Nome do Projeto
Ação de capacitação e formação profissional junto ao Centro de Ensino e Experimentação em Equinocultura da Palma (CEEEP)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 30/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O projeto focará nas ações de treinamento e capacitação de profissionais da área de equideocultura. Com foco na formação de estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Além de sediar curso de treinamento base para capacitar a mão de obra de profissionais presentes no mercado. O centro abrirá espaço, também, para orientações aos criadores de equinos da região. Formação de mão de obra a partir da capacitação de pessoas vinculadas a outros projetos sociais da UFPel fornecendo possibilidade de emprego na área de criação de equinos da região. Além de servir de espaço para execução de atividades dos alunos de graduação e pós-graduação.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivos gerais a iniciação do trabalho e formação continuada de profissionais especializados na equideocultura. Com a missão indissociável de integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fator primordial para a formação satisfatória de um aluno pensante e agente de transformações sociais em nível local, regional e nacional. A proposta dese projeto proporciona, através de atividades integradoras contemplas essa que é a tríade do ensino superior (ensino, pesquisa e extensão).

Justificativa

A equideocultura está crescendo em todo mundo devido a importância dada atualmente ao cavalo na prática de diversos esportes e lazer, não mais apenas no transporte e tração. O Brasil possui o quarto maior rebanho mundial de equinos ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e México, montante este que propicia uma movimentação de R$ 7,5 bilhões por ano, gerando 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos, números que demonstram a importância da atividade no país. A atividade está em franca ascensão visto que a receita com as exportações brasileiras de cavalos vivos cresceu 769% entre 1996 e 2005. Visando suprir as necessidades requeridas por este setor do agronegócio, muitas pesquisas têm sido realizadas no intuito de desenvolver, aprimorar e difundir os conhecimentos nas áreas de clínica, reprodução com ênfase nas biotecnologias e produção de equinos. Além de pesquisas, projetos de extensão com o intuito de treinamento de alunos universitários são extremamente importantes para suprir as necessidades locais e formar profissionais de alta capacidade técnica e de relacionamento interpessoal com os proprietários dos animais atendidos. Outra demanda expressiva no mercado equestre é de colaboradores capacitados e treinados para o desenvolvimento exitoso da atividade a qual lhe é designada, sendo ela manejo em geral, alimentação, embelezamento, casqueamento, detecção correta de cio, limpeza das cocheiras e dos animais estabulados, dentre outras.

Metodologia

O CEEP será composto por quatro setores: 1. Centro tecnológico de clínica e reprodução equestre (CTRE): Atividades de clínica, reprodução e técnicas em manejo reprodutivo em eqüinos; Neste serão desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de reprodução de eqüinos, sendo pesquisas com éguas não gestante, éguas gestantes e garanhões, além de cursos para treinamento de alunos, funcionários e profissionais para atuar no campo, curso básico de manejo reprodutivo, curso avançado de manejo reprodutivo, curso de métodos da reprodução em éguas, curso de congelamento de sêmen, entre outros; 2. Centro tecnológico de ortopedia em eqüinos (CTOE): Neste será desenvolvido pesquisas em ortopedia em equinos e uma Escola de Formação e Desenvolvimento de Ferradores (EFDF), envolvendo cursos básicos para qualificar mão de obra, Curso Básico de Casqueamento e Ferrageamento, Curso de Anatomia do Aparelho Locomotor e Casqueamento, Curso de Biomecânica do Aparelho Locomotor e Ferrageamento, Curso de Análise do Aparelho Locomotor dos Equinos; 3. Centro tecnológico de treinamento em equinos em provas eqüestres de resistência (CTTE): Serão desenvolvidas pesquisas em fisiologia do exercício e metabolismo do cavalo atleta, além de ser oferecido treinamento e orientação às pessoas envolvidas com treinamento físico do cavalo de esporte, visando melhor preparo dos animais e menores índices de lesões provocadas para treinamentos errôneos; 4. Centro de recuperação e manutenção de equinos capturados em vias públicas pela Empresa ECOSUL (CRESUL-UFPel): Serão alojados, tratados em caso de necessidade e mantidos com os devidos cuidados os animais capturados em vias públicas de responsabilidade da Empresa ECOSUL

Indicadores, Metas e Resultados

O Projeto busca a importância da ação interdisciplinar entre os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, na qual os alunos dos referentes cursos terão oportunidade de fomentar os conhecimentos técnico-científicos, bem como o aprimoramento pratico dos conhecimentos recebidos em sala de aula. A partir deste pressuposto, poderão efetuar o desenvolvimento de trabalhos de cunho cientifico, como produção de artigos e resumos de eventos. A participação dos alunos extensionistas nas ações frente a sociedade, também propiciarão a estes a vivência de realidade social e econômica, colocando o aluno em contato com situações cotidianas, exercitando a formação social e inclusão de um profissional pensante e capacitado, capaz de aplicar ações resultantes em mudanças sócio-econômicas e educativas positivas. Também, frente a proposta de indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão, os alunos participarão das ações de promoção do conhecimento técnico-cientifico junto a sociedade, aplicando atividades de relevância profissional e de caráter formador em nível local, regional e nacional. Estas ações visam auxiliar na inserção dos conhecimentos técnico-científicos junto a esse setor do agronegócio frente a sociedade, resultando em melhorias sociais, devido inserção dos agentes extensionistas frente a sociedade, contribuindo com desenvolvimento social tanto do aluno extensionista quanto do indivíduo participante da sociedade, econômicas, devido qualificação em criação e treinamento dos equinos, e de educação sanitária, devido conhecimento sobre doenças intercorrentes nos equinos e zoonoses. Dessa forma, a equipe extensionista irá trabalhar medidas de integração e interação social frente às atividades a serem desenvolvida em âmbito interdisciplinar, aplicando-as junto a sociedade, auxiliando assim em ações de desenvolvimento sócio-econômico e técnico-cientifico da população.

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