Nome do Projeto
Liga em Atendimento Pré-Hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2021 - 13/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Liga em Atendimento Pré-Hospitalar proporciona aos acadêmicos pertencentes ao projeto, uma formação teórico-prática ampla de como prevenir e proceder diante do trauma e emergências clínicas no atendimento pré-hospitalar, tornando-os capazes de disseminar os saberes adquiridos na comunidade, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, redes sociais, entre outros. O projeto visa também proporcionar aos acadêmicos, uma melhor integração multiprofissional com serviços que atuam na área do Atendimento Pré-Hospitalar, como SAMU, ECOSUL e Corpo de Bombeiros, fortalecendo vínculos, possibilitando atualização prática e troca de experiências. A Liga em Atendimento Pré Hospitalar faz relação com o projeto pedagógico do curso de enfermagem no sentido de promover capacitações entre os acadêmicos do grupo para que os mesmos ministrem oficinas, palestras na comunidade e preparem materiais a serem disponibilizados através das redes sociais e estejam aptos a participar também de eventos científicos, atuando não somente na promoção de saúde como também na prevenção de acidentes e agravos.
Objetivo Geral
Orientar a comunidade em geral na prevenção de acidentes e atendimento às vítimas, através de treinamentos, palestras e materiais educativos como vídeos e infográficos para redes sociais que abordam os seguintes temas: História da urgência e emergência, Suporte Básico de Vida (SBV), ABC do trauma, engasgo, crise convulsiva, hemorragias, síncope, parada cardiorrespiratória, fraturas e imobilizações, transporte de vítimas, queimaduras, resgate de múltiplas vítimas, acidentes com animais venenosos e peçonhentos. E também capacitar o estudante para atuar nestas temáticas voltadas à assistência pré-hospitalar em situações de urgência e emergência e prevenção de acidentes.
Justificativa
É um projeto de extensão que tem grande repercussão na comunidade em geral, demandando empenho e dedicação dos acadêmicos tanto no preparo das oficinais, na atuação frente ao público alvo como no preparo de vídeos e infográficos, em diferentes locais da região de Pelotas, incluindo tempo e custos de deslocamento, inscrições em eventos, publicações de artigos científicos. A procura pela inserção de acadêmicos na LAPH é grande e o potencial do projeto, tanto frente à comunidade, como no meio científico (pesquisas) é muito positivo. A contribuição na formação do acadêmico se dá pela experiência vivenciada na prática, bem como no âmbito organizacional e burocrático junto ao coordenador, e a possibilidade de produção científica na área.
Metodologia
O projeto se desenvolve mediante a solicitação da comunidade, em diferentes cenários, tais como escolas de ensino fundamental e médio, unidades acadêmicas da UFPel, empresas públicas e privadas, serviços de saúde, entre outros, possuindo uma grande demanda. Com abrangência regional, urbana e rural de forma presencial e através das redes sociais. O projeto se desenvolve por meio de palestras e oficinas ministradas pelos membros acadêmicos da Liga em Atendimento Pré-Hospitalar (LAPH) na comunidade em geral, neste momento de pandemia tem desenvolvido materiais como vídeos e infográficos que alcançam a comunidade através das redes sociais, sempre com a supervisão do coordenador ou colaboradores. Os estudantes realizam suas capacitações por meio de buscas na literatura científica atualizada, discussões teórico-práticas, com encontros semanais, aliado à visitas técnicas em serviços de atendimento pré-hospitalar sempre que possível. Durante a pandemia os encontros dos integrantes do projeto tem acontecido de forma virtual.
Indicadores, Metas e Resultados
A relevância social do projeto se dá pela instrumentalização da comunidade para o atendimento pré-hospitalar e prevenção de agravos à saúde. Esta temática é pouco abordada no currículo da Enfermagem, assim possibilitando ao estudante ampliar o seu conhecimento nesta área, além de oportunizar a este a interação e trocas de experiências com a comunidade, contemplando a extensão, o ensino e a pesquisa. Pretende-se atingir um grande público através de capacitações em escolas, empresas privadas, instituições de saúde, diferentes cursos da universidade, através das redes sociais e etc.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALITEIA SANTIAGO DILELIO | 1 | ||
AMANDA XAVIER GERALDO | |||
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO | |||
ANA CLARA SCHERER MARTINS | |||
ANA JULIA MOTTA NORENBERG | |||
ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL | |||
ANDERSON GONCALVES PEREIRA | |||
ANDRESSA CARDOSO DE SOUZA | |||
ANNA CAROLINE KRUGER TREICHEL | |||
ARIANE BIZARRO BRAZ | |||
CAMILA CAMARGO | |||
CAROLINE DE LEON LINCK | 1 | ||
CAROLINE VASCONCELLOS LOPES | |||
CHAIANY MIKAELA BILHALVA BICA | |||
CONRADO BARBOZA OLIVEIRA | |||
DANIEL COSTA SCHWANCK | |||
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA | |||
DÉBORA GIOVANA DE AVILA DA ROSA | |||
EDUARDA DE AVILA EVANGELISTA | |||
EMILY FERNANDA DE ALMEIDA KLAFKE | |||
INGRID OLIVEIRA DA SILVA | |||
ISADORA DUARTE LANGE | |||
IZABELLE CARVALHO QUITETE | |||
JADE VOLPATO BRUM | |||
JENNIFER ZANINI MORAES | |||
JOSIELE DE LIMA NEVES | |||
JULIA MARLOW HALL | |||
JULIA PERES AVILA | |||
JULIANA APARECIDA BENITES CONCEICAO | |||
Julline Medeiros da Silva | |||
KAIANE PASSOS TEIXEIRA | |||
LARISSA SELL PETER | |||
LAZARO OTAVIO AMARAL MARQUES | |||
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS | 4 | ||
LETICIA RIBEIRO BRUM | |||
LÍLIAN MUNHOZ FIGUEIREDO | |||
MATHEUS VILLODRE LIMA | |||
PABLO BIERHALS STRELOW | |||
RAFAEL NUNES E NUNES | |||
RAFAELA BRAGA MATTOS | |||
RAFAELLA OLIVEIRA BARCELOS | |||
RENATA KICHKOFEL KICKHÖFEL | |||
THALIANE VARELA PIRES | |||
VITÓRIA SCHMIELE | |||
WELINTON DA SILVA PAULSEN |