Nome do Projeto
De inquietações e encantamentos: experiências poéticas, de ensino e formação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 29/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa dá seguimento a questões e ações educativas iniciadas em outras instâncias e junto aos grupos de pesquisa em torno de artistas/educadores(as) para resgatar protagonismos marcantes em nossa Instituição, cujos processos poéticos e metodológicos impactaram a formação em artes, o ensino e o sistema das artes. Nesse momento, busca-se o reconhecimento desses atores através do registro das histórias de vida que se entremeiam com a história da própria Instituição, dando visibilidade para as inquietações e encantamentos presentes no cotidiano do ensino das artes no sul do Brasil.
O trabalho recupera informações coletadas em outros projetos de pesquisa como: Revistando o ILA, A Escola de Belas Artes de Pelotas, As Artistas do Sul, entre outros, que buscam registrar esta história, por meio de levantamento e organização de documentos do arquivo do Centro de Artes; acervo do Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo, entrevistas; vídeos, catálogos e acervos pessoais. Nossa intenção ao dar seguimento aos estudos, busca valorar e revelar os/as protagonistas dessa história em constante transformação, junto a comunidade universitária, escolar e demais interessados em arte e cultura. O ponto de partida foi o antigo Departamento de Artes Visuais que congregava os/as docentes atuantes junto aos ateliês e laboratórios, sendo responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão na área de artes e visualidades. Esse grupo potente constituiu um dos maiores departamentos da UFPel, contando com 33 professores vinculados. A organização do antigo Instituto como Centro de Artes (2011) impôs a estruturação do grupo junto aos colegiados de cursos de artes visuais (bacharelado e licenciatura), design gráfico e digital, cinema e audiovisual. Vamos contar as histórias extraordinárias daqueles e daquelas que construíram pontes entre tradição e ruptura, para que a arte e seu ensino continuassem a trajetória de impacto e ascensão em nossa cidade, reverberando em escala nacional e internacional.
Objetivo Geral
Investigar um grupo de professores(as) artistas de Pelotas atuantes na cidade e em nossa instituição, com vistas a preservar a memória do ensino de artes, enfatizar processos poéticos e discursos, segundo uma abordagem transdisciplinar que perpassa a estética, a educação, a memória e a cultura;
Desenvolver um livro ilustrado, referenciado na investigação realizada, voltado ao ensino em diferentes âmbitos e circunstâncias, com vistas a promover reconhecimento, experimentações e descobertas artísticas;
Buscaremos uma atualização crítica aplicada ao campo das artes e da cultura, com base em pesquisas já realizadas pelo grupo. O universo das imagens será formado a partir de pinturas, desenhos, gravura, fotografias, filmes, objetos, performances e instalações, uma vez que o trânsito de ideias e visualidades experimentados alcança diferentes meios e linguagens como dispositivos;
Selecionar trajetórias a partir do levantamento inicial, segundo a linha conceitual e metodológica adotada para o desenvolvimento da publicação;
Percorrer as diferentes etapas para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, executar o projeto de design, sua aplicação, avaliação e readequações para editoração e distribuição do material;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, que fomentarão os relatórios técnicos e a apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Desenvolver um livro ilustrado, referenciado na investigação realizada, voltado ao ensino em diferentes âmbitos e circunstâncias, com vistas a promover reconhecimento, experimentações e descobertas artísticas;
Buscaremos uma atualização crítica aplicada ao campo das artes e da cultura, com base em pesquisas já realizadas pelo grupo. O universo das imagens será formado a partir de pinturas, desenhos, gravura, fotografias, filmes, objetos, performances e instalações, uma vez que o trânsito de ideias e visualidades experimentados alcança diferentes meios e linguagens como dispositivos;
Selecionar trajetórias a partir do levantamento inicial, segundo a linha conceitual e metodológica adotada para o desenvolvimento da publicação;
Percorrer as diferentes etapas para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, executar o projeto de design, sua aplicação, avaliação e readequações para editoração e distribuição do material;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, que fomentarão os relatórios técnicos e a apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Justificativa
Contar a história dos/das docentes/artistas que integraram o extinto Instituto de Artes e Design e permaneceram vinculados a Instituição junto ao atual Centro de Artes da UFPel, se justifica pela valorização e registro das atuações, destacando o protagonismo artístico e as metodologias inovadoras que impactaram e continuam afetando a arte e seu ensino em nossa região, com abrangência no país e para além das fronteiras. Nosso interesse vai ao encontro do(a) professor(a)/artista para situar essas personagens na coletânea de histórias extraordinárias, para encantar gente grande e pequena. As experiências de vida, o pensamento sobre arte, os processos criativos que animam pesquisas poéticas, propostas didáticas, inventam salões e exposições, instalações e intervenções constituem o mote da investigação com pretensão de contribuir para o conhecimento da História da Arte e seu Ensino em nossa Instituição, na região e no Brasil.
Metodologia
A linha metodológica segue uma proposição emergente, Artografia, que reconhece a relação indissociada que se estabelece entre professor(a)/artista/pesquisador(a). Essa é uma perspectiva aberta e plural, própria das pesquisas baseadas em arte, permite a construção de modelos autorais, narrativas poéticas e objetos diferenciados como suporte e veículo da investigação conduzida. As etapas compreendem o levantamento do material, estudo, concepção editorial, seleção de materiais e técnicas, ilustração e projeto gráfico, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e artísticos.
A investigação percorre arquivos, catálogos, artigos, livros, entrevistas e depoimentos para construir os perfis extraordinários, bem como um conjunto de imagens contemporâneas, parte delas conservadas em museus, galerias e acervos privados. O trabalho articula diferentes procedimentos tendo em vista os objetivos da pesquisa estabelecendo o diálogo com outras práticas e áreas das ciências humanas. A perspectiva assumida visa identificar as histórias de vida, o pensamento poético, as experiências com arte e seu ensino, os processos criativos e didáticos, pontuando a recorrência de posturas e as pontes estabelecidas para assegurar o desenvolvimento da arte em termos de fruição, atuação e reflexão.
A investigação percorre arquivos, catálogos, artigos, livros, entrevistas e depoimentos para construir os perfis extraordinários, bem como um conjunto de imagens contemporâneas, parte delas conservadas em museus, galerias e acervos privados. O trabalho articula diferentes procedimentos tendo em vista os objetivos da pesquisa estabelecendo o diálogo com outras práticas e áreas das ciências humanas. A perspectiva assumida visa identificar as histórias de vida, o pensamento poético, as experiências com arte e seu ensino, os processos criativos e didáticos, pontuando a recorrência de posturas e as pontes estabelecidas para assegurar o desenvolvimento da arte em termos de fruição, atuação e reflexão.
Indicadores, Metas e Resultados
Reconhecimento e valorização do Professor(a)/artista
Contemplar e partilhar processos poéticos/didáticos que impactam o conhecimento.
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura.
Contemplar e partilhar processos poéticos/didáticos que impactam o conhecimento.
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLENDE DE CASTRO PERINI | |||
BRUNO DA CUNHA BRIXNER | |||
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES | 2 | ||
HELENE GOMES SACCO | 2 | ||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 2 | ||
NADIA DA CRUZ SENNA | 4 | ||
URSULA ROSA DA SILVA | 2 |