Nome do Projeto
Efeitos da administração subgengival de HCL de Tetraciclina como coadjuvante no tratamento de periodontite em pacientes fumantes. Um estudo clínico randomizado controlado.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/10/2021 - 04/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Os fumantes são mais suscetíveis do que os não fumantes a formas de periodontite e vários estudos já demostraram efeitos negativos do tabaco nos tecidos periodontais. Parece haver um relacionamento entre a perda de estruturas do periodonto com o número de cigarros fumados diariamente e o número de anos de consumo de tabaco. O objetivo do presente estudo será avaliar a eficácia clínica da irrigação subgengival com HCL de tetraciclina (HCL + TTC) como adjuvante à terapia periodontal não cirúrgica em pacientes fumantes com periodontite. Noventa indivíduos serão divididos em 3 grupos. O Grupo 1 receberá raspagem e alisamento corono-radicular(SRP)apenas, o Grupo 2 receberá SRP associado a irrigação subgengival com soro fisiológico e o Grupo 3 receberá SRP associado a irrigação de hidrocloreto de tetraciclina 50mg/ml (HCL-TTC). Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia. Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística, considerando poder de 80% e nível de significância de 5%. As análises serão feitas no software Stata 12.1.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo será avaliar a eficácia clínica da irrigação subgengival com HCL de tetraciclina (HCL + TTC) como adjuvante à terapia periodontal não cirúrgica em pacientes fumantes com periodontite.

Justificativa

Geralmente os pacientes fumantes não respondem adequadamente a terapia periodontal não-cirúrgica. Dessa forma, o emprego de uma substância adjuvante (HCL+TTC) pode fornecer efeitos clínicos benéficos a esses pacientes. Essa substância já demonstrou na literatura, em estudos em animais e humanos, atuar como adjuvante ao tratamento periodontal em pacientes não-fumantes.

Metodologia

Noventa indivíduos serão divididos em 3 grupos. O Grupo 1 receberá raspagem e alisamento corono-radicular(SRP)apenas, o Grupo 2 receberá SRP associado a irrigação subgengival com soro fisiológico e o Grupo 3 receberá SRP associado a irrigação de hidrocloreto de tetraciclina 50mg/ml (HCL-TTC). Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia.
Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística, considerando poder de 80% e nível de significância de 5%. As análises serão feitas no software Stata 12.1.

Indicadores, Metas e Resultados

Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia. Espera-se beneficios clínicos em todos os grupos, provavelmente com benefícios adicionais no grupo experimental (HCL + TTC)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETINA DUTRA LIMA
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
LARISSA VIANA DE OLIVEIRA
MAISA CASARIN1
NATALIA MARCUMINI POLA1
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
THIAGO MARCHI MARTINS2

Página gerada em 25/04/2024 14:45:36 (consulta levou 0.158924s)