") que quanto mais iniciais mais favoráveis e a citação do conteúdo da PECOS em publicações com caráter técnico e científico. A meta do projeto de extensão PECOS é manter documentos com número de "acessos ou hits" razoáveis, por meio da promoção de um processo contínuo de produção, renovação e atualização do conteúdo em associação com disciplinas e projetos de ensino (Projeto de Ensino Endodontia da FO-UFPel), projetos de pesquisa, bem como com outros projetos de extensão (CETAT, PROAT e ADITEME da FO-UFPel). Manter os resultados de buscas por meio de "search engines" na primeira página exibida e observar a citação do conteúdo em publicações técnicas e científicas. Espera-se que o número de "acessos ou hits" (do "site" e dos documentos) mantenha-se e/ou estabeleça-se em um nível razoável, que a posição dos resultados de buscas por meio de "search engines" consolide-se entre dos dez primeiros resultados apresentados e que as citações do conteúdo da PECOS sejam notificadas com frequência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO LUIZ BARBIN2
GUILHERME BRIAO CAMACHO1
HENRIQUE AVILA VIANNA1
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO2
MAYANA PERES FURTADO
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN1

Página gerada em 20/04/2024 10:18:11 (consulta levou 0.166894s)