Nome do Projeto
Liga em Atendimento Pré-Hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2021 - 13/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Liga em Atendimento Pré-Hospitalar proporciona aos acadêmicos pertencentes ao projeto, uma formação teórico-prática ampla de como prevenir e proceder diante do trauma e emergências clínicas no atendimento pré-hospitalar, tornando-os capazes de disseminar os saberes adquiridos na comunidade, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, redes sociais, entre outros. O projeto visa também proporcionar aos acadêmicos, uma melhor integração multiprofissional com serviços que atuam na área do Atendimento Pré-Hospitalar, como SAMU, ECOSUL e Corpo de Bombeiros, fortalecendo vínculos, possibilitando atualização prática e troca de experiências. A Liga em Atendimento Pré Hospitalar faz relação com o projeto pedagógico do curso de enfermagem no sentido de promover capacitações entre os acadêmicos do grupo para que os mesmos ministrem oficinas, palestras na comunidade e preparem materiais a serem disponibilizados através das redes sociais e estejam aptos a participar também de eventos científicos, atuando não somente na promoção de saúde como também na prevenção de acidentes e agravos.

Objetivo Geral

Orientar a comunidade em geral na prevenção de acidentes e atendimento às vítimas, através de treinamentos, palestras e materiais educativos como vídeos e infográficos para redes sociais que abordam os seguintes temas: História da urgência e emergência, Suporte Básico de Vida (SBV), ABC do trauma, engasgo, crise convulsiva, hemorragias, síncope, parada cardiorrespiratória, fraturas e imobilizações, transporte de vítimas, queimaduras, resgate de múltiplas vítimas, acidentes com animais venenosos e peçonhentos. E também capacitar o estudante para atuar nestas temáticas voltadas à assistência pré-hospitalar em situações de urgência e emergência e prevenção de acidentes.

Justificativa

É um projeto de extensão que tem grande repercussão na comunidade em geral, demandando empenho e dedicação dos acadêmicos tanto no preparo das oficinais, na atuação frente ao público alvo como no preparo de vídeos e infográficos, em diferentes locais da região de Pelotas, incluindo tempo e custos de deslocamento, inscrições em eventos, publicações de artigos científicos. A procura pela inserção de acadêmicos na LAPH é grande e o potencial do projeto, tanto frente à comunidade, como no meio científico (pesquisas) é muito positivo. A contribuição na formação do acadêmico se dá pela experiência vivenciada na prática, bem como no âmbito organizacional e burocrático junto ao coordenador, e a possibilidade de produção científica na área.

Metodologia

O projeto se desenvolve mediante a solicitação da comunidade, em diferentes cenários, tais como escolas de ensino fundamental e médio, unidades acadêmicas da UFPel, empresas públicas e privadas, serviços de saúde, entre outros, possuindo uma grande demanda. Com abrangência regional, urbana e rural de forma presencial e através das redes sociais. O projeto se desenvolve por meio de palestras e oficinas ministradas pelos membros acadêmicos da Liga em Atendimento Pré-Hospitalar (LAPH) na comunidade em geral, neste momento de pandemia tem desenvolvido materiais como vídeos e infográficos que alcançam a comunidade através das redes sociais, sempre com a supervisão do coordenador ou colaboradores. Os estudantes realizam suas capacitações por meio de buscas na literatura científica atualizada, discussões teórico-práticas, com encontros semanais, aliado à visitas técnicas em serviços de atendimento pré-hospitalar sempre que possível. Durante a pandemia os encontros dos integrantes do projeto tem acontecido de forma virtual.

Indicadores, Metas e Resultados

A relevância social do projeto se dá pela instrumentalização da comunidade para o atendimento pré-hospitalar e prevenção de agravos à saúde. Esta temática é pouco abordada no currículo da Enfermagem, assim possibilitando ao estudante ampliar o seu conhecimento nesta área, além de oportunizar a este a interação e trocas de experiências com a comunidade, contemplando a extensão, o ensino e a pesquisa. Pretende-se atingir um grande público através de capacitações em escolas, empresas privadas, instituições de saúde, diferentes cursos da universidade, através das redes sociais e etc.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALITEIA SANTIAGO DILELIO1
AMANDA XAVIER GERALDO
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO
ANA CLARA SCHERER MARTINS
ANA JULIA MOTTA NORENBERG
ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL
ANDERSON GONCALVES PEREIRA
ANDRESSA CARDOSO DE SOUZA
ANNA CAROLINE KRUGER TREICHEL
ARIANE BIZARRO BRAZ
CAMILA CAMARGO
CAROLINE DE LEON LINCK1
CAROLINE VASCONCELLOS LOPES
CHAIANY MIKAELA BILHALVA BICA
CONRADO BARBOZA OLIVEIRA
DANIEL COSTA SCHWANCK
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA
DEBORA GIOVANA DE AVILA DA ROSA
EDUARDA DE AVILA EVANGELISTA
EMILY FERNANDA DE ALMEIDA KLAFKE
INGRID OLIVEIRA DA SILVA
ISADORA DUARTE LANGE
IZABELLE CARVALHO QUITETE
JADE VOLPATO BRUM
JENNIFER ZANINI MORAES
JOSIELE DE LIMA NEVES
JULIA MARLOW HALL
JULIA PERES AVILA
JULIANA APARECIDA BENITES CONCEICAO
Julline Medeiros da Silva
KAIANE PASSOS TEIXEIRA
LARISSA SELL PETER
LAZARO OTAVIO AMARAL MARQUES
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS4
LETICIA RIBEIRO BRUM
LÍLIAN MUNHOZ FIGUEIREDO
MATHEUS VILLODRE LIMA
PABLO BIERHALS STRELOW
RAFAEL NUNES E NUNES
RAFAELA BRAGA MATTOS
RAFAELLA OLIVEIRA BARCELOS
RENATA KICHKOFEL KICKHOFEL
THALIANE VARELA PIRES
VITÓRIA SCHMIELE
WELINTON DA SILVA PAULSEN

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