Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Patologia (LAPAT)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/04/2021 - 01/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Patologia - intitulada LAPAT - é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada em 12 de setembro de 2017, tendo seu prazo de funcionamento por período indeterminado. A Liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é filiada ao Colegiado de Curso de Medicina desta universidade.

Objetivo Geral

A formação da Liga Acadêmica de Patologia (LAPAT) busca suprir um déficit do currículo, estimular a discussão do tema, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto da sociedade leiga, contribuindo para uma formação mais abrangente, voltada para o cuidado do indivíduo em todas as suas dimensões, dentro do modelo biopsicossocial de ensino.

Justificativa

Atender a demanda e suprir a falta de contato com a patologia médica por meio de atividades mais práticas e visualização de peças em melhores condições de estudo no Centro de Anatomia Patológica, aprofundando o conhecimento na área.

Metodologia

Ocorrerão reuniões teórico-práticas com a participação dos professores e alunos a cada 15 dias. Nessas atividades iremos abordar tópicos da patologia por meio de seminários, casos clínicos, visualização de peças, projetos de pesquisa ou apresentação de artigos. Os casos de patologia forense serão discutidos via grupo wattsapp (em razão da pandemia), através da exposição dos comemorativos do caso, associadas as respectivas imagens fotográficas.

Indicadores, Metas e Resultados

Frequência mínima de 70% nas atividades.
Permanência mínima de 1 semestre na liga para emissão de certificado.
Avaliação das apresentações de seminários, casos clínicos, artigos e postura do aluno no laboratório.
Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de reconhecer a importância de toda cadeia de análise anatomopatológica e protocolos (desde a retirada do material até a emissão do laudo), noções gerais de patologia macroscópica e microscópica ampliadas e conhecimento sobre pesquisa na área de patologia e suas inovações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DOS REIS RIBEIRO
BRUNA GOMES DE CARVALHO MURARO
HENRIQUE ZANON ALVES DA MATA
LUCAS VERONEZ CORRÊA
NICOLE DOS SANTOS MONTEIRO
PAULO ALEXANDRE BONOW
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
VALERIA MAGALHAES JORGE6
WLADIMIR RIBEIRO DUARTE3

Página gerada em 16/04/2024 14:47:32 (consulta levou 0.160524s)