Nome do Projeto
O campo, minha casa: traduzindo a essência da geologia à comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 17/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A formação em engenharia geológica requer o desenvolvimento do raciocínio geológico, o qual combina inúmeros tipos de raciocínio dada a complexidade das investigações realizadas na área. Compiani (2005) explica a geologia como uma ciência que permite o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais e de visão espacial, na medida em que envolve as dimensões locais, regionais e planetárias do espaço. Frodeman (1995) acrescenta que a área se configura mais como uma ciência interpretativa e histórica, características que tradicionalmente são atribuídas às ciências humanas. Se a apropriação de tempo e espaço por parte do estudante de engenharia geológica é feita principalmente em trabalhos de campo,
fica claro que a geologia e o trabalho de campo são indissociáveis. Neste contexto, dois problemas são apontados no presente projeto, servindo de motivação para a sua execução: 1) A falta de compreensão dos gestores da Universidade Federal de Pelotas quanto ao papel do trabalho de campo na formação do engenheiro geólogo, dificultando a obtenção de recursos; e 2) A falta de compreensão de alunos do ensino médio quanto ao papel do trabalho de campo no dia-a-dia da profissão, o que pode prejudicar a escolha pela carreira. Desta forma, os objetivos deste projeto são: 1) Sensibilizar os gestores da UFPel a respeito da importância do trabalho de campo na formação do Engenheiro Geólogo, e consequentemente promover a obtenção contínua de recursos financeiros para sua execução;
2) Apresentar aos alunos do Ensino Médio que a profissão do Engenheiro Geólogo tem um dia-a-dia atípico às outras profissões, com trabalho de campo que promove interação com a natureza e o trabalho além do escritório, incentivando a escolher o curso Engenharia Geológica da UFPel como uma opção de ingresso na universidade.
Objetivo Geral
1) Sensibilizar os gestores da UFPel a respeito da importância do trabalho de campo na formação do Engenheiro Geólogo, e consequentemente promover a obtenção contínua de recursos financeiros para sua execução;
2) Apresentar aos alunos do Ensino Médio que a profissão do Engenheiro Geólogo tem um dia-a-dia atípico às outras profissões, com trabalho de campo que promove interação com a natureza e o trabalho além do escritório, incentivando a escolher o curso Engenharia Geológica da UFPel como uma opção de ingresso na universidade.
2) Apresentar aos alunos do Ensino Médio que a profissão do Engenheiro Geólogo tem um dia-a-dia atípico às outras profissões, com trabalho de campo que promove interação com a natureza e o trabalho além do escritório, incentivando a escolher o curso Engenharia Geológica da UFPel como uma opção de ingresso na universidade.