Nome do Projeto
NOVOS ENFOQUES NA NUTRIÇÃO DE RUMINANTES – ano 6
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2022 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O objetivo do projeto de ensino é desenvolver atividades on line e extraclasse para que os acadêmicos passem a relacionar os problemas no campo e a teoria oportunizada na sala de aula. Os problemas nutricionais reais na área da bovinocultura de leite e de corte provindos de produtores e/ou colegas autônomos (Agrônomo, Veterinário e Zootecnista) são apresentados aos acadêmicos (graduação e pós-graduação) e através do encontro faremos discussões para resolver e enviar as soluções. Com isso será estimulado o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes através do reconhecimento de oportunidades de melhora nos manejos adotados, bem como potenciais ajustes que levarão a melhora dos índices de produtividade, como também incremento na produção dos sistemas. A atuação de um pós-graduando dentro da metodologia proposta consistirá no acompanhamento dos alunos, auxiliando na produção de material didático e de apoio às atividades executadas, participação das avaliações da disciplina. A avaliação será realizada através da confecção das alterações dos índices de simulação de uma propriedade em uma tabela de Microsoft Excel®, onde o aluno deverá justificar suas alterações com base no mercado, fisiologia e produção animal. Desta forma, será utilizada uma metodologia buscando desenvolver todos níveis de construção do saber através da completa imersão do discente nas atividades desenvolvidas de aprendizagem, ampliando assim seus conhecimentos e permitindo a aplicação direta das informações previamente obtidas em sala de aula construindo um valor holístico aos conhecimentos adquiridos previamente. Os encontros on line síncrono proporcionarão estudos de casos e discussão em grupo.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades extraclasse e on line relacionadas aos diferentes manejos alimentares e nutricionais dos bovinos nos mais variados sistemas produtivos e as exigências nutricionais nas diferentes fases de produção, assim aprimorando a aprendizagem dos acadêmicos nos tópicos abordados, bem como aumentar a experiência dos mesmos através das ações propostas em formatos reais de campo. Aprimorando o conhecimento do processo digestivo dos ruminantes para os aspectos alimentares e nutricionais relacionados as doenças metabólicas.

Justificativa

Este projeto de ensino será ofertado para que os acadêmicos ganhem experiência na área de nutrição de ruminantes porque possui um mercado profissional enorme e possibilita vaga de emprego para os técnicos da Ciência Agrária. A área comercial em nutrição animal é muito dinâmico e possui muitos produtos no mercado, a qual permitirá fazer discussões e formular dieta das diferentes categorias animais. O projeto proporcionará que o acadêmico chegue com mais visão nas disciplinas oferecidas nos cursos de graduação da UFPEL. Entre as disciplinas ofertadas e que são influenciadas pela nutrição animal, podem promover melhora na resposta de índices zootécnicos, são: Agrostologia (graduação em veterinária, código 240030), Bovinocultura de leite (graduação em zootecnia, código 1430033), Formulações de Dietas (graduação em zootecnia, código 1430040), Bovinocultura de corte (graduação em zootecnia, código 1430032), Zootecnia de Bovinos (graduação em veterinária, código 0240033), Sistemas de Produção de Ruminantes (graduação em agronomia, código 0240056), Manejo Reprodutivo dos Animais Domésticos (graduação em zootecnia, código 1430015). Por isto, busca-se com o oferecimento do projeto de ensino proporcionar que os acadêmicos dos diversos cursos de graduação possam atualizar e aprofundar sobre as novas tecnologias do mercado de alimentação e nutrição de ruminantes.

Metodologia

Serão fornecidas aos alunos tabelas de simulação real de sistemas produtivos visando a proposição de exercícios de diferentes cenários de sistemas nutricionais e produtivos de bovinos, estimulando o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes através do reconhecimento de oportunidades de melhora nos manejos adotados, bem como potenciais ajustes que levarão a melhora dos índices de produtividade, como também incremento na produção dos sistemas.
A atividade será demonstrada através de encontros síncronos on line, onde os discentes acompanharão em paralelo os índices das tabelas de simulação, com a parte química e bioquímica da alimentação de bovinos. A atuação de um pós-graduando dentro da metodologia proposta consistirá no acompanhamento dos alunos, auxiliando na produção de material didático e de apoio às atividades executadas, participação das avaliações da disciplina.
A avaliação será realizada através da confecção das alterações dos índices de simulação de uma propriedade em uma tabela de Microsoft Excel®, onde o aluno deverá justificar suas alterações com base no mercado, fisiologia e produção animal. Desta forma, será utilizada uma metodologia buscando desenvolver todos níveis de construção do saber através da completa imersão do discente nas atividades desenvolvidas de aprendizagem, ampliando assim seus conhecimentos e permitindo a aplicação direta das informações previamente obtidas em sala de aula construindo um valor holístico aos conhecimentos adquiridos previamente.
Os encontros on line proporcionarão estudos de casos e discussão em grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, espera-se que cada discente desenvolva o seu senso crítico quanto a produção de bovinos em diferentes sistemas, desenvolva habilidades específicas de planejamento, administração e monitoramento de índices e manejos de nutrição e produção de bovinos.
Cada discente deverá dominar não só os conteúdos programáticos, mas, também sua capacidade de interagir com a literatura disponível (nacional e internacional, incluindo outros idiomas), transigir sobre os conteúdos, verificar as limitações existentes na Instituição e comunidade para a resolução real de problemas e ainda desenvolver habilidades para superar estas dificuldades aprendendo a interagir com colegas, profissionais e outros recursos distintos daqueles oportunizados de forma passiva (transmissão) em sala de aula.
Além disso, com a atuação dos alunos de pós-graduação dentro das propostas de trabalho, auxiliando na escrita e proposição das mesmas, busca-se a formação destes no sentido do desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, envolvimento destes em meio às questões pertinentes ao desenvolvimento do saber.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ZART
GUILHERME POLETTI
GUILHERME VINÍCIUS BARBIERI GONÇALVES
RODRIGO CHAVES BARCELLOS GRAZZIOTIN
ROGERIO FOLHA BERMUDES2
VITÓRIA MENDONÇA DA SILVA

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