Nome do Projeto
A Educomunicação no Desenvolvimento de Podcasts
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O projeto A Educomunicação no Desenvolvimento de Podcasts, do
Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, contempla oficinas e programas radiofônicos que serão realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul (IFRS) campus Rio Grande e Pelotas, Escola Louis Braille e Escola Sesi Pelotas. O objetivo do projeto consiste em propiciar aos alunos
do IFRS e IFSUL, Escola Louis Braille e Escola Sesi Pelotas a usar técnicas
jornalísticas para a produção de conteúdo radiofônico. Teve início em 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, foi realizado totalmente de forma remota.
Muito se falou já da morte do rádio, que ele seria esquecido por causa da
televisão, entretanto, isso nunca aconteceu, ao contrário, a linguagem radiofônica vem ganhando força nos últimos tempos. Principalmente com a produção de podcasts. que abordam os mais variados temas e se encaixam no dia a dia corrido da população brasileira, já que esses programas podem ser ouvidos enquanto as pessoas estão fazendo outras atividades, como indo para o trabalho ou para a escola que abordam os mais variados temas e se encaixam no dia a dia corrido
da população brasileira, já que esses programas podem ser ouvidos enquanto as pessoas estão fazendo outras atividades, como indo para o trabalho ou para a escola, dentro do transporte público, enquanto fazem exercícios físicos, entre outras.
A produção será realizada através dos aparelhos celulares dos estudantes, que gravarão todos os áudios através deles. Os alunos se reunirão em grupos de trabalho, com quatro a seis integrantes, e ao longo dos encontros irão produzir reportagens, com duração de quatro à oito minutos, que fazem parte de um programa de podcast criado por eles. O foco do programa é tratar sobre pautas que retratam o meio escolar que os alunos da instituição vivem diariamente, por exemplo, as dificuldades que eles enfrentam para continuar estudando como ansiedade, dificuldades no convívio entre os alunos e até mesmo racismo. Também os episódios irão tratar de assuntos pertinentes e em voga na sociedade, como violência contra a mulher, racismo, LGBTQIA+, racismo, depressão e ansiedade.
Objetivo Geral
-Realizar programas radiofônicos com pautas de interesse dos alunos e da equipe do projeto.
Justificativa
A Educomunicação é uma forma de educar que abrange as áreas da
educação e da comunicação, sendo um conceito complexo de ser definido de maneira única. No artigo “Educomunicação: origens e conexões de uma nova área de conhecimento”, os autores Marques e Borges (2016) afirmam que “a Educomunicação se define como uma área de conhecimento transdisciplinar e interdiscursiva, a qual tem como base o diálogo entre os campos da comunicação e educação, porém não se limita a eles”. Muitas pessoas, inclusive aquelas que trabalham com educação, desconhecem a Educomunicação ou pensam que é apenas o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), porém Marques e Borges (2016) deixam claro que a Educomunicação é muito mais que isso.
O processo de educar através da Educomunicação vai além de usar essas
tecnologias, pois não basta apenas colocar computadores dentro da sala de aula, é
preciso fazer com que os alunos os utilizem para a produção de conteúdos, que
façam eles refletirem sobre diversos assuntos, inclusive sobre a realidade em que
estão inseridos. Esses conteúdos podem ser dos mais diversos, desde que sejam
da área da comunicação, como programas de rádio, de televisão, jornais, conteúdos
para blog, entre outros.
No caso da aplicação de projetos, como, a Educomunicação no desenvolvimento de Podcasts, torna-se uma forma de relacionar os conteúdos que os alunos já aprendem dentro
da sala de aula com a produção de conteúdos audiovisuais. Dessa forma, eles
aprendem a trabalhar em grupo, refletem sobre o meio ambiente que estudam e
vivem e sobre problemas enfrentados em sua comunidade. Silva Et al. afirmam que
a elaboração desses conteúdos fazem com que os estudantes passem de
receptores para emissores. Diante disso, eles se tornam responsáveis por essas
informações que transmitem, e é assim que eles se tornam protagonistas da
comunicação.
O podcast é outro conceito relevante para o projeto, sendo definido com um
arquivo de áudio transmitido através de plataformas na internet, que possui um
tempo específico e permite a difusão de informações e conteúdos de
entretenimento. Além disso, o podcast pode ser considerado um programa de rádio
e também pode ser vinculado a ela. De acordo com Moura e Carvalho (2006) o
termo podcast é o resultado da combinação das palavras “Ipod”, dispositivos
portáteis de reprodução de áudios e vídeos, e “Broadcast”, método de transmissão
de sons e imagens por meio do rádio ou da televisão.
Outro potencial do podcast é apresentada pelos autores
Junior e Coutinho (2007, p. 838), que vêem ele como uma ferramenta possível de
ser usada nos mais variados contextos, como em aulas e para o entretenimento,
pela possibilidade e característica de abordar diversos temas. Sendo possível
encontrar esses conteúdos na internet de forma fácil, pois podem ser inseridos em
plataformas, como Spotify e SoundCloud e também compartilhados nos sites de
redes sociais, como Facebook e Twitter.
Ao pensar no podcast como uma ferramenta educacional, como citaram as
autoras Moura e Carvalho (2006), também é importante ressaltar as vantagens nas
características e modos de utilização do podcast dentro das instituições de ensino,
como aumentar o interesse do aluno a partir da aprendizagem de forma diferentes,
o estímulo de gravar um episódio gera na pessoa a preocupação de preparar um texto coerente para apresentar no podcast e também a atividade de falar e ouvir
estimula a aprendizagem, sendo mais significativa do que simplesmente escrever
(JUNIOR, COUTINHO; 2007, p. 840).
Também, convém ressaltar que o projeto em foco, já existia desde 2020. Portanto, as atividades do projeto A educomunicação no Desenvolvimento de Podcasts foram desenvolvidas atividades relacionada a todo o processo de produção radiojornalismo como: reunião de pautas semanais que foram feitas todas remotamente pela plataforma disponibilizada pela UFPEL de Webconferência (https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-yve-6wz) para definição de assuntos a ser abordado e escolha das entrevistas, apuração de informações, produção de roteiro radiofônico, gravação das locuções, edição de áudios e divulgação dos episódios nas plataformas de streaming de áudio. Além disso ocorreu a criação de conteúdos para as redes sociais do projeto Facebook e Instagram para divulgação dos episódios e interação com o público.
Como houve a necessidade de cadastrar novo projeto, em função do prazo e tramites legais, o projeto em foco encontra-se em plena atividade em 2021.
j
educação e da comunicação, sendo um conceito complexo de ser definido de maneira única. No artigo “Educomunicação: origens e conexões de uma nova área de conhecimento”, os autores Marques e Borges (2016) afirmam que “a Educomunicação se define como uma área de conhecimento transdisciplinar e interdiscursiva, a qual tem como base o diálogo entre os campos da comunicação e educação, porém não se limita a eles”. Muitas pessoas, inclusive aquelas que trabalham com educação, desconhecem a Educomunicação ou pensam que é apenas o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), porém Marques e Borges (2016) deixam claro que a Educomunicação é muito mais que isso.
O processo de educar através da Educomunicação vai além de usar essas
tecnologias, pois não basta apenas colocar computadores dentro da sala de aula, é
preciso fazer com que os alunos os utilizem para a produção de conteúdos, que
façam eles refletirem sobre diversos assuntos, inclusive sobre a realidade em que
estão inseridos. Esses conteúdos podem ser dos mais diversos, desde que sejam
da área da comunicação, como programas de rádio, de televisão, jornais, conteúdos
para blog, entre outros.
No caso da aplicação de projetos, como, a Educomunicação no desenvolvimento de Podcasts, torna-se uma forma de relacionar os conteúdos que os alunos já aprendem dentro
da sala de aula com a produção de conteúdos audiovisuais. Dessa forma, eles
aprendem a trabalhar em grupo, refletem sobre o meio ambiente que estudam e
vivem e sobre problemas enfrentados em sua comunidade. Silva Et al. afirmam que
a elaboração desses conteúdos fazem com que os estudantes passem de
receptores para emissores. Diante disso, eles se tornam responsáveis por essas
informações que transmitem, e é assim que eles se tornam protagonistas da
comunicação.
O podcast é outro conceito relevante para o projeto, sendo definido com um
arquivo de áudio transmitido através de plataformas na internet, que possui um
tempo específico e permite a difusão de informações e conteúdos de
entretenimento. Além disso, o podcast pode ser considerado um programa de rádio
e também pode ser vinculado a ela. De acordo com Moura e Carvalho (2006) o
termo podcast é o resultado da combinação das palavras “Ipod”, dispositivos
portáteis de reprodução de áudios e vídeos, e “Broadcast”, método de transmissão
de sons e imagens por meio do rádio ou da televisão.
Outro potencial do podcast é apresentada pelos autores
Junior e Coutinho (2007, p. 838), que vêem ele como uma ferramenta possível de
ser usada nos mais variados contextos, como em aulas e para o entretenimento,
pela possibilidade e característica de abordar diversos temas. Sendo possível
encontrar esses conteúdos na internet de forma fácil, pois podem ser inseridos em
plataformas, como Spotify e SoundCloud e também compartilhados nos sites de
redes sociais, como Facebook e Twitter.
Ao pensar no podcast como uma ferramenta educacional, como citaram as
autoras Moura e Carvalho (2006), também é importante ressaltar as vantagens nas
características e modos de utilização do podcast dentro das instituições de ensino,
como aumentar o interesse do aluno a partir da aprendizagem de forma diferentes,
o estímulo de gravar um episódio gera na pessoa a preocupação de preparar um texto coerente para apresentar no podcast e também a atividade de falar e ouvir
estimula a aprendizagem, sendo mais significativa do que simplesmente escrever
(JUNIOR, COUTINHO; 2007, p. 840).
Também, convém ressaltar que o projeto em foco, já existia desde 2020. Portanto, as atividades do projeto A educomunicação no Desenvolvimento de Podcasts foram desenvolvidas atividades relacionada a todo o processo de produção radiojornalismo como: reunião de pautas semanais que foram feitas todas remotamente pela plataforma disponibilizada pela UFPEL de Webconferência (https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-yve-6wz) para definição de assuntos a ser abordado e escolha das entrevistas, apuração de informações, produção de roteiro radiofônico, gravação das locuções, edição de áudios e divulgação dos episódios nas plataformas de streaming de áudio. Além disso ocorreu a criação de conteúdos para as redes sociais do projeto Facebook e Instagram para divulgação dos episódios e interação com o público.
Como houve a necessidade de cadastrar novo projeto, em função do prazo e tramites legais, o projeto em foco encontra-se em plena atividade em 2021.
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Metodologia
No desenvolvimento do projeto a Educomunicação no desenvolvimento de Podcasts, temos
o intuito de aplicar em uma instituição de ensino. Neste contexto, o primeiro passo foi definir qual nosso objeto, que seria desenvolvido, pois precisamos dessa organização prévia para apresentar aos professores.
Neste sentido foi definido a realização de um podcast quinzenal, com reportagens
produzidas pelos alunos em grupos pequenos, com duração até 40 minutos, sendo feita a gravação de áudio através dos aparelhos celulares dos estudantes. E as pautas deles devem retratar o meio escolar que vivem.
O segundo passo foi a definição do local para aplicação, no caso IFRS e IFSUL.
É importante ressaltar que todos os arquivos apresentados durante
as oficinas ficarão disponíveis aos alunos através de uma pasta no Google Drive, compartilhada com o e-mail da turma, que todos tenham acesso. E a nossa comunicação com eles, fora do horário das oficinas, será feita através do e-mail e do Whatsapp da equipe e reuniões semanais, via plataformas digitais. Também, devemos deixar claro que todas as atividades
foram pensadas para serem feitas durante as aulas e nos horários disponíveis da equipe do projeto.
o intuito de aplicar em uma instituição de ensino. Neste contexto, o primeiro passo foi definir qual nosso objeto, que seria desenvolvido, pois precisamos dessa organização prévia para apresentar aos professores.
Neste sentido foi definido a realização de um podcast quinzenal, com reportagens
produzidas pelos alunos em grupos pequenos, com duração até 40 minutos, sendo feita a gravação de áudio através dos aparelhos celulares dos estudantes. E as pautas deles devem retratar o meio escolar que vivem.
O segundo passo foi a definição do local para aplicação, no caso IFRS e IFSUL.
É importante ressaltar que todos os arquivos apresentados durante
as oficinas ficarão disponíveis aos alunos através de uma pasta no Google Drive, compartilhada com o e-mail da turma, que todos tenham acesso. E a nossa comunicação com eles, fora do horário das oficinas, será feita através do e-mail e do Whatsapp da equipe e reuniões semanais, via plataformas digitais. Também, devemos deixar claro que todas as atividades
foram pensadas para serem feitas durante as aulas e nos horários disponíveis da equipe do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Ter um canal de comunicação para falar dos problemas enfrentados dentro da escola, pois apesar de oferecer ensino de qualidade, o IFRS e o IFSUL ainda são escolas de ensino médio, logo a faixa etária dos
estudantes costuma ser de 14 a 20 anos, e muitas vezes, esses jovens não estão
preparados para enfrentar uma escola do nível de um Instituo Federal.
Também busca a participação de discentes do curso de jornalismo como voluntários bem como a integração com a Associação Escola Louis Braille de Pelotas, o Instituto Federal Campus Rio Grande (IFRS), a Escola Sesi Pelotas e a Marte Agência de Conteúdo empresa junior do curso de jornalismo, além do apoio das professoras coordenadoras e demais professores das instituições parceiras.
Também visa a oportunidade de aprimorar o desempenho dos estudantes do curso de Jornalismo, em nível de apuração de informações, realização de entrevistas, gravações de locuções, produção de roteiro radiofônico, criação de artes gráficas e edição de áudio.
O aprimoramento das potencialidades dos estudantes, bem como o desenvolvimento em nível de apresentação radiojornalística.
estudantes costuma ser de 14 a 20 anos, e muitas vezes, esses jovens não estão
preparados para enfrentar uma escola do nível de um Instituo Federal.
Também busca a participação de discentes do curso de jornalismo como voluntários bem como a integração com a Associação Escola Louis Braille de Pelotas, o Instituto Federal Campus Rio Grande (IFRS), a Escola Sesi Pelotas e a Marte Agência de Conteúdo empresa junior do curso de jornalismo, além do apoio das professoras coordenadoras e demais professores das instituições parceiras.
Também visa a oportunidade de aprimorar o desempenho dos estudantes do curso de Jornalismo, em nível de apuração de informações, realização de entrevistas, gravações de locuções, produção de roteiro radiofônico, criação de artes gráficas e edição de áudio.
O aprimoramento das potencialidades dos estudantes, bem como o desenvolvimento em nível de apresentação radiojornalística.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANARELLI MARTINEZ DIAS DE OLIVEIRA | |||
ANDRÉA CARDOSO DA SILVA | |||
BRENDA FARIAS PACHECO | |||
DIULIA PELUFFE DA ROCHA | |||
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO | |||
HELAÍNE FAGUNDES DOS SANTOS | |||
ISADORA DE LIMA MONTANARI | |||
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS | |||
LISANDRA ROLDÃO MIRANDA | |||
MARIA RITA DA COSTA ROLIM | |||
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 11 | ||
MARISTELA SCHEIN KELLERMANN | |||
MICHELE NEGRINI | 15 | ||
SAMIRA LUCAS SILVEIRA |