Nome do Projeto
Casuística das alterações anatomopatológicas hepáticas em cães e gatos do SOVET-PATOLOGIA/UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/05/2021 - 01/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O estudo de patologias hepáticas em cães e gatos passa pelo conhecimento das principais alterações encontradas na casuística regional em que o médico veterinário encontra-se inserido. Neste projeto será realizado levantamento de forma retrospectiva e prospectiva de alterações hepáticas em cães e gatos encaminhados para análise no Serviço de oncologia veterinária da UFPEL (SOVET-PATOLOGIA) durante o período de 2021 a 2024, sendo os dados classificados de acordo com espécie, sexo, raça, idade e tipo de alteração encontrada.

Objetivo Geral

Conhecer a casuística de alterações anatomopatológicas hepáticas encontradas em cães e gatos encaminhados para necropsia ou biópsia no Serviço de oncologia veterinária da UFPEL (SOVET-PATOLOGIA)

Justificativa

O fígado é órgão fundamental para a manutenção da homeostase animal, sendo responsável por funções metabólicas essenciais e também como sintetizador de substâncias vitais, dessa forma o estudo de possíveis alterações que comprometam o seu correto funcionamento é crucial para a compreensão dos processos e estabelecimento de eventuais medidas profiláticas e/ou de tratamento.
Sendo assim, o conhecimento da casuística acerca das principais alterações encontradas em determinada região virá auxiliar no estabelecimento dessas medidas.

Metodologia

Serão avaliados os protocolos de encaminhamentos de necropsias e biópsias e os laudos emitidos pelo SOVET-PATOLOGIA UFPEL em busca de alterações anatomopatológicas hepáticas no período de 2016 a 2024, sendo de 2016 a abril de 2021 de forma retrospectiva e de maio de 2021 à 2024 de forma prospectiva.
Os dados referentes a espécie, sexo, raça e diagnóstico principal serão tabulados tanto no estudo retrospectivo quanto prospectivo. A partir de maio de 2021 serão avaliadas também os cortes histológicos hepáticos das necropsias e de biópsias hepáticas encaminhados para diagnóstico no SOVET.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar as principais alterações anatomopatológicas hepáticas encontradas em cães e gatos diagnosticados pelo SOVET-PATOLOGIA e dessa forma contribuir para difusão desses dados à comunidade científica .

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
CLARISSA CAETANO DE CASTRO
CRISTINA GEVEHR FERNANDES1
FABIANE BORELLI GRECCO3
FELIPE MACHADO LEMOS
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF
JÚLIA VARGAS MIRANDA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
LUÍSA MARIANO CERQUEIRA DA SILVA
MARINA GIODA NORONHA
MAUREN ARRIADA OLIVEIRA
THOMAS NORMANTON GUIM1
VITÓRIA BAIERLE MAGGI

Página gerada em 29/03/2024 11:22:08 (consulta levou 0.163163s)